Quando o Estado da Califórnia oficialmente reconheceu a Primeira Igreja Nacional de Satanás como igreja autorizada a realizar casamentos e batismos em nome de Satanás, a raça rebelde humana deu outro passo para o pleno cumprimento das palavras de Apoc. 13:3 e 4: “Toda a Terra se maravilhou, seguindo a besta; e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta.” Apoc. 13:3 e 4. Desde a formação da Primeira Igreja Nacional de Satanás, em 1966, tem-se declarado que dificilmente se encontrará uma cidade de certo vulto na América sem uma ramificação desta religião apóstata.

Mas isto não é tudo. Marchando através das páginas da imprensa, da televisão, nas telas cinematográficas, há um dilúvio de material que pode ser descrito por uma simples palavra: ocultismo. Evangelistas adventistas ocasionalmente usaram esta palavra alguns anos atrás, e a maioria das pessoas provavelmente perguntarão o que significa. Sigfiçado: “De oculto, escondido, secreto, incompreensível, misterioso, escuro, esotérico etc.” A palavra ocultismo é usada livremente para encobrir todas as formas do assim chamado sobrenatural. Kurt Koch, em seu livro Occult Bondage and Deliverance, informa que o termo se aplica à astrologia, psicometria, quiromancia, cartomancia, clarevidência e outras formas de predicionismo, além de todos os tipos de magia, como a cura ou inflingência de enfermidades, indução ao amor ou ao ódio, feitiçarias, espiritismo, satanismo, telepatia etc.

Faz alguns anos, Ellen G. White declarou: “Supõe-se lisongeiramente que as superstições pagãs tenham desaparecido diante da civilização do século vinte. Mas a Palavra de Deus e o severo testemunho dos fatos declaram que a feitiçaria é praticada neste século tanto quanto o foi nos velhos tempos da magia. . . .

“Os mágicos dos tempos pagãos têm seu correspondente nos médiuns espíritas, nos videntes e nos cartomantes de hoje. … Se fosse erguido o véu que está diante dos nossos olhos, veriamos anjos maus empregando todas as suas artes para enganar e destruir.” — Atos dos Apóstolos, págs. 289 e 290.

Contanto que Renda Dinheiro

Naturalmente, muito do que se apresenta como ocultismo não passa de engodo, mas nem tudo. O mundo comercial não se preocupa em saber se é falsidade ou manifestação sobrenatural. Eles estão capitalizando no fato de que milhões ao redor do mundo estão profundamente interessados, senão envolvidos, em vários aspectos de ocultismo. Publicadoras, industriais do cinema, produtores de programas de TV, todos estão tocando para a frente este tema pelo que ele vale, desde que suas caixas registradoras estejam fazendo soar as alegres novas daquela música tilintante que significa muito lucro. A tragédia é que o destino eterno do homem está em jogo neste círculo de intriga sobrenatural.

Desejo de Poder

Um ingrediente basico está presente no ocultismo: desejo de poder! Seja o desejo de controlar a mente de outrem, ou de exaltação pessoal mediante demonstração do miraculoso, o amor do poder pelo sobrenatural está envolvido. Isto é em si uma indicação do que está por trás de toda operação ocultista. Não foi o arquienganador que se vangloriava: “Eu subirei ao Céu,” “eu exaltarei o meu trono,’’ “eu serei semelhante ao Altíssimo” (Isa. 14:13 e 14)? É-nos dito que o anseio de Satanás por poder é melhor visto no fato de procurar substituir a Palavra de Deus por manifestações sobrenaturais. “Aqui está um canal inteiramente sob seu controle; por este meio ele pode levar o mundo a crer no que ele quiser.” — O Conflito dos Séculos, pág. 557. O passo seguinte seria um passo natural, isto é, inculcar em seus seguidores o mesmo desejo de poder e controle. E uma vez que a maioria das massas da Terra não pode encontrar o embriagante efeito do poder nos negócios, na política, no campo das ciências ou do entretenimento, julgam que podem encontrá-lo no domínio do ocultismo. Aparentemente há alguma coisa para cada um que se dispõe a tornar-se praticante do ocultismo numa ou noutra de suas formas.

Aspectos Velados

Já vimos que se pudéssemos retirar o céu que está diante de nossos olhos, veríamos as forças do mal “emoregando todas as suas artes para enganar e destruir.” A operação de milagres é talvez a mais poderosa forma de engano de Satanás; mas consideremos um outro tipo, tão predominante hoje, e contudo por poucos reconhecido como manifestação espiritista. Ellen G. White dá ênfase ao fato de que o espiritismo nos tempos modernos cobre os seus aspectos mais objetáveis com o manto do cristianismo. Em vez de denunciar a Cristo e Sua Palavra, o espiritismo professa aceitar a ambos. Mas notai a arapuca! “A Bíblia é interpretada de modo que agrade ao coração não renovado, enquanto que suas solenes e vitais verdades são tomadas de nenhum efeito. O amor é mostrado como o principal atributo de Deus, mas é rebaixado a um fraco sentimentalismo, fazendo pouca distinção entre o bom e o mau. A justiça de Deus, Sua condenação ao pecado, os reclamos de Sua santa lei, são mantidos fora de vista.” — O Conflito dos Séculos, pág. 558. Ninguém que leia esta afirmação deixa de considerar que essas palavras acuradamente descrevem muito do cenário religioso de hoje.

Pensai agora por um momento. Se vós outros ou eu fôssemos o diabo, que método mais sutil poderiamos usar para enganar o professo mundo cristão do que conseguir que todos falem, orem, cantem e testemunhem ao mundo o belo amor de Jesus e ao mesmo tempo refugar a obediência à lei de Deus? E então levar outro grupo a começar a exaltação de normas e obediência à lei, mas de um modo crítico e esdrúxulo, com exclusão do amor? O largo caminho para o inferno tem dois grupos extremados marchando nele, um aclamando o amor e outro proclamando a lei, e ambos pensando que Deus está do seu lado. A fé pode vacilar ante as promessas de Deus, se pregarmos a lei sem o amor. Mas Cristo é negado da mesma forma quando o amor é estimulado sem a lei. E nunca devemos esquecer que este último mal é classificado como engano sutil, perigoso, do espiritismo!

Tudo em Nome do Senhor

Há necessidade de examinar-se de modo mais crítico este conflito entre Cristo e Satanás, entre a semente da mulher e a semente da sepente. Não somente tem o líder das trevas atacado a raça humana de modo aberto, como no exemplo da igreja de Satanás e outros processos sinistros de ocultismo, como tem também plantado a sua bandeira dentro dos muros da igreja cristã.

Cristo deixou implícito este fato quando disse que “nem todo que Me diz Senhor, Senhor, entrará no Meu reino,” mas somente os que fizessem a_ vontade do Pai celestial. Quando vier aquele dia, muitos dirão: Senhor, Senhor, em Teu nome não profetizamos, em Teu nome não expulsamos demônios, em Teu nome realizamos milagres?” Disse então Jesus que lhes diria abertamente: “Nunca vos conheci” (S. Mat. 7:21-23). Notai as três categorias de ações sobrenaturais, tudo feito em nome do Senhor: profetizar, expulsar demônios e operação de outros milagres. Isto constitui uma bela cobertura do fenômeno espiritual. Notai uma vez mais cuidadosamente os aspectos demarcantes entre o falso e o verdadeiro. Verdadeiro são os que “fazem a vontade” de Deus.

Na análise final haverá os que terão realizado poderosos milagres em nome de Cristo, inclusive expulsão de demônios, o que é presumivelmente o mais difícil de todos os milagres. Os próprios discípulos não lograram realizar este milagre pelo menos numa ocasião. (S. Marcos 9:14-29.) O ponto é: Alguns, a maioria talvez, que realizam esses milagres são professos cristãos, mas estarão operando sob um poder enganador. Onde está este grupo? Quem são? Como podemos distinguir os seguidores de Satanás que realizam milagres em nome de Cristo, dos verdadeiros seguidores de Cristo, que podem ou não realizar milagres em Seu nome? Deve haver por certo alguns que estão levando o rótulo de cristãos e que estão na realidade trabalhando para o próprio diabo. Com toda probabilidade, eles não têm idéia de que são controlados pelo poder de Satanás, ou não fariam as afirmações que Cristo disse farão no julgamento final.

Vestes de Ovelhas Parecem Muito Reais

Ellen G. White especificamente afirma que “as pessoas aqui descritas, que fazem essas pretensiosas afirmações, evidentemente envolvendo Jesus em todos os seus feitos, representam de modo bem próprio os que proclamam moderna santificação, mas fazem guerra à lei de Deus. … Satanás desceu nos últimos dias, para operar com todo o engano da injustiça naqueles que perecem. Sua majestade satânica opera milagres à vista dos falsos profetas, à vista dos homens, declarando-Se ser indubitavelmente o próprio Cristo. Satanás dá o seu poder aos que o estão ajudando em seus enganos; portanto, os que dizem possuir o grande poder de Deus, só podem ser descobertos mediante o grande detector, a lei de Jeová. O Senhor nos diz que se fora possível, enganarim até os escolhidos. As vestes de ovelhas parecem tão reais, tão genuínas, que o lobo não pode ser percebido a não ser que vamos à grande norma moral de Deus, e ali descubramos que são transgressores da lei de Jeová.” – SDABC, págs. 1087 e 1088.

Nosso papel como ministros é ter o coração saturado com o amor divino e contudo ser firmes como o aço e exaltar a lei de Deus. Esta não é certamente uma tarefa fácil de realizar, e não se tornará mais fácil no futuro. Não está longe o dia em que os que fiquem ao lado do direito serão classificados como o próprio demônio. Com perfeito tato e bondade, firmes e equilibrados, devemos prosseguir para arrancar as almas das garras do inimigo.