“REPETIDAMENTE, lemos a palavra “sangue” nas Escrituras Sagradas e em especial fazendo referência ao santuário de Deus. Qual é o significado de “sangue” no Santo Livro? De acordo com Deut. 12:23, lemos: “Sòmente empenha-te em não comeres o sangue, pois ‘o sangue’ é a vida pelo que não comerás a vida com a carne.”

VIDA! De acordo com essa passagem das Escrituras o sangue representa a “vida,” porém, antes de chegarmos a alguma conclusão precipitada, examinemos o uso do têrmo através da Palavra de Deus e em especial sua relação para com o santuário.

  • A) Uso do Termo

O Velho Testamento emprega a palavra “DAM” 362 vêzes. Destas, 203 referem-se às mortes violentas e 103 ao sangue dos sacrifícios; 7 vêzes com “vida” e “sangue” e 17 referências feitas ao fato de comer a carne com o sangue. Das 32 restantes o uso é miscelâneo. “Vida” é relacionada com sangue em Lev. 17:11: “Por-que a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sôbre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas: porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida.” 1

Outras passagens estão associadas com êste pensamento, como por exemplo:

Gên. 9:4 — “Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.”

Nota-se que nestas passagens o “sangue” é tido como sagrado e como emblema de sacrifício. Porque faltava o sangue e a fé que opera através da obediência, o sacrifício de Caim não foi aceito diante de Deus. Como vimos, em Gên. 9:4, o sangue era proibido como alimento. Esta orientação foi para Noé e seus filhos. Os primeiros 17 capítulos de Levítico proíbem seu uso devido ao seu caráter sagrado: era vida, — a fonte de vida como dada por Deus e aos homens não era permitido se apropriarem dela.

No Nôvo Testamento a palavra usada para sangue é “HAIMA” e ocorre 98 vêzes. Vinte e cinco vêzes é mencionada como morte violenta como no caso de Estêvão, Atos 22:20: “Quando se derramava o sangue de Estêvão …”2

  • B) Seu Caráter Sagrado

Lev. 17:12 e 13 — “Nenhuma alma de entre vós comerá sangue …”

I Sam. 14:32 e 33 —“Eis que o povo peca contra o Senhor comendo sangue.”

I S. Ped. 1:19 —“Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.”

Podemos observar através destas passagens o caráter sagrado que era dado ao sangue. Foi o sangue precioso que Jesus verteu na cruz do Calvário que nos levou à santidade, à santidade de vida, à santidade de pensamento e obras.

  • C) Seu Derramamento — Significa o Fim da Vida

Mosley, em seu livro “A Doutrina da Expiação” diz:

“Um sacrifício sem sangue não corresponde adequadamente a êste propósito, seu valor não é comparável com o valor da alma do homem; mas, eis que é comparado à alma; na oferta de sangue o pecador trás uma vida para assegurar a sua vida.” 3

I Reis 3:37 —“O teu sangue cairá sôbre a tua cabeça.”

S. Mat. 27:24 e 25 — “Estou inocente do sangue dÊste …”

“Caia sôbre nós o Seu sangue.”

  • D) O Sangue Contamina?

A) SANGUE COM CULPA CONTAMINAI Notemos algumas passagens das Escrituras Sagradas que confirmam êsse pensamento:

Gên. 4:10 e 11 — “A voz do sangue de teu irmão clama da terra a Mim.”

Isa. 59:3 —“Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue …”

Sôbre isto Andreasem diz:

“Não havia livros guardados no santuário. Mas havia um registo do pecado. Cada gôta de sangue que era espargida no altar de ofertas queimadas de manhã e de tarde constituía um registo dos pecados cometidos.” 4

Novamente êle diz:

“Cada manhã e cada tarde um cordeiro era imolado e o seu sangue espargido sôbre o altar ‘em volta’. Isto contaminava o altar. Os ofensores e transgressores tinham trazido suas ofertas para os pecados. No caso de um sacerdote ou de tôda a congregação, o sangue da vítima tinha sido derramado no lugar santo. Isto tinha contaminado o santuário.” 5

Será correta esta interpretação? Parece-nos que de acôrdo com esta referência há pecado no sangue. Sabemos que o sangue representava a Cristo e portanto o sangue de Cristo como antítipo tinha pecado em si. No entanto, estamos certos de que o sangue de Cristo não pode contaminar, porque a Bíblia nos afirma ser “imaculado” e “incontaminado.” Durante o tempo de Israel os animais imperfeitos eram rejeitados. (Lev. 22:20 e Mal. 1:8 e 14).

Portanto, é evidente que o sangue com culpa macula o santuário, mas não contamina a oferta. O sangue que não tinha conecção com o pecado poderia purificar — e êste é SÒMENTE O SANGUE DE CRISTO. Apenas oferecer o sangue não contamina o santuário. A Bíblia fala-nos em Heb. 9:22, 23 e 9:14 do princípio universal — não há remissão sem derramamento de sangue. Lev. 8:14 e 15 e Êxodo 29:36 declaram como isto foi feito no Velho Testamento e pode ser feito hoje; antes de Cristo êles poderiam ser redimidos através do sangue do Cordeiro que estava para vir.

B) O QUE CONTAMINA O SANTUÁRIO E COMO PODE SER CONTAMINADO

Levítico 16 —A expiação.

Heb. 9:23 —A necessidade de purificação.

Através dessas passagens podemos ver que há algo que pode contaminar o santuário. Sendo que o sangue imaculado não o pode contaminar, devemos concluir pelo estudo de algumas passagens da Bíblia que O PECADO CONTAMINA O SANTUÁRIO.

Lev. 20:3 — Dando os filhos aos ídolos: “contaminando assim o Meu santuário e profanando o Meu santo nome.”

Ezeq. 5:11— O santuário profanado por abominações. “Pois que profanaste Meu santuário com todas as tuas coisas detestáveis …”

Ezeq. 23:38 e 39 — Indivíduos haviam sacrificado seus filhos aos ídolos e no mesmo dia vieram ao santuário. Aqui está o que contamina o santuário: O PECADO!

Ezeq. 23:37-39— Encontramos nestas passagens o quadro como o santuário pode ser contaminado pela transgressão do sábado, adultério, homicídio e sacrifício dos filhos aos ídolos.