Tanto na Palavra de Deus como nos escritos de Ellen White, encontramos muitos conselhos para que o filho de Deus estude e adquira conhecimentos que possam capacitá-lo melhor a servir ao Senhor. Salomão não só diz que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria”, mas contrasta esta declaração, dizendo: ‘‘Os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” (Prov. 1.7). Colocando a segunda parte do versículo em sentido positivo, poderíamos dizer, então: Os sábios prezam muito a sabedoria e a instrução, porque o princípio da sabedoria é o temor do Senhor.
Atraem-nos a atenção as palavras ditas pelo sábio pouco antes das que acabamos de comentar: ‘‘Para o sábio ouvir e crescer em sabedoria” (Prov. 1:5). Segundo esta declaração, o sábio terá permanente interesse em aumentar o seu conhecimento. Ellen White fala do mesmo assunto em Obreiros Evangélicos, quando diz: ‘‘Os homens de Deus precisam de ser diligentes no estudo, esforçados na aquisição de conhecimentos, nunca desperdiçando uma hora. Mediante esforços perseverantes, podem atingir quase qualquer grande eminência como cristãos, como homens de poder e influência” (Obreiros Evangélicos, pág. 278). Os objetivos do aumento do saber e da elevação dos servos de Deus a um maior grau de eficiência no desempenho de qualquer ministério, acham-se bem na base do que se conhece com o nome de Educação Contínua.
Em nenhuma profissão se pode continuar desempenhando com êxito uma atividade com o preparo que se adquiriu ontem. Num mundo como o nosso, que dia a dia vê o vertiginoso avanço da tecnologia, não podemos, como ministros e filhos de Deus, agir diferente de todo profissional que procura ter um bom desempenho. Advogados, contadores, dentistas, médicos, enfermeiras e outros profissionais sentem a necessidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e de atualizar-se em suas respectivas áreas.
Faz algum tempo, a Associação Ministerial da Associação Geral preparou um programa de Educação Contínua que esteve servindo não só aos missionários dos Estados Unidos, como também a outras Divisões mundiais. Observando as vantagens que esse plano oferece, a Divisão Sul-Americana está organizando também um programa de Educação Contínua, a partir de um Centro de Educação Contínua em Brasília. A seguir, apresentamos informações gerais sobre esse programa que beneficiará não só os pastores e evangelistas, como também outros obreiros denominacionais, as esposas de missionários e também irmãos leigos.
Que é Educação Contínua?
Educação Contínua é um programa organizado para profissionais em serviço, ao invés de para aqueles que se estão preparando para uma profissão. Isto é, procura oferecer maior preparo, e até mesmo uma especialização, a pessoas que já estão desempenhando uma função.
O programa de Educação Contínua pretende oferecer ajuda a:
1. Os pastores adventistas e suas esposas;
2. Pastores não adventistas e suas esposas;
3. Administradores adventistas;
4. Obreiros de outras áreas e instituições; e
5. Líderes leigos de qualquer setor do programa da igreja.
O Centro de Educação Contínua
O programa de Educação Contínua na Divisão Sul-Americana será coordenado por um Centro de Educação Contínua (CEC) com sede em Brasília, onde serão preparados cursos do tipo ou estilo dos que são feitos por correspondência, e onde serão autorizados outros eventos que devem ser desenvolvidos em campos, instituições e uniões — todos eles outorgando um reconhecimento avaliado em Unidades de Educação Contínua (UEC).
Há uma comissão-diretora que orienta as atividades gerais e das pautas, para que se possa levar a efeito este programa da maneira mais ampla possível, para alcançar (espera-se), todos os obreiros e leigos com a preocupação de um melhor serviço. Será vital para o bom êxito deste programa, que os secretários ministeriais, os departamentais de educação, publicações, obra médica e outros que têm em suas fileiras um numeroso grupo de colaboradores, além do Departamento de Ministérios da Igreja e qualquer outra atividade que una o trabalho dos leigos com o dos missionários credenciados, levem avante projetos, eventos e cursos que melhorem o preparo de todos os que têm interesse na imediata terminação da obra.
Possíveis Programas do Centro de Educação Contínua
A Educação Contínua é medida em Unidades de Educação Contínua (UEC), sem valor acadêmico. Contudo, a E.C. pode, em certos casos, ser ministrada na forma de educação acadêmica que leva a um diploma. Portanto, poderíamos, generalizando, englobar as atividades possíveis neste programa de três grupos:
1. Programas de Educação Contínua que concedem crédito acadêmico.
Estes seriam a participação dos obreiros e leigos interessados nos cursos regulares fornecidos pelo SALT e as matérias regulares do grau em bacharelato (para os que não tiverem este curso), e qualquer outro evento, como por exemplo os cursos denominacionais.
2. Cursos de estudo individual. Estes cursos, preparados pela Associação Ministerial, pelo Centro de Educação Contínua e por outros departamentos da igreja, constarão de um guia de estudo, livros de texto e cassetes ou outros materiais, que o interessado deverá estudar em sua própria casa.
3. Eventos de grupo. Especialmente no começo, este programa prestará seus benefícios em reuniões ou concílios de obreiros, nos quais será ministrada instrução em classe e cursos que levarão em conta os objetivos da Educação Contínua.
Funcionamento do Programa
Enquanto se preparam os cursos para estudo individual, o programa de Educação Contínua constará basicamente dos cursos organizados nas reuniões e cursos de obreiros, e dos cursos do SALT ou outros eventos organizados pelos campos e instituições no território de nossa Divisão.
Espera-se que cada missionário preencha cada ano 20 horas de estudos. Os registros de UEC alcançados serão obtidos pelos mesmos administradores que têm o registro de serviço dos missionários. As Unidades de Educação Contínua alcançadas pelos leigos também serão conservadas em registros levados por essas mesmas pessoas.
Já estão com os administradores de campo, com os secretários ministeriais e outros departamentais as várias instruções básicas para iniciar as atividades deste programa em todos os lugares de nosso território. Brevemente estará disponível um manual para o programa de Educação Contínua, para todos os que tiverem interesse em recebê-lo.
Convidamos os dirigentes da igreja, os secretários ministeriais e todo departamental envolvido, bem como a todo pastor e leigo interessado em conseguir um maior desenvolvimento de suas habilidades para o serviço, a fazerem a sua parte, a fim de que este programa obtenha o melhor resultado e para que os benefícios deste melhor preparo se manifestem no desenvolvimento de todos os ministérios que o Espírito Santo confiou à igreja.
E. BECERRA