O título acima é o mesmo do último capítulo do livro Ministério Pastoral, de autoria de Ellen G. White, traduzido e lançado neste ano pela Associação Ministerial da Divisão Sul-Americana e pela Casa Publicadora Brasileira. A leitura desse livro vai renovar seu ministério. Ele nos apresenta Cristo, o Pastor principal, que provê o modelo perfeito para Seus subpastores. Aponta-lhes Seu exemplo de amor que O levou a dar a vida para libertar Suas ovelhas. Se cada pastor, hoje, imitar Seu exemplo de abnegação, o rebanho sob seus cuidados prosperará.

Cada característica da vida do grande exemplo deve ser cuidadosamente estudada. Convido você a refletir sobre estas características:

“Cristo veio dar um exemplo correto do que significa ser um pastor conquistador de pessoas para o reino dEle. Somos chamados a imitá-Lo”

Comunhão – A oração foi o centro do ministério de Cristo. Nas montanhas da Galileia e no monte das Oliveiras, o Amado de Deus orou pelos pecadores. Então, saiu para ministrar-lhes. Esse exemplo de Jesus nos mostra como podemos enfrentar os embates pastorais.

Relacionamento – Cristo Se identificou com Seu povo. Identificou-Se com as necessidades das pessoas. Os sofrimentos delas eram também Seus sofrimentos. Em certa ocasião, disse Ele: “Tive fome, e Me destes de comer; tive sede, e Me destes de beber; era forasteiro, e Me hospedastes; estava nu, e Me vestistes; enfermo, e Me visitastes; preso, e fostes ver-Me” (Mt 25:35, 36).

O amor, a misericórdia e a compaixão estavam presentes em cada ato do ministério de Jesus.

Ele foi o Líder-Servo. Portanto, a fim de que tenha êxito como Jesus, você deve liderar humildemente, à semelhança dEle. Os pastores desprezados por aqueles aos quais serve devem recordar que Jesus também foi desprezado.

Jesus costumava organizar Seu dia de tal modo que, à tardinha pudesse ministrar à classe trabalhadora. Assim, ande com Ele, fale dEle, imite-O. Não Se exalte nem por palavras nem por ações. Fale de Cristo, ore em nome dEle, seja dependente dEle e pregue sobre Ele. Essa é a qualidade ministerial que atesta a realidade de que o pastor foi chamado e escolhido por Deus.

Missão – Cristo veio dar um exemplo correto do que significa ser um pastor conquistador de pessoas para o reino dEle. Trabalhou constantemente por um objetivo, ou seja, todos os Seus poderes foram empregados em favor da salvação de seres humanos. Assim, o bom pastor busca diligentemente ovelhas perdidas e as recebe amorosamente no redil.

O ministério de Jesus consistiu em pregar e educar as pessoas; Ele foi o Pregador-Mestre, que hoje acompanha e inspira os modernos subpastores. Embora tenham passado muitos séculos, a passagem do tempo não mudou Sua promessa feita aos Seus discípulos: “Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28:20).

Desde a ascensão de Cristo até nossos dias, os homens ordenados por Deus se tornaram mestres da fé. Cristo, o Supremo Pastor, realiza e supervisiona Sua obra por meio desses subpastores. Assim, a posição ocupada por aqueles que trabalham na pregação e no ensino da Palavra está revestida de especial importância. Como embaixadores de Cristo, eles rogam às pessoas que se reconciliem com Deus. Não negligenciemos o cumprimento dessa missão.