MAUS hábitos de comer e beber conduzem a erros de pensar e agir. — Counsels on Health, pág. 67.

O cérebro e os nervos estão em afinidade com o estômago. O comer e beber errôneos resultam em errôneos pensar e agir. — Idem, pág. 134.

Perde-se a paz de espírito. Há dissensão, luta e discórdia. Proferem-se palavras de impaciência, e praticam-se atos desamoráveis; seguem-se práticas desonestas, e manifesta-se a ira — e tudo porque os nervos do cérebro estão agitados pelo abuso acumulado no estômago. … A aflição do estômago aflige o cérebro. — Idem, pág. 578.

É impossível que o cérebro produza o seu melhor trabalho quando há abusos das faculdades digestivas. Muitos comem, à pressa, várias espécies de ali mento, que promovem uma guerra no estômago, e com isso embaraçam o cérebro. — Idem, págs. 564 e 565.

O estômago sobrecarregado significa o cérebro sobrecarregado. Demasiadas vêzes come-se, no sábado, uma tão grande quantidade de alimento que a mente se torna obtusa e estúpida, incapaz de apreciar as coisas espirituais. Os hábitos de comer têm muito que ver com os cultos religiosos muito insípidos do sábado. — Idem, pág. 577.

Êle [Deus] não pode esclarecer a mente do ‘homem que transforma em fossa o seu estômago. — Idem, pág. 576.

Deveis usar o alimento mais simples, preparado no modo mais simples para que os delicados nervos do cérebro não sejam enfraquecidos, entorpecidos e paralisados. — Testimonies, Vol. II, pág. 46.

Frutas, cereais e vegetais, preparados de maneira simples, isentos de condimentos picantes e de gorduras de qualquer espécie, com leite ou nata constituem o regime alimentar mais sadio. Nutrem o corpo, e comunicam faculdade de resistência e vigor intelectual que não podem ser produzidos pela alimentação estimulante. — Counsels on Health, pág. 115.

A regularidade no comer é muito importante pa-ra a saúde do corpo e a serenidade da mente. Nunca deve um bocado de alimento passar pelos lábios entre as refeições. — Idem, pág. 118.

A confusão e sonolência mentais são muitas vêzes o resultado de erros no regime alimentar. — Educação, pág. 204.

Muita criança débil, incapaz de um vigoroso esfôrço mental e corporal, é vítima de um regime alimentar pobre. . . . Tem-se suposto haver muito estudante fracassado em virtude de estudo demasiado, quando a causa real foi o comer em demasia. … A sobrecarga do estômago é que fatiga o corpo e debilita a mente. — Educação, págs. 204 e 205.

Chá, Café e Carne

Refreiem os membros de nossas igrejas todo apetite egoísta. Cada níquel gasto em chá, café e alimento cárneo é pior do que esbanjado, porque essas coisas estorvam o melhor desenvolvimento das faculdades físicas, mentais e espirituais. — Medicai Ministry, pág. 274.

O café é uma complacência prejudicial. Momentaneamente excita o cérebro a uma atividade excepcional, mas o resultado é triste — prostração e esgotamento das fôrças físicas, mentais e morais. — Counsels on Health, pág. 441.

Essas complacências [chá, café, fumo, álcool e morfina] bem podem ser classificadas entre as concupiscências que exercem influências perniciosas sôbre o caráter moral. — Counsels on Diet and Foods, pág. 63.

Essas complacências prejudiciais devem ser abandonadas, não sòmente uma, mas tôdas; pois tôdas são prejudiciais, e destruidoras das faculdades físicas, mentais e morais. — Medicai Ministry, pág. 222.

Os estimulantes . . . entenebrecem o cérebro, enfraquecem o intelecto. — Testimonies, Vol. IV, pág. 28.

[O chá] penetra na circulação, e gradualmente debilita a energia do corpo e da mente. … O chá ataca os nervos, e deixa-os grandemente enfraquecidos. — Counsels on Health, pág. 87.

Tem o povo de Deus que assumir atitude firme contra a alimentação cárnea. Teria Deus durante trinta anos dado ao Seu povo a mensagem de que se quisessem ter sangue puro e mente clara, teriam que abandonar a alimentação cárnea, se não quisesse que aceitassem essa mensagem? — Medicai Ministry, pág. 278.

As faculdades intelectuais, morais e físicas são deprimidas pelo uso habitual de alimento cárneo. A alimentação cárnea desarranja o organismo, entenebrece o cérebro, e embota as sensibilidades mo-rais. — Counsels on Health, pág. 70.

Somos formados do que comemos, e o comer muita carne diminuirá a atividade intelectual. Os estudantes conseguiríam muito mais em seus estudos se nunca provassem a carne. Quando a parte animal do ser humano é fortalecida pela alimentação cárnea, as faculdades intelectuais diminuem proporcionalmente. — Medicai Ministry, pág. 277.

A alimentação de carne, manteiga, queijo, pastelaria muito suculenta e os condimentos picantes são muito usados tanto por velhos como por jovens. Estas coisas tèm a sua parte no transtorno do estômago, excitação dos nervos e enfraquecimento do cérebro. — Counsels on Health, pág. 114.

O alimento muito substancioso faz sucumbir os órgãos saudáveis do corpo e da mente. — Idem, pág. 159.

Estas [grandes quantidades de leite e açúcar] embaraçam o organismo, irritam os órgãos digestivos, e afetam o cérebro. Qualquer coisa que entrava o mecanismo da máquina viva afeta muito diretamente o cérebro. E pela luz que me foi dada, o açúcar, quando usado em grande quantidade, é mais prejudicial do que a carne. — Idem, pág. 150.

A sobriedade na alimentação é recompensada com o vigor mental e moral. — Counsels on Diet and Foods, pág. 126.

Se os cristãos mantiverem o corpo em sujeição, e puserem todos os seus apetites e paixões sob o domínio da consciência esclarecida, percebendo ser-lhes um dever para com Deus e os semelhantes obedecer às leis que governam a saúde e a vida, terão a bênção do vigor físico e mental. — Idem, pág. 65.

Estivessem êles [os israelitas] dispostos a negar o apetite, em obediência às Suas sábias restrições divinas, e teriam sido desconhecidas entre êles a fraqueza e a moléstia. Seus descendentes teriam possuído tanto fôrça, física como mental. Teriam tido uma clara percepção da verdade e do dever, discriminação penetrante, e são juízo. — Patriarcas e Profetas, págs. 410 e 411.

O Pecado do Comer Intemperante

A complacência com o apetite e a paixão ente-nebrece o cérebro. . . . Seus pensamentos não são claros. — Counsels on Health, pág. 573.

A complacência com o apetite é a maior causa de fraqueza física e mental. — Idem, pág. 130.

Pela intemperança no comer, vós vos incapacitais para ver com clareza a diferença existente entre o fogo sagrado e o comum. — Testimonies, Vol. VII, pág. 258.

Devemos aprender que condescender com o apetite constitui o maior embaraço ao cultivo do espírito e à santificação da alma. … a complacência com o apetite é a causa principal da debilidade física e mental, e é em grande parte responsável pela fraqueza e morte prematura. — Test. Sel.Vol. III, (Ed. mundial), págs. 356 e 357.

Ela [a glutonaria] também tem influência deprimente sôbre o intelecto. — Counsels on Health, pág. 160.                                      

Como pode qualquer homem ou mulher guardar a lei de Deus, … e condescender com o apetite intemperante, que ofusca o cérebro, enfraquece o intelecto e enche de doença o corpo? — Testimonies, Vol. IV, pág. 31.

A complacência com apetites e paixões pervertidos exerce influência dominante sôbre os nervos e o cérebro. — Idem, pág. 36.

O pecado do comer intemperante, de comer demasiado freqüentemente, quantidade excessiva, e de alimento muito substancioso, insalubre, … é uma fonte frutífera de disciplina da igreja. — Testimonies, Vol. I, págs. 618 e 619.

Êle [o excesso de alimento] entrava a máquina viva. … Os órgãos vitais são desnecessàriamente sobrecarregados, e a capacidade nervosa cerebral é atraída para o estômago a fim de auxiliar os órgãos digestivos a realizarem o seu trabalho de eliminar uma quantidade de alimento que não beneficia o organismo. . . . Assim a faculdade cerebral é reduzida pela retirada tão pesada que dêle é feita para auxiliar o estômago a prosseguir com o seu trabalho pesado. — Counsels on Health, pág. 157.

Por motivo dos hábitos errôneos de alimentação, está-se o mundo tornando mais e mais imoral. — Sra. E. G. White, em Bible Training School, julho de 1902.

A saúde do corpo deve ser considerada essencial para o crescimento na graça e na aquisição de um gênio uniforme. Se o estômago não é cuidado devidamente, será prejudicada a formação de um ca-ráter moral reto. — Counsels on Health, pág. 134.

Mesmo algumas pessoas que professam guardar todos os mandamentos de Deus são culpadas do pecado do adultério. Que posso eu dizer para despertar-lhes a consciência embotada? O princípio moral, estritamente praticado, torna-se a única salvaguarda da alma. Se já houve tempo em que o regime alimentar devesse ser da espécie mais simples, êsse é agora. — Counsels on Diet and Foods, págs. 63 e 64.

Com que cuidado devem as mães estudar o preparo de sua mesa com o alimento mais simples e saudável. … O alimento, ou enfraquece ou fortalece os órgãos do estômago e muito tem que ver com o contrôle da saúde física e moral das crianças. — Testimonies, Vol. III, pág. 568.

O próprio alimento que põem diante dos filhos é de molde a irritar o tenro revestimento do estômago. Essa excitação é comunicada ao cérebro através dos nervos, e o resultado é que as paixões animais são despertadas e dominam as faculdades morais. A razão é assim transformada em serva da categoria mais baixa da mente. — Idem, Vol. IV, págs. 140 e 141.

Cereais, e frutas, preparados sem gordura, e no estado mais natural possível, deve ser o alimento pa-ra a mesa de todos quantos alegam estar-se preparando para a trasladação para o Céu. Quanto menos excitante fôr a alimentação, mais fàcilmente poderão as paixões ser dominadas. — Counsels on Diet and Foods, pág. 64.

A condescendência com o apetite e a paixão obs-curece a mente. … A abstinência no regime ali-mentar e o domínio de tôdas as paixões, preservarão o intelecto e darão vigor mental e moral.— Test. Sel., [Ed. mundial], Vol. III, págs. 420 e 421.

Pela complacência com o paladar, o sistema nervoso fica excitado, e enfraquecida a faculdade do cérebro, tornando impossível o pensar com calma e raciocínio. A mente está desequilibrada. Suas faculdades mais elevadas e mais nobres são preservadas para servir às paixões animais, e os interêsses sagrados e eternos não são atendidos. — Idem, Vol. IV, pág. 44.

A esta altura da história da Terra a alimentação cárnea é desonra para Deus. A alimentação cárnea e a bebida alcoólica é que estão tornando o mundo tal qual era nos dias de Noé. Estas coisas estão fortalecendo as paixões mais baixas dos sêres humanos, animalizando a espécie. — Sra. E. G. White, em Bible Training School, julho de 1902.

O alimento cárneo desarranja o organismo, obscurece o intelecto e embota as sensibilidades morais. — Test. Sel. [Ed. mundial], Vol. I, pág. 196.

A vida religiosa pode ser alcançada e mantida com mais êxito se a carne é abolida, pois essa alimentação estimula a atividades intensas, propensões voluptuosas, e enfraquece a natureza moral e espi-ritual. — Medicai Ministry, págs. 277 e 278.

Sua influência é excitar e fortalecer as paixões baixas, e tem a tendência de amortecer as faculdades morais. — Counsels on Health, pág. 42.

As faculdades intelectuais, morais e físicas são deprimidas pelo uso habitual da alimentação cárnea. O comer carne desarranja o organismo, obscurece o intelecto e embota as sensibilidades morais. — Idem, pág. 70.

Servis em vossa mesa manteiga, ovos e carne, e vossos filhos dêles se servem. São alimentados justamente com as coisas que irão excitar-lhes as paixões animais, e então ides à reunião e pedis a Deus que abençoe e salve os vossos filhos. — Tes-timonies, Vol. II, pág. 362.

Não estabelecemos nenhum regime alimentar estrito a ser seguido. Existem muitas espécies de alimentos saudáveis. Dizemos, porém, que a alimentação cárnea não é o alimento correto para o povo de Deus. Êle animaliza os sêres humanos. Num país como êste, em que há em abundância, frutas, cereais e frutos oleaginosos, como pode uma pessoa pensar que precisa comer a carne do cadáver de animais? — Counsels on Diet and Foods, pág. 390.

(Advertência especial aos pais de que a satisfação do apetite abre o caminho para Satanás dominar as crianças, semeando sementes do mal e do vício. — Testimonies, Vol. II, págs. 360 e 361.)

Às crianças não deve ser permitido comerem alimentos prejudiciais, tais como carne de porco, salsicha, condimentos picantes, doces e pastelarias muito suculentos, porque em assim procedendo o seu sangue fica agitado, o sistema nervoso indevidamente excitado, e a moral em perigo de ser atingida. — Idem, Vol. IV, pág. 141.

Recompensa da Abstinência

Se os cristãos mantiverem em sujeição o corpo, e puserem sob o domínio da consciência esclarecida, todos os seus apetites e paixões, considerando ser-lhes um dever para com Deus e os seus semelhantes obedecer às leis que governam a saúde e a vida, terão a bênção do vigor físico e mental. Terão a capacidade moral de empenhar-se na luta contra Satanás; e no nome dAquele que, em favor dêles, venceu o apetite, poderão ser mais do que vencedores em causa própria. Dessa luta todos poderão participar. — Counsels on Diet and Foods, pág. 65.

A moderação no regime alimentar é recompensada com vigor mental e moral; também ajuda no domínio das paixões. — Idem, pág. 126.

O apetite pervertido escraviza homens mulheres, e obscurece-lhes o intelecto e entorpece o senso moral em grau tal que as sagradas, elevadas verdades da Palavra de Deus não são apreciadas. — Idem, pág. 32.

A maioria dos homens e mulheres mantém-se na ignorância das leis do seu ser, e satisfaz o apetite e a paixão à custa da inteligência e da moral, e parece disposta a permanecer ignorante dos resul-tados de sua violação das leis naturais. — Fundamentais of Christian Education, pág. 25.

Não nos deve o mundo servir de critério. É moda satisfazer o apetite com alimentação suculenta e estimulantes contrários à natureza, fortalecendo assim as propensões animais e prejudicando o crescimento e o desenvolvimento das faculdades morais. Não existe incentivo algum feito a qualquer dos filhos ou filhas de Adão de que possam vir a ser vencedores na luta cristã sem que se decidam a praticar a temperança em tôdas as coisas. Se o fizerem, não lutarão como quem bate no ar. — Counsels on Diet and Foods, pág. 65.

Os que se permitem tornar-se escravos do apetite voraz, muitas vêzes ainda vão além, e rebaixam-se pela satisfação de suas paixões corrutas, que foram excitadas pela intemperança no comer e no beber. Dão rédea sôlta às suas paixões humilhantes, até que a saúde e o intelecto sofrem grandemente. As faculdades de raciocínio são, em grande medida, destruídas pelos maus hábitos. — Idem, pág. 62.

Os homens e as mulheres exageram agora tanto o seu comer e beber que terminam em glutonaria e bebedice. Êste pecado predominante, a complacência com o apetite pervertido, inflamou as paixões dos homens nos dias de Noé, e levou-os a generalizada corrução. A violência e o pecado atingiram o Céu. Essa poluição moral foi finalmente varrida da Terra por meio do Dilúvio.

Os mesmos pecados da glutonaria e bebedice entorpeceram as sensibilidades morais dos habitantes Sodoma. — Counsels on Health, pág. 23.

Muitas pessoas se apartam de Deus por sua complacência com o apetite. Aquêle que nota a queda de uma andorinha, que conta até os fios de cabelo da cabeça, assinala o pecado dos que satisfazem o seu apetite pervertido à custa do enfraquecimento das faculdades físicas, embotando o intelecto e amortecendo as percepções morais. — Medicai Ministry, pág. 78.

Todos quantos satisfazem o apetite, perdem as energias físicas, e enfraquecem a faculdade moral, cedo ou tarde sentirão a retribuição que se segue à transgressão da lei física. — Idem, pág. 264.

(Continua)

Histórico do “Dia de Ação de Graças

O DIA 26 de novembro assinala a data em que, pela vez primeira, um presidente norte-americano assistiu, num templo católico — a igreja de S. Patrick, em Washington — à comemoração do “Thanks Giving Day” ou “Dia de Ação de Graças”, consagrado por tricentenária tradição norte-americana. Êsse fato ocorreu em 1909, quando Taft ocupava a presidência dos Estados Unidos.

À cerimônia compareceram, além do chefe do Govêrno, o cardeal Gibbons, o secretário de Estado, Knox e numerosos representantes diplomáticos das nações americanas.

A propósito da data recordam-se palavras de Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil que, exaltando a cerimônia, exclamou: “Entre os costumes do povo americano, nenhum há que eu mais admire do que o seu “Dia de Ação de Graças”. Quem dera tôda a humanidade, seguindo o vosso exemplo, se unisse anualmente no mesmo dia para um universal agradecimento a Deus. Quanto a mim, é com alegria que correspondo à vossa tão formosa idéia. As maiores dívidas permanentes do Brasil para com Providência, são, creio eu, a vastidão do nosso território, a fertilidade, beleza e variedade da sua natureza; o têrmos podido conserva-lo intato ao separar-se da metrópole, enquanto a América espanhola se fragmentava sob idêntica pressão, e o têrmos passado do absolutismo colonial para a democracia americana, não diretamente e sem preparação, atravessando, assim, um confuso período de govêrno pessoal, mas através de uma longa aprendizagem parlamentar sob imperantes constitucionais, nos moldes da Inglaterra”.

Muitos anos depois destas palavras de Nabuco, o Brasil instituiu, então com sanção solene, a lei 781, de 17 de agôsto de 1949, seu “Dia de Ação de Graças”, como primeiro passo para o Dia de Ação de Graças Interamericano e Universal.