Saúde e Bem-Estar Total — Panamá Expo ’84 constituiu um marco na história do evangelismo no Panamá. Foi um programa singular que contou com a presença, como evangelista, de nosso líder mundial, Pastor Neal C. Wilson.

Poucos meses antes, a Cidade do Panamá sofreu o impacto da presença do máximo representante da Igreja Romana, que exaltou as emoções de seus adeptos. Esta foi a ocasião mais emocionante para a Igreja Católica. Depois dessa euforia, fomos avisados de que o Pastor Neal C. Wilson escolhera este pequeno mas movimentado país centro-americano para realizar sua campanha evangelística.

Esta notícia foi muito bem acolhida, e toda a Igreja Adventista do Sétimo Dia começou a trabalhar com entusiasmo para tornar essa ocasião uma experiência ditosa. A preparação do terreno foi breve, pois dispúnhamos apenas de dois meses após a confirmação da notícia. Os membros, os pastores, estudantes do CADES, a Associação, a União e a Divisão entraram num concerto nunca visto anteriormente. Foi realmente uma experiência agradável.

Desde sua chegada ao Aeroporto Internacional Ornar Torrijos, nosso presidente, Pastor Neal C. Wilson e esposa, o Dr. M. Hardinge e o Pastor Charles Brooks foram recebidos com toda a hospitalidade, simpatia e carinho que caracterizam o povo panamenho. Os representantes do governo estiveram presentes para dar-lhe as boas-vindas no Salão Diplomático; imediatamente depois, uma delegação de jovens adventistas, desbravadores e irmãos também davam as boas-vindas a tão distinguida visita. Cumpre mencionar que duas unidades das Forças de Defesa escoltaram a este líder mundial adventista.

Programou-se uma série de visitas, entrevistas e compromissos com a imprensa, habilmente dirigidas pelo jovem Aponar Castillo, diretor de Relações Públicas.

Os dias passaram velozmente, e chegou o momento especial quando foi inaugurada a Expo Saúde ’84 pelo Dr. Gaspar Garcia de Paredes, Ministro de Saúde. Na noite inaugural foram superados os limites de capacidade do salão principal, que eram de 2.000 assistentes. Calculamos que nessa noite houve mais de quatro mil pessoas presentes, a maioria das quais ficou em pé durante o programa.

Cada noite foram exibidos dez módulos de saúde, em que eram dadas orientações sobre medicina preventiva. O Pastor Charles Brooks preparava o ambiente espiritual com a música cristã habilmente acompanhada pelo organista, Pastor Gerald Penick. Em seguida o Dr. Hardinge expunha seu assunto de saúde, que se relacionava perfeitamente com o tema espiritual que seria apresentado pelo Pastor Neal C. Wilson. Os assuntos eram traduzidos para o espanhol pela penetrante voz do Pastor Israel Leito; tudo se combinava como um lindo mosaico, para dar colorido à pregação da Palavra de Deus.

A assistência sempre se manteve uniforme. Se tivéssemos que qualificar estas experiências, diríamos que foram elevadoras, inspiradoras e edificantes. Cristo foi exaltado e levantado perante os assistentes e, como era esperado, centenas de pessoas O 24 O MINISTÉRIO/JAN.FEV/1985 aceitaram. Dois dias antes da cerimônia batismal, o prefeito da cidade, engenheiro Nelson Espino, compareceu às reuniões e entregou as chaves da cidade e um pergaminho “Honra ao Mérito’’ tanto ao Dr. Hardinge como ao Pastor Neal C. Wilson. Expresso os meus profundos agradecimentos por esse ato que coroou todas as atenções anteriores que nossos dirigentes receberam da parte de nossas autoridades. Louvado seja Deus!

Todo bom começo tem um grande fim. No sábado 3 de março foram batizadas 307 almas em duas grandes piscinas instaladas para essa ocasião no Centro de Convenções ATLAPA. Nos meses de janeiro e fevereiro tinham sido batizadas 146 almas, o que dá um total de 453 almas. À tarde, todos os pastores através do país informaram que, no total, foram batizadas 1.287 pessoas.

Os presidentes dos Campos e os administradores da União Centro-Americana se reuniram conosco para realizar este batismo solene. O Pastor George Brown, Presidente da Divisão Interamericana, esteve presente à cerimônia, que ele qualificou de “extraordinária”.

Como resultado das conferências e do impacto que elas causaram no país, temos um lindo grupo de irmãos que, segundo esperamos, logo se transformará numa igreja organizada.

O que ocorreu no Panamá é um testemunho de que “a colheita é farta”…, e que, como dirigentes, pastores e leigos, temos como prioridade o evangelismo, a pregação das Boas-Novas do Reino. A missão da Igreja é preparar um povo para a segunda vinda de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. No Panamá o Pastor Wilson demonstrou perante o mundo que o mais importante, “como dizemos na Divisão Interamericana”, é ganhar almas para honra e glória de nosso Deus.

Desejamos expressar nossa gratidão ao Pastor Wilson, a sua equipe e a todos os que participaram deste grande esforço evangelístico. Oxalá as chamas do evangelho sempre permaneçam acesas em nosso coração até a segunda vinda de nosso Salvador Jesus Cristo!

Humberto Moreno Vargas, presidente da Associação do Panamá