Visto que cada vez mais pregadores estão sendo vítimas de ataques cardíacos, o Clube Coronariano está estendendo a qualidade de membro aos que poucos anos atrás eram considerados muito novos para serem admitidos. Sem dúvida, numerosos pregadores, jovens e idosos, procuram tornar-se membros, mas não têm informação a esse respeito. As regras abaixo, se forem seguidas, assegurarão rápidas medidas nesse sentido:

1. Jamais diga “Não”.

2. Insista em procurar agradar a todos e em ser apreciado por eles.

3. Nunca delegue responsabilidades. Se tiver de nomear uma comissão, realize todo o trabalho por si mesmo.

4. Nunca planeje tirar um dia de folga; mas, se for obrigado a fazê-lo, visite um pregador amigo e passe o dia conversando sobre problemas de igreja, tanto seus como dele.

5. Nunca faça planos para passar um serão em casa. Se acontecer, porém, que uma noite não tenha reuniões nem visitas, aceite um compromisso para pregar noutra localidade.

6. Assuma a direção de todos os reavivamentos que sua igreja consiga tolerar; então marque outros para suas férias. (Coloque todos os honorários numa conta especial intitulada: “Fundo de Reserva Para o Coração.” Isto ajudará a cobrir as despesas médicas e hospitalares quando sofrer um infarto do miocárdio.)

7. Nunca reserve tempo suficiente para dirigir o carro tranqüilamente, a fim de atender a um compromisso. (Isto fará duas coisas: mostrará às pessoas quão ocupado você é, e preservará a reputação de que os pregadores são motoristas apressados.)

8. Observe os registros de freqüência, especialmente os da escola dominical. Se eles caírem um pouco, resolva mudar-se, e sempre pergunte a si mesmo o que levou as pessoas a sentirem aversão por você.

9. Quando o médico recomendar que modere o passo, despreze suas palavras e gabe-se do fato de que prefere consumir-se a enferrujar-se.

10. Procure superar o recorde do pastor anterior e esforce-se ao máximo para superar cada ano seu próprio recorde.

11. Leve o fardo de seu povo ao Senhor, mas não o deixe ali. Desempenhe o papel de Deus e faça de conta que o Reino depende de você.

12. Conduza sua igreja a um programa de construção, quer seja ou não necessário, considere-se mais habilitado do que o arquiteto e dê supervisão pessoal a todos os pormenores.

13. Considere um dever cívico ser membro de todos os clubes da cidade, e tome-se presidente de tantos quantos puder.

14. Se não for bem sucedido depois de fazer tudo isso, aceite a maior igreja que puder encontrar e trabalhe incansavelmente. É muito provável que tenha então um ataque cardíaco dentro de seis meses. — George W. Miller, Pulpit Helps, AMG International, Chattanooga, TN.