A promessa da chuva serôdia não é para o futuro. Ela está começando a cumprir-se hoje. Estais preparados?

Ao olhar através dos tempos com visão profética, Zacarias chegou até os nossos dias. Ele se interessou pelos acontecimentos finais do grande conflito entre Cristo e Satanás. Temendo que os filhos de Deus se tornassem descuidados e esquecidos nos últimos dias, ele os aconselhou a se prepararem para o principal acontecimento da História. Sua mensagem foi: “Pedi ao Senhor Chuva nos tempos da Chuva serôdia, ao Senhor, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiros, e a cada um erva no campo” (Zac. 10:1).

Espera-se que eu, um líder escolhido pela igreja mundial dos adventistas do sétimo dia, ajude a levar nossos membros a um relacionamento com Deus. Por causa da responsabilidade que me confiastes, sinto a necessidade de dar exemplo. A mesma responsabilidade repousa sobre cada líder de nosso povo, seja na família, na igreja local ou em uma divisão geográfica da igreja mundial.

Tenho a crescente responsabilidade de fazer com que cada um de nós se prepare para receber o derramamento da chuva serôdia. Seria exagerar, dizer que a importância e urgência de receber este poder prometido superam todos os outros assuntos que a igreja enfrenta? Deus nos está chamando para um mais estreito relacionamento com Ele, a fim de que nos possa conceder o poder de Seu Espírito e usar-nos para a finalização de Sua obra na Terra. Digo isto por estar convencido de que chegou o tempo de irmos para o lar.

Ter o Espírito AGORA

Outrora, quando se falava sobre a chuva serôdia e a concessão do Espírito Santo, havia um consenso de que necessitávamos desse poder e de que algum dia Deus irá conceder a chuva serôdia a Sua igreja. Uma vez, porém, que mantenhamos e nutramos a idéia de “algum dia”, adiaremos a obra que deveríamos fazer para preparar-nos para receber o prometido dom.

Deus tem procurado levar-nos a entender que precisamos abandonar a idéia de “algum dia”, e apegar-nos a Sua palavra. Deseja Ele dar-nos o poder do Espírito Santo AGORA. “A descida do Espírito Santo sobre a igreja é olhada co-mo estando no futuro; é, porém, o privilégio da igreja tê-la agora. Buscai-a, orai por ela, crede nela. Precisamos tê-la, e o Céu espera para concedê-la.” — Evangelismo, pág. 701. O Senhor não só nos afirma que podemos ter o Espírito agora, mas nos diz, pelo uso de três imperativos, o que devemos fazer a fim de recebê-Lo: buscar, orar e crer.

Crede nela

Se Deus está ansioso para conceder-nos este dom, por que somos tão relutantes em pedi-lo e aceitá-lo — especialmente quando sabemos que ele capacitará a igreja a terminar a missão que lhe foi indicada e apressar dessa maneira o retorno de Jesus? A mensageira de Deus, Ellen White, pleiteia conosco para que peçamos este dom, oremos por ele e creiamos em que podemos tê-lo agora. Caros companheiros, não temos o que esperar.

Atrevo-me a dizer que muitos entre nós não compreendemos que os Céus esperam conceder-nos o Espírito Santo na experiência da chuva serôdia agora. Talvez Satanás vos tenha feito esquecer esta promessa ou a tenha ocultado de vós. Ou talvez tenhais estado a esperar um convite para crer nela e aceitá-la. Comprometi-me a relembrar nossos líderes e nosso povo desta verdade em toda oportunidade que tiver. Creio que Deus quer dizer o que nos disse.

Agradeço a Deus pelo fato de alguns dos administradores de nossas Associações e Uniões estarem tomando a Deus em Sua palavra, e por começarem a ajustar sua maneira de agir à obra de Deus, permitindo serem ajudados de acordo com sua fé. Deveria fazer vibrar o coração de cada Adventista do Sétimo Dia, saber que Deus quer conceder-nos a chuva serôdia agora. Deveria motivar-nos a um mais íntimo relacionamento com nosso Senhor e Salvador e uns com os outros. Queridos irmãos, permiti-me desafiar vossa fé. Aceitai o plano apresentado pela profetisa de Deus. Podemos ter o Espírito Santo AGORA. Deus prometeu.

Orai por ela

Ellen White nos diz que não devemos apenas crer, mas que devemos agir de acordo com nossa crença. Tenho ficado profundamente impressionado com relação à freqüência com que ela faz ligação entre o recebimento deste dom e a oração.

Este é o segundo imperativo para o recebimento da chuva serôdia — devemos orar especificamente por ele. Muitas vezes acrescentamos o pedido em favor do Espírito em nossas orações quase como uma reflexão tardia, ou nele tocamos de longe numa lista de assuntos que desejamos trazer à apreciação de Deus. Para ser honesto, no passado eu não orava pelo derramamento do Espírito Santo sobre a igreja com a intensidade e o fervor com que devia. Por aceitar a promessa de que a igreja pode receber o Espírito agora, estou gastando bem mais tempo falando com Deus sobre isto do que o fiz no passado.

Em alguns lugares, como na Associação da Grande Nova Iorque, os obreiros estão orando três vezes ao dia pelo derramamento da chuva serôdia. Esse tempo, contudo, está sendo aumentado; com bons resultados.

Jamais deveríamos pensar que chegará o tempo em que teremos orado o suficiente em favor do dom da chuva serôdia. “Não estamos querendo incomodar suficientemente ao Senhor, e pedir-Lhe o dom do Espírito Santo. E o Senhor deseja que O perturbemos quanto a este assunto. Ele deseja que insistamos com nossas petições ao trono” (Loma Linda Messages, pág. 408).

De novo: “A dispensação na qual agora esta-mos vivendo deve ser, para aqueles que pedem, a dispensação do Espírito Santo. Suplicai-Lhe a bênção…. O derramamento do Espírito San-to é indispensável. Devemos orar por ele…. Orai sem cessar e vigiai agindo de acordo com vossas orações. Quando orardes, crede, confiai em Deus. É no tempo da chuva serôdia, que o Senhor dará do Seu Espírito em grande medi-da. Sede fervorosos na oração, e vigiai no Espírito” (The Bible Echo, 7 de nov. 1898).

“O dom do Espírito Santo na experiência da chuva serôdia levará a igreja à correta posição, a fim de que Deus possa agir por seu intermédio.”

Quando leio declarações como estas, sinto-me cada vez mais impressionado com a insistência de Ellen White sobre este assunto e com a urgência que Deus deve ter tido ao comunicar esta instrução a Sua mensageira. A urgência e intensidade transmitidas por Ellen White revelam a urgência que Deus experimenta e comunicou a ela. Oro para que eu, de minha parte, seja capaz de compreender pessoalmente e transmitir-vos este senso de urgência e intensidade.

Sinto-me grandemente encorajado quando ouço relatórios de administradores da igreja que não somente crêem que é possível ter o dom da chuva serôdia agora, mas que estão pondo em ação a sua crença. Por exemplo, o presidente da União Atlântica na Divisão da América do Norte, crendo que o Espírito Santo lhe está disponível, e a todos os membros e líderes de sua União, começou uma vigília de oração em favor da chuva serôdia no escritório da União. Faz agora mais de um ano, nossos obreiros daquele escritório têm orado três vezes ao dia pelo derramamento da chuva serôdia sobre seu campo e o campo mundial.

Os funcionários do escritório da Associação da Grande Nova Iorque têm seguido o mesmo plano. Na verdade, a União seguiu este plano baseado naquilo que já estava acontecendo na Associação da Grande Nova Iorque. Não apenas os obreiros do escritório daquela Associação oram três vezes ao dia pela chuva serôdia, mas os obreiros do ministério de vanguarda de Nova Iorque gastam três horas em oração cada segunda-feira de manhã antes que os da vanguarda saiam pelas ruas de Nova Iorque. Mas isto não é tudo. Cada ano o grupo do ministério de vanguarda entra no que eles denominam “10 Dias de Oração”, uma sessão de oração que é franqueada a todos os obreiros da Associação, de acordo com a irmã Juanita Kretschmar, esposa do presidente da Associação e diretora do ministério de vanguarda. Em 1989 os 10 Dias de Oração resultaram no batismo de um bispo Católico Ortodoxo.

Sob a liderança do presidente da União-Associação, outros presidentes de Associação na União Atlântica estão agora dirigindo os obreiros de seu escritório numa vigília de oração em favor da chuva serôdia. Nos escritórios das Associações da Nova Inglaterra do Norte e de Nova Iorque ascendem três vezes ao dia orações em favor do poder que devemos ter se quisermos que a obra seja terminada.

Buscai-a

Até aqui temos sido ocasionais quanto a orar em favor da chuva serôdia, crendo que receberemos este dom em alguma ocasião no futuro. Bem poucos de nós o temos buscado ativamente. Precisamos mudar nossas orações para refletir o sentido de urgência do Céu quanto a este dom. Nossa crença de que podemos ter o Espírito agora deve basear-se numa fé viva e dinâmica. Devemos fazer um esforço consciente para entender pela Palavra de Deus e mediante a pena de Ellen White o que Deus nos ensinou a fazer para nos prepararmos para a chuva serôdia.

Deus não dará o Seu Espírito a uma igreja descuidada e indiferente. Nem concederá o poder contido neste dom enquanto ele continuar sendo um assunto de pequena monta e desprezado. Notai o que Deus requer de nós. “Não precisamos inquietar-nos com respeito à chuva serôdia. Tudo o que temos de fazer é conservar limpo o vaso, e com o lado certo voltado para cima e pronto para receber a chuva celestial, e conservar-nos orando: ‘Deixai que a chuva serôdia caia no meu vaso. Permiti que a luz do anjo glorioso que se une com a do terceiro anjo brilhe sobre mim; dai-me uma parte na obra; deixai-me fazer soar a proclamação; deixai-me ser um colaborador de Cristo Jesus’ ” (Upward Look, pág. 283).

A única resposta a todas as nossas necessidades

Com freqüência temos lido sobre o urgente apelo da mensageira do Senhor, no sentido de nos prepararmos para o derramamento da chuva serôdia. Ela tem afirmado que o recebimento desse dom é indispensável à igreja, que devemos tê-lo, que a igreja não pode prosperar sem ele e que todas as demais bênçãos podem ser esperadas se tivermos esse único dom. Contudo, pouco se pensa ainda sobre o Espírito Santo, e Seu poder e influência não é apreciado. Como igreja, conduzimos a obra que Deus nos confiou como se Ele fosse um Patrão ausente.

Esquecemos a lição ensinada pelo Antigo Testamento — Deus gosta de agir e intervir na história humana. Ele deseja revelar-Se ao mundo através de Seu povo. Ele deseja agir na história auxiliando, abençoando, salvando Seu povo, a fim de que as nações possam ver o Seu poder e glória, possam ver e saber quem Ele é, e alguns possam ser salvos. Ele, porém, não pode operar mediante Seu povo dessa maneira, enquanto este não se mantiver em correto relacionamento com Ele. O dom do Espírito San-to na experiência da chuva serôdia levará a igreja à correta posição, a fim de que Deus possa agir por seu intermédio. “Ele concederá o Seu Espírito na plenitude de Seu reavivamento, e não haverá recinto suficiente para recebê-Lo. Nada, a não ser o batismo do Espírito Santo, pode levar a igreja a esta correta posição, e a preparar o povo de Deus para o conflito que se aproxima rapidamente’’ (Carta 15, 1889).

Queridos colegas, o que pode ser mais claro? Todo o poder do Céu está à nossa disposição. O que mais podemos desejar? Como presidente da Associação Geral, desejo buscar ativamente a chuva serôdia, esforçando-me por preencher as condições apresentadas por Ellen White.

Creio que a igreja pode ter o Espírito Santo agora. Desejo expressar esta crença em toda oportunidade de que dispuser e de toda maneira possível. O derramamento da chuva serôdia será o assunto mais importante que levarei a Deus em oração.

Assumindo este compromisso, convido todos os líderes da igreja, pastores e membros a assumirem o mesmo compromisso. Apelo para que acrediteis, oreis e busqueis. Prezados líderes, começai reuniões de oração em vossas instituições, organizações e escritórios. Caros pastores e membros da igreja, criai grupos de oração em vossas igrejas e casas. Ou nos dispomos agora a alinhar-nos com a vontade e os propósitos de Deus, ou poderemos ser culpados de perder uma oportunidade áurea, na história das nações, de ver a obra terminada. Deixai que orações pelo derramamento da chuva serôdia ascendam a Jesus no santuário celestial e ao trono da graça, vinte e quatro horas por dia.

Que se diga agora, daqueles que buscam a chuva serôdia, o que se disse certa vez da British União Jack: que o sol jamais se põe nos membros da igreja adventista que estão buscando o derramamento do Espírito de Deus, orando por ele e nele crendo.