O autor explica a maneira como tem realizado reuniões especiais de reavivamento em seu distrito. E mostra os resultados.

Falando sobre a maior necessidade da Igreja, diz Ellen G. White: “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação. Importa haver diligente esforço para obter a bênção do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para recebê-la. Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos. Cumpre-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção. Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração. … Os antigos porta-bandeiras sabiam o que significava lutar com Deus em oração e fruir o derramamento do Seu Espírito…” (Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 121 e 122).

Há mais de vinte e cinco anos, venho pesquisando com oração esse maravilhoso tema. Ele realmente me fascina. Por conseguinte, durante dezesseis anos de ministério pastoral, tenho promovido muitas reuniões e retiros espirituais para estudar e orar sobre o assunto. Convencionei chamar esse trabalho de “Operação Enoque”, pois dele nos é dito que “perseverantemente manteve comunhão com Deus. Quanto maiores e mais insistentes eram os seus trabalhos, mais constantes e fervorosas eram as suas orações. Ele continuava a segregar-se em certos períodos, de toda a sociedade. Depois de permanecer por algum tempo entre o povo, trabalhando para os beneficiar pela instrução e exemplo, retirava-se para passar algum tempo em solidão, tendo fome e sede daquele conhecimento divino que somente Deus pode comunicar. Tendo desta maneira comunhão com Deus, Enoque vinha a refletir cada vez mais a imagem divina” (Patriarcas e Profetas, pág. 83).

Decidi não deixar passar o ano de 1993 sem experimentar em meu ministério um poderoso derramamento do Espírito Santo. Por isso, entrego-me cada dia ao domínio de Cristo em busca de vitória sobre minhas fraquezas humanas, a fim de proclamar ao mundo, com grande poder e com o rosto iluminado por Sua glória, a poderosa mensagem do terceiro anjo. Posso testemunhar que Deus está operando maravilhas em minha vida e em meu distrito.

Em busca do reavivamento

A “Operação Enoque” é desenvolvida dentro de um planejamento, cujos passos são enumerados a seguir:

1. Escolha do local – Pode ser uma fazenda, sede de acampamentos, ou outro lugar tranquilo, afastado do burburinho da cidade.

2. Promoção – O plano é exposto à igreja. Nesse período, o convite é feito a irmãos que, voluntariamente, desejem participar do retiro que normalmente dura três dias. Os que quiserem, poderão jejuar durante o tempo que julgarem conveniente fazê-lo. A alimentação será basicamente frugal.

3. Tema para estudo – Um tema é escolhido para ser pesquisado na Bíblia, nos escritos do Espírito de Profecia, enfim, na literatura denominacional: Arrependimento, Conversão, Santificação, Espírito Santo, etc.

4. Orações especificas – As orações poderão ser feitas, obviamente, em favor de quaisquer assuntos, pessoas ou problemas. Mas uma congregação em especial, escolhida previamente, será o motivo delas. Esta é sempre uma congregação que enfrenta desafios e lutas peculiares e, após o retiro, nela será realizada uma semana especial de reavivamento. Estamos diante de uma séria ameaça: “Estou a ponto de vomitar-te da Minha boca” (Apoc. 3:16), e devemos orar como os profetas fizeram no passado: “Poupa o Teu povo, ó Senhor” (Joel 2:17).

5. A dinâmica – Um dos pontos altos do Retiro Espiritual são as reuniões de terapia de grupo, onde cada um tem oportunidade de se expressar, partilhando experiências, preocupações e anelos; apresentando pedidos de oração. Então oramos uns pelos outros, até sentirmos a presença divina abençoando a todos. Se o número de participantes é grande, pode ser subdividido em grupos menores, com um líder para cada grupo.

6. O encerramento – O encontro sempre termina com a realização de um batismo, celebração da Santa Ceia e reunião de testemunhos.

7. A continuidade – Para que não haja solução de continuidade, são organizadas várias equipes que cuidarão de realizar futuros encontros, enquanto o pastor repete a experiência com outras congregações. Cada grupo escolherá, com seu líder, o horário e o local de novas reuniões.

Os resultados

Após cada retiro, o sentimento é de que todos ficaram cheios do Espírito Santo e de Sua resultante fraternidade. Ocorrem reconciliações, evidencia-se um maior comprometimento com os ideais missionários da igreja e exercício da Mordomia cristã. Verifica-se uma grande disposição, entre os participantes, para manter mais comunhão com Deus, através da oração e do estudo da Bíblia.

Em termos práticos, depois que a “Operação Enoque” foi lançada, em 1991, o distrito de Eunápolis realiza batismos semanais, e, às vezes, há mais de uma programação batismal durante a semana. Dez novos lugares já foram penetrados, ocasionando a duplicação do número de igrejas e grupos. Planeja-se para o próximo ano, a divisão do distrito. O crescimento de dízimos, batismos e construções é animador.

Louvo a Deus, na certeza de que Ele está cumprindo Sua promessa entre nós.

ELION PAIXÃO MATOS, Pastor distrital em Eunápolis, BA.