Temos dito, lido e escrito muitas coisas a respeito do que seja um pastor perfeito. Por que dizemos tão pouco sobre Jesus como a insuperável expressão desse ideal?

Quando o próprio Jesus Cristo e outros escritores do Novo Testamento fazem repetidas referências a Ele como um pastor, usam uma palavra que identifica alguém que dispensa um cuidado terno, zeloso e desmedido pelo rebanho. Nos idiomas latinos o sentido é o mesmo. De modo que quando o Novo Testamento e o próprio Jesus falam do “bom pastor” pode-se dizer que a referência é a Cristo como o “bom Pastor”.

O que isso significa para nós? A maneira mais direta para expressar esse significado é refletir sobre algumas dentre as bem conhecidas passagens que falam do Pastor. João 10:11, por exemplo: “Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas.” E Pedro aconselha: “Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade. … Ora, logo que o Supremo Pastor Se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória” (I Ped. 5:2 e 4). Aqui está outro exemplo: “… Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas…” (Heb. 13:20).

O quadro que Jesus faz de Si mesmo como o “bom Pastor” provê os pastores modernos com um meio fundamental de não apenas contemplarem a Cristo, mas examinar o coração do trabalho pastoral. Jesus, como o Pastor definitivo, supre-nos com nossa identidade única como homens chamados por Deus para amar as pessoas, liderá-las espiritualmente, evangelizá-las, curá-las, encorajá-las, ensiná-las e proclamar-lhes esperança e fé.

Quando examinamos a face desse papel designado a Jesus Cristo, compreendemos que ele não é simplesmente uma visão singular, charmosa ou tocante do ministério de Jesus. Ao contrário disso, é o modelo que somos chamados a imitar. Como Jesus tratou as pessoas e o que sentiu a respeito delas, quais foram Suas atitudes inatas para com elas, de que modo Ele pensou, ensinou, viveu por elas e amou-as; tudo isso define para nós o que é pastorear.

O modo como Cristo pastoreou é nosso modelo de pastorado. Ele é nosso Mentor diante de qualquer pessoa ou qualquer coisa. Está acima dos melhores livros, seminários, e nossos mais inspiradores modelos humanos. Como o bom Pastor, Jesus Cristo encontra-Se muito além e acima dos mais estupendos cabedais de idéias e visões do que constitui o pastorado. Não é que esses conceitos não tenham seu lugar, mas eles devem ocupar uma posição secundária, enquanto buscamos descobrir, na pessoa de Jesus Cristo, a essência do nosso chamado. Devemos consultá-Lo, como nosso oráculo conclusivo, de modo que Ele possa realmente gravar em nossa alma a descrição do nosso trabalho. Por Suas divinas expressões no Novo Testamento e através da revelação do Espírito santo, Ele deve tornar-Se para nós o conselheiro maior, nosso consultor insubstituível e insuperável.

Em seu livro, intitulado Jesus the Pastor, John Frye trata da maneira como Jesus, através de Seu ministério às pessoas, considerava a vocação pastoral. Frye aborda temas como o coração da visão pastoral no dia-a-dia do trabalho do Mestre. E, à luz do que Ele fazia, Frye aponta o que realmente leva poder autêntico à tarefa desempenhada pelo pastor.

O último capítulo do livro, se fosse o único, já o tornaria digno de ser lido. Uma das afirmações mais notáveis, que me causou profunda impressão, diz o seguinte: “Há ocasiões quando o melhor treinamento, os mais sábios princípios e os procedimentos mais efetivos mostram-se inúteis diante das realidades do pastorado. Quão freqüentemente você desejou não um método, mas um mentor? Alguém cuidadoso o bastante para unir-se a você nos vales, e suficientemente sábio para guiá-lo com segurança através dos mais intrincados problemas?… Tal pessoa existe: Jesus.”

Embora alguns possam considerar tal clamor um exagero típico de pretensões extravagantes que às vezes alimentamos, a verdade é que ele expressa uma experiência que é real em nosso ministério.

O modo como Cristo pastoreou é nosso modelo de pastorado.

Willmore Eva, Editor de Ministry