Ao Colégio de Evangelistas Médicos, dos EE. UU., foi concedida a subvenção de 31.500 dólares para averiguar a incidência do câncer do pulmão e da laringe entre os adventistas do sétimo dia, no Estado da Califórnia.

Os fundos para essa pesquisa foram concedidos pelo Instituto Nacional de Saúde, seção do Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos, situado próximo de Washington. Os investigadores apontados para êsse projeto são o Dr. Frank Lemon, instrutor de Medicina preventiva e saúde pública, e o Dr. Lester Lonergan, professor assistente de farmacologia e terapêutica experimental.

O propósito da pesquisa, segundo informa o Dr. Lemon, investigador-chefe do projeto, é determinar a taxa de ocorrência de câncer do pulmão e da laringe entre os 65.000 membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia residentes nas cidades, vilas e áreas rurais em tôda a Califórnia. Cada membro será convidado a inscrever-se como participante do projeto e a fornecer certos dados necessários para a investigação.

Ao comparar os planos para esta investigação, com os projetos já completados ou em vias de sê-lo, noutros centros de pesquisa, explica o Dr. Lemon que “as informações e estatísticas prèviamente colhidas sôbre o assunto por outros pesquisadores foram obtidas princípalmente de grupos fumantes dentre a população em geral. Estaremos agora lidando com um grupo de pessoas, dentre a população geral, que está exposto a ambientes e fatôres de ocupação similares aos de outras pessoas, mas que se abstêm totalmente do uso do fumo.”

Os planos para a coleta e processamento dos dados abrangem um período de três anos. A concessão dos 31.500 dólares pelo Instituto Nacional de Saúde cobre as custas do projeto no primeiro ano, com a previsão de concessões adicionais de 18.000 dólares por ano nos dois anos seguintes, o que eleva o total das custas para 67.500 dólares. — Activities, Set-Out, 1957.