(Conclusão)

II) O Sangue Regista?

No livro “QUESTIONS ON DOCTRINE” lemos:

“Um cuidadoso estudo de todos os sacrifícios do santuário torna evidente que havia um princípio definido e inerente em todos êstes tipos — que o pecado era transferido do pecador culpado tanto para a vítima sacrificada como para o próprio sacerdote. O ofertante colocava sua mão sôbre a cabeça da vítima, confessando simbolicamente seu pecado e transferindo para o animal substituto que deveria morrer em seu lugar. Quando o sangue era espargido, o pecado era registado no santuário. Através do profeta, Deus disse: ‘O pecado de Judá . . . está gravado . . . sôbre as pontas do altar’.” (Jer. 17:1). (6)

  • A) O MOMENTO DO REGISTO.

É antes da confissão. Sal. 51:1-9. Se um homem está confessando seus pecados é porque já estão registados. O homem não pode escapar da confissão. O fato de que a lei assinala as transgressões do homem, o faz desejoso de vir e as ter purificadas e limpas.

Então devemos dizer que os pecados não são registados pelo sangue, mas são registados ao serem cometidos. O SANGUE TORNA VÁLIDO O REGISTO.

Em Lev. cap. 20, temos uma lista de pecados os quais ao serem cometidos diz a Bíblia: “O seu sangue será sôbre êle. …”

Ezeq. 22:4 —“Pelo teu sangue, por ti mesma derramado, tu te fizeste culpada. …”

  • B) COMO DEUS REGISTA.

A Sra. E. G. White diz:

“O sangue de Cristo, ao mesmo tempo que livraria da condenação da lei o pecador arrependido, não cancelaria o pecado; êste ficaria registado no santuário até à expiação final; assim, no serviço típico, o sangue da oferta pelo pecado removia do penitente o pecado, mas êste permanecia no santuário até o dia da expiação.

“No grande dia da paga final, os mortos devem ser ‘julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.’ Apoc. 20:12. Então, pela virtude do sangue expiatório de Cristo, os pecados de todo o verdadeiro arrependido serão eliminados dos livros do Céu. Assim o santuário ESTARÁ LIVRE OU PURIFICADO, DO REGISTO DO PECADO.” (7)

Desde que a justiça e o amor de Deus têm sido desafiados, Deus em Sua infinita sabedoria está registando tudo nos “livros de registo.” No santuário terrestre o pecado contaminava. No santuário celestial os pecados dos homens são registados. Assim, o santuário será purificado de tôda contaminação. Somente desta maneira o santuário celestial poderá estar livre de tôda contaminação.                             ,

A Bíblia não nos fala apenas de nomes sendo eliminados ou riscados do livro da vida, mas da erradicação completa do pecado também.

Em Jer. 2:22 nos fala “Tua iniqüidade está marcada diante de Mim.” Em Jeremias 17: 1: “O pecado de Judá está escrito com uma ponta de ferro,” tudo indicando que Deus tem os nossos pecados marcados no Céu, assim que são cometidos. A função do sangue é fazer o registo válido. Diante de todo o universo está o sangue de Jesus o qual justifica a Deus em fazer possível o registo dos pecados dos homens. Um elemento de culpa está envolvido no derramamento do sangue inocente do Cordeiro de Deus.

III) O Sangue Purifica?

Examinemos algumas passagens das Escrituras: Núm. 19:4 — Sòmente o sangue purificaria o imundo.

Heb. 9:22 e 23 — Tôdas as coisas são purificadas pelo sangue. Sem sangue não há remissão.

Apoc. 1:5 — “. . . pelo Seu sangue nos libertou de nossos pecados …”

I S. Ped. 1:18 e 19 —Redenção através do “precioso sangue de Cristo.”

Portanto, no Velho Testamento notamos que o sangue em tipo o qual é de inocente — purifica! Não há remissão sem o derramamento de sangue. O sangue não contamina o santuário, mas pelo contrário purifica pela oferta do sangue. Êste é o trabalho de Jesus nosso Senhor, imaculado e sem pecado.

No dia da expiação, cada pecado, confessado ou não deve ser purificado. Mesmo para os pecados aos quais nenhuma oferta foi feita, a purificação era necessária e realizada.

Em Lev. 16 notamos a purificação do santuário. Por que era necessária? Porque o santuário tinha assumido a responsabilidade de purificar o pecado. Todavia, o santuário não tinha em si o poder para purificar o pecado, mas podemos dizer que olhavam para o futuro confiando na obra de Cristo na cruz. A obra de purificação do santuário é possível através do sangue de Jesus —única e exclusivamente! Até à cruz, não havia salvação legal, se assim podemos dizer. Cristo, através de Seu sangue fêz Deus justo, pois Deus não podia perdoar os homens sem êste sacrifício. Êle fêz propiciação. (Rom. 3:21-24.)

Então dizemos que o pecado é transferido pelo sangue, significando com isto que todos os pecados são registados ao serem cometidos, que todos os pecados são registados pelo sangue de Jesus Cristo e portanto, a base do julgamento é o sangue de Cristo. No Céu, Deus tem o registo de todos os pecados nos livros, os quais são tornados válidos, pelo sangue de Jesus Cristo. Isto dá a Deus a oportunidade de salvar e julgar os homens. Também proporciona a base para a erradicação final do pecado e a purificação do santuário celestial. Os pecados são registados não importa a experiência de fé.

A Sra. White nos relata como podemos nos apropriar do sangue de Cristo para purificar as nossas vidas:

“Todos que sinceramente se arrependeram de seus pecados, apegando-se com fé ao sangue de Cristo, como seu sacrifício expiatório, terão o perdão registado junto de seus nomes nos livros do Céu.” (8)

Sòmente o sangue de Cristo pode purificar e exterminar o pecado:

Apoc. 1:5 — “pelo Seu sangue nos libertou de nossos pecados.” — (De lavar, “lusanti.”)

I S. João 3:5 — “para tirar os pecados.” (Vem de “airo,” tirar, remover, colocar de fora.)

I S. João 1:7 — “o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (De “katherizo,” vocábulo grego, cuja forma usada é “katherisei,” um presente histórico, significando que continua purificando, limpando, expurgando …)

Atos 22:16 — “… recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dÊle.” A mesma palavra é usada em Apoc. 1:5 (King James, diz: lavar), mas com “apo,” “apolouo,” significando limpar completamente ou ter redimido.

Atos 3:19 — “Arrependei-vos e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados.” Cancelados, de “exaleipho” = erradicar, exterminar.

IV) O Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

O sangue de Cristo é a insígnia, o sinal e o símbolo do sacrifício de Jesus, do amor divino e redentor de Deus nÊle, Seu Filho. Tem poder para salvar-nos e para redimir-nos. Alguém disse: “Se por casualidade um pingo do sangue do Salvador caísse na mão de um dos soldados romanos, enquanto estivesse fincando o prego nas mãos de Cristo ou nos Seus pés, aquêle soldado pagão seria salvo, instantaneamente.” Com efeito, o sangue de Jesus é precioso para nós, mas tem muito mais significado para seus filhos do que apenas uma história como essa. Tem um significado muito mais profundo para os filhos de Deus.

  • A) EM PRIMEIRO LUGAR OBSERVAMOS QUE CRISTO OFERECEU SEU SANGUE COMO UMA OFERTA POR NÓS, NOS REDIMINDO DO PECADO.

Através das Escrituras, podemos comprovar êste fato por meio de dezenas de maravilhosas passagens:

Rom. 3:25 —“A quem Deus propôs, no Seu sangue, como propiciação, mediante a fé … ”

Colos. 1:14 —“No qual temos a redenção . . ., a remissão dos pecados …”

  • B) EM SEGUNDO LUGAR NOTAMOS QUE O SANGUE DE CRISTO TEM PODER PARA PURIFICAR TODOS OS NOSSOS PECADOS-.

Heb. 9:14 — “… o sangue de Cristo .. . purificará vossas consciências …”

I S. João 1:7 — “… e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”

  • C) EM TERCEIRO LUGAR O SANGUE DE JESUS TEM PODER E VIDA.

Colos. 1:20 — “E que havendo feito a paz pelo sangue da Cruz …”

S. João 6:54-56 — “Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue, permanece em Mim e Eu nêle.”

“Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue tem a vida eterna.”

V) Conclusão

Em conclusão, diriamos por êste estudo que o sangue em si, como foi usado no Velho Testamento, não contamina. Sòmente o sangue culpado contamina. Não há pecado no sangue. Pelo contrário, o sangue purifica. O que contamina o santuário é o pecado. Também notamos que Deus tem um registo dos pecados. Êstes pecados entram em registo assim que são cometidos, não quando confessados. O sangue não regista os pecados. Como vimos, Deus tem livros onde todos os pecados dos homens estão registados. Isto é o que precisa ser purificado no santuário celestial. O sangue torna válido o registo do pecado nos Céus e Deus dá oportunidade de fazer possível o registo dos pecados do homem. Não há um caso, um processo contra o homem, aparte do sangue. Através do sangue de Cristo, Deus pode discriminar e julgar o justo e o ímpio. O pecado do homem não pode ser erradicado até que o pecador perdoado tenha aprendido a viver pelo poder de Deus, livre do pecado.

A Sra. White declara:

“Assim quando Cristo, por virtude do Seu próprio sangue, remover os pecados do Seu povo do santuário celestial, ao cabo de Sua obra, Êle os lançará sôbre Satanás, que na execução final do juízo há de sofrer a penalidade . . . Do mesmo modo Satanás há de ser banido para sempre da presença de Deus e do Seu povo, sendo aniquilado juntamente com o pecado e os ímpios na destruição final.” (9)

Referências

  • 1. “Bakers Dictionary of Theology”, pág. 99.
  • 2. Idem, pág. 100.
  • 3. ‘‘The Doctrine of the Atonement”, de J. K Mosley, pág. 21.
  • 4. “O Santuário”, pág. 187.
  • 5. Idem, pág. 176.
  • 6: ‘‘Questions ou Doctrine”, págs. 431 e 432.
  • 7.  “Patriarcas e Profetas”, págs. 370 e 371.
  • 8. “O Conflito dos Séculos”, pág. 494.
  • 9. Idem, pág. 436.