“A oração é a chave nas mãos da fé para abrir o celeiro do Céu, onde se acham armazenados os ilimitados recursos da Onipotência ” — Ellen White

Você crê realmente na oração? Porventura, a oração tem feito diferença em sua vida? Tem você a certeza de que, ao orar, está conversando com Deus? Tem certeza de que Ele lhe responde? Essas perguntas nos levam a refletir um pouco mais sobre a oração.

Em meio à vida agitada que temos, muitas vezes não oramos suficientemente. Oramos apenas pelas questões consideradas mais urgentes, e deixamos de reservar tempo adequado para nos aproximarmos de Deus, conhecê-Lo melhor e compartilhar com Ele os anseios mais profundos do nosso coração. Em nossas orações rápidas, deixamos de receber muitas bênçãos que estão reservadas para nós.

Todas as pessoas têm necessidades não supridas, diante das quais nos sentimos impotentes. Por isso mesmo, necessitamos colocar nossas expectativas nas mãos do Senhor, seguindo os passos do salmista que disse: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; porque dEle vem a minha esperança.” Sal. 62:5. Precisamos nos habituar a expor diante do Senhor todas as nossas necessidades e descansar confiantes.

Resposta milagrosa

Faz alguns anos, participei de um encontro da Afam da Associação Sul-Mato-Grossense. A programação estabelecia que haveria momentos de oração intercessora, da qual participaríamos com uma companheira de ministério. Ao me ajoelhar com uma colega e ouvir seu pedido de oração, confesso que me senti muito pequena para interceder em seu favor, diante de Deus. Comentei, então: “Sem dúvida, este pedido é muito especial e importante para você, não é verdade?” Ela respondeu, dizendo que durante muitos anos orava a respeito do problema, e tinha lançado mão de todos os recursos oferecidos pela Medicina. Ela queria ter o privilégio de ser mãe.

Depois de orarmos juntas e nos abraçarmos, prometi à minha colega que apresentaria seu pedido em todos os lugares por onde passasse. E assim foi. Em outros congressos e encontros, muitas pessoas oraram pelo mesmo pedido. Depois de um ano e meio, voltei ao Mato Grosso do Sul, a fim de participar de um congresso do Ministério da Mulher. Durante os momentos de testemunhos de bênçãos recebidas, percebi minha colega lá no palco, tendo nos braços a resposta da nossa oração: seu bebê. Foi um momento de muita emoção, alegria e gratidão a Deus.

Lembrei-me, então, da prece que fizemos juntas e, a partir daquele momento, comecei a orar expressando louvor e agradecimento a Deus, pela bênção recebida. De fato, a oração é uma fascinante experiência espiritual. Emociona-me lembrar que servimos ao Deus do impossível. Nada existe difícil para Ele, podemos orar e confiar.

Hábito diário

Devemos fazer da oração intercessora um hábito em nossa vida, na certeza de que Deus responde às nossas preces. Responde ao pecador contrito, à criança, a todos nós. É bom lembrarmos que Ele age segundo Seu sábio e amoroso plano estabelecido para cada indivíduo, satisfazendo às expectativas mais extraordinárias e também aos mais simples anseios do nosso dia-a-dia. Nenhum fardo é tão pesado que Ele não possa nos ajudar a carregar, nenhuma dor está além de Seu poder para aliviar e curar. Precisamos aprender a colocar sobre Ele, não sobre pessoas ou coisas, todas as nossas expectativas.

Oremos em todos os momentos. Oremos por nossos familiares, amigos e vizinhos. Permitamos que o Espírito Santo nos torne intercessoras com poder.

Meibel Mello Guedes, esposa de pastor na Associação Sul-Paranaense