No ano de 1974, a União Colombo-Venezuelana convidou o Pastor José Osório Braña para unir-se ao corpo de obreiros da União. Chegando à Colômbia em meados desse ano, dias depois ele se incorporou às tarefas da vinha do Senhor, sendo designado como evangelista da União Colombo-Venezuelana. O Pastor Osório veio da Espanha, e desde os primeiros momentos conquistou o apreço e carinho de todos os que tiveram o prazer de conhecê-lo. É um fino cavalheiro que se faz estimar.

Uma de suas primeiras atuações deu-se na cidade de Bogotá, capital da República da Colômbia, onde dirigiu uma semana de Ênfase Espiritual, para a qual se providenciou o Teatro do Colégio Nacional de São Bartolomeu, prestigioso estabelecimento que deu altura à convenção, a qual terminou com uma cerimônia ante a presença de mais de 5.000 pessoas, no Coliseu de El Salitre, e resultou no batismo de 127 almas. O acontecimento foi difundido por todos os meios de comunicação. Os diários da capital — El Tiempo, El Siglo e El Espectador — publicaram em suas primeiras páginas grandes fotografias em que apareciam quatro pastores batizando numa piscina portátil instalada no Coliseu de El Salitre. Houve especial colaboração do Corpo de Bombeiros e de Autoridades. Foi um notável acontecimento que comoveu a capital da Colômbia.

Na cidade de Cali, capital do Departamento do Vale, pela primeira vez se usou na Colômbia o Auditório Móvel, onde foi apresentado o famoso Plano de Cinco Dias Para Deixar de Fumar. Mais de mil pessoas abandonaram o vício. Em seguida ele dirigiu uma série de conferências em que foram batizadas mais de 500 almas. O impacto foi maravilhoso, e a cidade ficou profundamente impressionada, havendo um desdobramento informativo por parte dos meios de comunicação.

De Cali, ele se dirigiu para Caracas, capital da República da Venezuela, onde iniciou sua campanha com o Plano de Cinco Dias Para Deixar de Fumar. O evangelismo tomou novo rumo nas duas Missões. O alvo era ali de 500 almas ao ano, e o evangelista Osório batizou 575 em poucas semanas, elevando assim o alvo para mil almas.

A cidade musical da Colômbia, Ibagué, também foi favorecida com a presença desse evangelista. Como preâmbulo, ele apresentou o Plano de Cinco Dias Para Deixar de Fumar, e mais de 2.500 pessoas abandonaram o cigarro. O Auditório Móvel constitui uma novidade nessa cidade, e o destaque periodístico foi notório. Foram batizadas mil almas e organizou-se uma igreja que funciona normalmente.

Depois ele se trasladou para Bucaramanga, a cidade dos parques. Apresentou o Plano de Cinco Dias Para Deixar de Fumar, e mais de três mil pessoas abandonaram o vício. O esforço evangelístico abalou a capital santandereana, o que ocasionou a excomunhão do evangelista com toda a sua equipe e das pessoas que assistiam às reuniões na tenda, por parte do bispo da diocese de Bucaramanga. Deus abençoou essa campanha, a qual deu como resultado 1.200 almas batizadas, com a continuidade, e se organizaram quatro novas igrejas que funcionam atualmente em forma normal.

De Bucaramanga ele regressou à cidade de Barranquilla, chamada “Porta de Ouro da Colômbia”, por sua situação geográfica e por ocupar um lugar proeminente na Costa Atlântica. Também apresentou o Plano de Cinco Dias, e mais de duas mil pessoas abandonaram o vício do cigarro. Foram batizadas 325 almas e organizou-se uma nova igreja, com o nome de Maranata, que funciona normalmente.

O evangelista Osório Braña não se restringiu às campanhas com a tenda, mas dedicou-se à organização de escolas de evangelismo com os alunos do último ano de Teologia. Mais de sessenta estudantes passaram por suas maravilhosas experiências educativas. Realizou também em vários lugares da União, como secretário ministerial, trabalhos de preparação de materiais que impulsionaram o evangelismo em todos os distritos da União.

Em seus labores, o evangelista foi entrevistado em várias oportunidades pelas cadeias de rádio e televisão dos países da União. Na Colômbia ele visitou a Presidência da República, diversos Ministros, Governadores, Comandantes de Exército e Polícia, Prefeitos e outras Autoridades.

Agora que ele está prestes a deixar a União Colombo-Venezuelana, julgamos oportuno reconhecer o trabalho que realizou em favor da Colômbia e de outros países desta União, considerando que não somente os de dentro, mas também os que não são adventistas têm sido beneficiados com o impacto de seus temas. Mais de um quarto de milhão de pessoas passaram pelas seis campanhas que ele dirigiu na União Colombo-Venezuelana, e só Deus sabe o resultado final. 4.227 batismos e várias igrejas organizadas nos são deixados como testemunho de sua visita a esta União.

Os métodos de trabalho do Pastor Osório são muito variados: sugere, informa, educa, cria e promove. A série de conselhos sobre o lar, o bem-estar da família, a prevenção dos vícios e da delinquência foi apresentada com exuberantes pormenores.

O evangelista Osório também visitou estabelecimentos educativos, centros sociais, clubes, etc., onde apresentou vários de seus temas, que deixaram agradáveis recordações e bons ensinamentos. Foi convidado a participar de diversos simpósios, mesas-redondas, seminários e conferências que fazem parte de sua metodologia.

Creio ser justo que este servidor, o qual foi um de seus colaboradores mais próximos e conquistou experiências de anos de intensa utilidade, lhe diga através deste meio de comunicação: MUITO OBRIGADO POR SUA AJUDA! Que o Pastor Osório Braña, ao deixar a Colômbia, continue sendo usado pela Providência Divina na vinha do Senhor, e que sua ausência não se prolongue por muito tempo. ADEUS, E BOA SORTE!

Os métodos de trabalho do Pastor Osório são muito variados: sugere, informa, educa, cria e promove.

Raimundo Pardo Suárez, Diretor de Relações Públicas da União Colombo-Venezuelana.