SÃO, ainda poucos os que estão suficientemente despertos para compreender quanto seus hábitos alimentares têm que ver com sua saúde, caráter, utilidade neste mundo e destino eterno. — Testimonies, Vol. I, págs. 488 e 489.

Tem havido desvio contínuo da reforma do regime pró-saúde, e, em resultado disso, Deus é desonrado por uma grande falta de espiritualidade. Foram erigidas barreiras que nunca teriam sido vistas se o povo de Deus houvesse andado na luz. — Counsels on Health, pág. 578.

Deus não pode fazer com que Seu Santo Espírito repouse sôbre os que, embora saibam o que devem comer para gozar saúde, persistem num procedimento que enfraquecerá a mente e o corpo. — Counsels on Diet and Foods, págs. 55 e 56.

A verdadeira conversão à mensagem da verdade presente abrange a conversão aos princípios da reforma pró-saúde. — Notebook Leaflets, Vol. I, n°. 19, pág. 4.

Aprenderemos que é melhor, para o nosso progresso tanto, físico como espiritual, observar simplicidade na alimentação. — Counsels on Health, pág. 127.

O Redentor do mundo sabia que a condescendência com o apetite traria debilidade física, adormecendo órgãos perceptivos de maneira que se não discerniríam as coisas sagradas e eternas. — Test. Sel. (Ed. Mundial) Vol. 1, pág. 415.

Tôda violação de princípio no comer e beber, embota as faculdades perceptivas, tornando-lhes impossível apreciar as coisas eternas ou dar-lhes o devido valor. — Counsels on Health, pág. 38.

Fugi da intemperança. Não podeis arriscar-vos a enfraquecer as vossas faculdades mentais ou físicas para que vos não incapaciteis para discernir as coisas espirituais. — Counsels on Diet and Foods, pág. 168.

Os que estão em situação em que lhe é possível conseguir alimento vegetariano, mas escolhem seguir suas próprias preferências neste assunto, comendo e bebendo como lhes apraz, gradulamente se tornarão descuidosos da instrução que o Senhor forneceu no tocante a outros aspectos da verdade presente, e perderão a sua percepção do que é a verdade; êles certamente colherão o que semearam. — Idem, pág. 403.

Os que, havendo recebido esclarecimento sôbre o assunto de comer e vestir com simplicidade, em obediência às leis morais e físicas, não obstante se desviam da luz que lhes indica o dever, fugirão ao dever noutras coisas. Evitando a cruz que teriam que tomar sôbre si a fim de estarem em harmonia com a lei natural, amortecem a consciência; e, para evitar a ignomínia, violarão os Dez Mandamentos. Alguns têm notória indisposição para suportar a cruz e desprezar a afronta. — Idem, pág. 49.

Nisto é que muitos tropeçam; hesitam entre refrear o apetite e sua condescendência, e finalmente são vencidos pelo inimigo e abandonam a verdade. — Testimonies, Vol. IV, pág. 31.

“Tanto é Pecado …”

Pesa sôbre nós a culpa, como um povo que teve muito esclarecimento, de não têrmos apreciado o esclarecimento ministrado quanto à reforma pró-saúde ou dêle nos aproveitado. . . . Êste assunto não é de ser menosprezado, nem passado por alto com gracejo. — Counsels on Health, págs. 505 e 506.

Tanto é pecado violar as leis de nosso ser, como quebrar um dos Dez Mandamentos, pois não podemos fazer nem um nem outro sem quebrar a lei de Deus. — Testimonies, Vol. II, pág. 70.

Não está o povo de Deus preparado para o grande clamor do terceiro anjo. … A glutonaria é o pecado predominante desta época. — Counsels on Diet and Foods, pág. 32.

É pecado pôr à mesa alimento mal preparado. — Idem, pág. 251.

Tôda transgressão desnecessária das leis que Deus implantou em nosso ser, é virtualmente uma violação da lei de Deus, e é pecado igualmente grande à vista do Céu, quanto quebrar os Dez Mandamentos. A voluntária falta de conhecimento neste assunto importante, é pecado; a luz está agora incidindo sôbre nós e somos inescusáveis se não apreciarmos a luz e nos tornarmos versados no tocante a estas coisas, que é do nosso mais elevado interêsse terrestre compreender. — Counsels on Health, pág. 40.

A complascência excessiva no comer, beber, dormir ou ver, é pecado. — Counsels on Diet and Foods, pág. 141.

Quem quer que viole as obrigações morais no assunto de comer e vestir, prepara o caminho para violar os reclamos de Deus no tocante aos interês-ses eternos. … Se enfraquecermos o corpo pela satisfação própria, pela complascência com o apetite, .. . tornamo-nos inimigos de Deus. — Testimonies, Vol. III, pág. 63.

Os que têm sido instruídos com relação aos efeitos prejudiciais do uso da alimentação cárnea, do chá e do café, bem como de comidas muito condimentadas e insalubres, e estão resolvidos a fazer com Deus um concêrto com sacrifício, não hão de continuar a satisfazer o seu apetite com alimentos que sabem ser prejudiciais à saúde. Deus requer que o apetite seja apurado, e se pratique a renúncia no tocante às coisas que fazem mal. É esta uma obra que tem de ser feita antes que o povo de Deus possa ser apresentado diante dÊle perfeito. — Test. Sel. (Ed. Mundial), Vol. III, pág. 354.

Beber chá e café é pecado, uma complascência prejudicial, que, como outros males, prejudica a alma. — Counsels on Diet and Foods, pág. 425.

Nossos hábitos de comer e beber mostram se so-mos do mundo ou estamos entre os que o Senhor, por Seu potente cutelo da verdade separou do mundo. — Temperance, pág. 141.

Por preceito e exemplo, esclareçam que o alimento que Deus deu a Adão, em seu estado isento de pecado, é o melhor para o uso do homem, ao buscar êle reaver êsse estado de pureza. — Test. Sel. (Ed. Mundial), Vol. III, págs. 138 e 139.

Para os nossos primeiros pais, o apetite intemperante resultou em perda do Éden. A temperança em tôdas as coisas tem mais que ver com a nossa restauração no Éden, do que os homens reconhecem. — Counsels on Diet and Foods, pág. 43.

Assim como nossos primeiros pais perderam o Éden por meio da complascência com o apetite, nossa única esperança de reaver o Éden consiste no firme refreamento do apetite e das paixões. — Idem, pág. 59.

Devemos acautelar-nos de que o que é introduzido no estômago não nos expila da mente os pensamentos elevados e santos. — Medicai Ministry, pág. 275.

“O Maior Empecilho para … a Santificação”

É a condescendência com o apetite e as paixões que torna a verdade sem efeito para o coração. Impossível é ao espírito e ao poder da verdade santificarem o homem — a alma, corpo e espírito — quando êle é dominado pelo apetite e as paixões. — Test. Sel. (Ed. Mundial), Vol. I, pág. 423.

Não nos é possível glorificar a Deus enquanto vivemos em violação das leis da vida. Não pode o coração de forma alguma manter-se consagrado a Deus enquanto condescende com o apetite concupiscente. O corpo doente e o intelecto desordenado, pela contínua complascência com a concupiscência prejudicial, tornam impossível a santificação do corpo e do espírito. — Counsels on Diet and Foods, pág. 44.

Ela [a santificação] não é mera teoria, emoção ou uma forma de palavras, mas um princípio vivo, ativo, que faz parte da vida diária. Requer que os nossos hábitos de comer, beber e vestir, sejam tais que garantam a preservação da saúde, física, mental e moral, para que apresentemos ao Senhor o nosso corpo — não como oferta corrompida pelos maus hábitos, mas — “um sacrifício, vivo, santo e agradável a Deus.” — Temperance, pág. 19.

Deus requer de Seu povo avanço constante. Precisamos aprender que a complascência com o apetite é o maior empecilho para o desenvolvimento mental e a santificação da alma. . . . Conserve em mente o indivíduo que busca possuir pureza de espírito, que em Cristo há poder para dominar o apetite. — Counsels on Diet and Foods, pág. 127.

De todos se exige que façam quanto possam para manter o corpo saudável e sã a mente. Se satisfizerem um apetite pervertido e, por assim procederem embotarem as suas sensibilidades, e entenebre-cerem as suas faculdades perceptivas de forma que não possam apreciar o exaltado caráter de Deus, nem se deleitem no estudo de Sua Palavra, podem estar certos de que Deus lhes não aceitará a oferta indigna mais do que a de Caim. Deus dêles requer que se purifiquem de tôda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor do Senhor. Depois de o homem haver feito tudo quanto pode para assegurar-se a saúde, com refrear o apetite e as paixões torpes, para que possua mente sã e imaginação santificada, para que preste a Deus uma oferta de justiça, então é salvo sòmente por um milagre da graça divina, como o foi a arca sôbre as ondas encapeladas. Noé fizera tudo quanto Deus dêle requerera para tornar segura a arca; Deus realizou o que o homem não podia fazer e, por Seu miraculoso poder preservou a arca. — Idem, págs. 49 e 50.

Um estômago sobrecarregado significa uma men-te sobrecarregada. As mais preciosas palavras po-dem ser ouvidas e não apreciadas, porque a mente está confusa por uma alimentação imprópria. Pelo excesso de alimento tomado no sábado, muitos fazem mais do que imaginam para incapacitarem-se para receber o benefício das suas sagradas oportunidades. — Idem, pág. 46.

No sábado, na casa de Deus, sentar-se-ão e dormirão os glutões sob as verdades ardentes da Palavra de Deus. Não podem manter abertos os olhos, nem compreender os solenes sermões proferidos. — Testimonies, Vol. II, pág. 374.

A intemperança no comer, ainda que alimento de boa qualidade, exercerá sôbre o organismo in-fluência deprimente, e embotará as mais vivas e santas emoções. — Counsels on Health, pág. 123.

O uso excessivo do melhor alimento produzirá estado mórbido do senso moral. . . . Hábitos errôneos de comer e beber conduzem a erros de pensamento e ação. A complacência com o apetite fortalece as propensões animais, dando-lhes a ascendência sôbre as faculdades mentais e espirituais. . . . Tudo quanto luta com as leis naturais cria um estado doentio da alma. — Review and Herald, de 25 de jan°. de 1881.

O excesso na alimentação exerce no organismo efeito pior do que o excesso de trabalho; as ener-gias da alma são mais inteiramente debilitadas pela intemperança na alimentação do que pela intemperança no trabalho. — Counsels on Health, pág. 160.

Empecilho para a Perfeição Cristã

Não pode o Espírito de Deus vir em nosso auxílio, e ajudar-nos no aperfeiçoamento do caráter cristão enquanto condescendemos com o apetite com dano para a saúde, e enquanto prevalece a soberba da vida. … É impossível que os que condescendem com o apetite atinjam a perfeição cristã. — Counsels on Diet and Foods, pág. 57.

É impossível para os que dão rédea sôlta ao apetite, atingirem a perfeição cristã. — Idem, pág. 236.

A saúde do corpo deve ser considerada como essencial para o crescimento na graça e para a aquisição de temperamento estável. Se o estômago não fôr bem cuidado, a formação do caráter moral íntegro será prejudicada. — Test. Sel. (Ed. Mundial), Vol. III, pág. 360.

A arte culinária deficiente está desgastando as energias da vida de milhares. Mais almas se per-dem por esta causa do que muitos imaginam. — Counsels on Health, págs. 116 e 117.

É um sagrado dever para os que cozinham o saber preparar alimento saudável. Muitas almas se perdem em razão de um errôneo modo de preparar a comida. — A Ciência do Bom Viver, pág. 258.

Os que são escravos do apetite, no entanto, deixarão de aperfeiçoar o caráter cristão. — Test. Sel. (Ed. Mundial), Vol. I, pág. 422.

É impossível que quem quer que seja, viva in-temperantemente no tocante ao regime alimentar, e ao mesmo tempo mantenha larga dose de paciência. — Idem, Vol. IV, pág. 141.

A capacidade controladora do apetite provar-se-á a ruína de milhares, ao passo que, se houvessem sido vencedores nesse ponto, teriam fôrça moral para alcançar a vitória sôbre tôdas as demais tentações de Satanás. — Counsels on Health, pág. 574.

O alimento insalubre pôsto no estômago fortalece os apetites que combatem contra a alma, desenvolvendo as propensões baixas. A alimentação cárnea tende para o desenvolvimento da sensualidade. O desenvolvimento da sensualidade diminui a espiritualidade, tornando a mente incapaz de compreender a verdade. … A natureza física será posta em conflito com a natureza espiritual. . . . Êle [Deus] não pode iluminar a mente do homem que transforma o estômago em cloaca. Êle não ouve as orações dos que estão andando à luz das faíscas que êles mesmos acenderam. — Idem,pág. 576.

Refreiem os membros de nossas igrejas todo apetite egoísta. Cada níquel gasto com chá, café e alimento cárneo é pior do que esbanjado, porque essas coisas entravam o melhor desenvolvimento das . . . faculdades espirituais. — Medicai Ministry, pág. 274.

A complacência com o apetite afeta-os em tôdas as relações da vida. É vista em sua família, na sua igreja, nas reuniões de oração, e no procedimento de seus filhos. Tem-lhes sido a maldição da vida. Não podeis fazer-lhes compreender as verdades pa-ra êstes últimos dias. — Counsels on Helath, pág. 152.

A intemperança no comer e no beber, determinando, como o faz, a satisfação das paixões baixas, prepara aos homens o caminho para desrespeitarem todos os deveres morais. Ao serem assaltados pela tentação, pouco poder têm êles para a resistência. — Patriarcas e Profetas, pág. 410.