I
Não terás amigos íntimos alheios à Minha igreja. Lembra-te que se queres evitar que os jovens os tenham, deves dar-lhes o exemplo.
J]
Não farás um ídolo de nenhum dos membros de tua igreja. Não compactuarás com êle desculpando-lhe os pecados, nem na igreja, nem em sua casa nem em seus negócios. Não mostrarás preferência por êle nem o adularás por causa de seu dinheiro, sua influência ou seus talentos, porque o Senhor teu Deus te pôs para repreender o pecado em todos.
III
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, e mesmo em teus sermões e orações o pronunciarás com reverência, evitando sua repetição desnecessária, porque o Senhor não terá por inocente o que’ tomar Seu nome em vão.
IV
Lembra-te do dia de repouso para o santificar, preparando sermões es-pirituais e apresentando sempre o Crucificado como único remédio para todos os males. Sòmente desta forma lograrás corrigir os erros de teus paroquianos e poderás induzi-los ao arrependimento. Seis dias visitarás os membros de tua igreja e no sétimo apresentar-lhes-ás a Palavra de Deus, mostrando-lhes que o Senhor fêz os céus e a Terra em seis dias de vinte e quatro horas e repousou no sétimo, abençoando-o e instituindo-o como dia de descanso.
V
Honra a cada um de teus paroquianos diante dos demais, e nunca falarás mal de nenhum dêles, pois Jesus morreu por todos. De modo que, se quiseres ser grandemente apreciado na igreja, deves honrar a todos por igual.
VI
Não matarás com tua indiferença os membros humildes ou sem talentos destacados, ou aquêles com os quais não simpatizes.
VII
Não adulterarás a Palavra de Deus, misturando-a com teorias e ensinamentos humanos.
VIII
Não furtarás a reputação do membro que te haja criticado; antes procurarás corrigir-te se sua crítica é razoável.
IX
Não levantarás falso testemunho contra nenhum’ de teus paroquianos, exagerando um simples êrro ou tratando de fazê-lo aparecer como pe-cado grave; antes serás justo e eqüi-tativa em tudo.
X
Não cobiçarás a igreja de teu colega no ministério, não cobiçarás seus talentos, sua simpatia pessoal, seu dom de administrar, sua oratória, nem coisa alguma dêle.