Uma das coisas que marcam a vida do pastor é acompanhar a conversão de pessoas a Cristo. É algo tão ímpar que se pode sentir claramente a mão de Deus e a atuação do Seu Espírito.

No meu quarto ano de ministério, fui designado para assumir o distrito da ­cidade de Durazno, Uruguai. Alguns anos antes, um colega havia planejado abrir ali uma congregação no bairro La Figuera. Lembro-me de que, ao chegar, fiz de tudo para contratar um instrutor bíblico, a fim de realizar pesquisas de interesse em estudos bíblicos com a população. Entretanto, isso não foi possível durante meu primeiro ano de trabalho. Com o apoio dos irmãos, continuamos orando e, no ano seguinte, conseguimos dois instrutores bíblicos para nos ajudar. A população do bairro era constituída por pessoas de poucos recursos e que haviam recebido casas construídas pelo governo em um local livre de inundações.

Quando começamos a visitar os interessados, conhecemos Carolina, cuja vida era muito complicada. Ela cuidava de dois filhos e de vários sobrinhos, vivendo em uma casa de apenas dois cômodos apertados. O alimento era escasso, e toda comida que conseguia vinha dos restaurantes populares do município. Eduardo, o instrutor, começou a estudar a Bíblia com Carolina; no entanto, ela se encontrava sobrecarregada e tinha dúvidas a respeito de Deus. Envolver-se em um estudo bíblico normal era algo muito difícil para ela. Durante várias semanas, o instrutor e eu passávamos pelo menos duas horas reunidos com Carolina. A primeira hora ouvindo seus problemas, esperando que ela desabafasse, para que, então, pudéssemos estudar a Bíblia, falar sobre Deus e deixar algo para preencher seu vazio.

Carolina fumava, bebia, era viciada em jogos de azar e gostava de ir a bailes. Para ela, isso era uma vida normal, até começar a estudar as Escrituras. Foi maravilhoso ver como o Espírito Santo realizou nela a transformação. Cada semana, após estudarmos a Bíblia e orarmos por ela, suas lutas internas aumentavam; contudo, sua fé era fortalecida pelo poder divino. Seu vocabulário, repleto de palavras grosseiras, começou a mudar. Ela deixou de jogar, porque entendeu que devia confiar na direção de Deus em sua vida mais do que nos jogos e na sorte. Parou de fumar e beber. Tudo como resultado de seu profundo relacionamento com Jesus, por meio da oração e do estudo da Palavra de Deus.

O fim das conferências evangelísticas e dos estudos se aproximava, e vários interessados estavam preparados para o batismo, inclusive Carolina. Contudo, havia um problema: o grupo que se formaria ainda não tinha lugar para se reunir. Foi então que Carolina propôs o seguinte: “Podemos usar o salão que tenho nos fundos de casa. Vamos reformá-lo e realizaremos as reuniões e os cultos ali.” Foi a resposta às nossas orações!

Pouco tempo depois, alguns missionários da Argentina foram nos auxiliar. Eles nos ajudaram a reformar e pintar o salão. Instalamos no local uma lareira, para amenizar a temperatura no inverno. Assim o ambiente ficou pronto para que começássemos as reuniões da igreja naquele lugar. No fim do ano, sete pessoas entregaram a vida a Cristo e foram batizadas. Depois disso, outros interessados tomaram a mesma decisão.

Dessa experiência, o que mais me impressionou foi a transformação da vida de Carolina, algo sobrenatural, somente possível por meio do Espírito Santo! Tudo nela se tornou diferente, sua fisionomia, seu vestuário e seus hábitos. Eu tinha certeza de que, com Jesus, apesar dos problemas, a vida seria melhor para ela e sua família. Aprendi que os esforços humanos têm seu valor quando nos dispomos a compartilhar a Palavra de Deus, mas que o mais importante, o milagre do novo nascimento, só pode ser realizado pelo Espírito do Senhor. 

Néstor Oleynick é pastor no Uruguai