“Carecemos hoje de Neemias na igreja — não de homens capazes de pregar e orar apenas, mas de homens cujas orações e sermões sejam animados de firme e sincero propósito. O procedimento seguido por êsse patriota hebreu na realização de seus planos, devia ser ainda adotado pelos ministros e dirigentes. Havendo êles delineado seus planos, deveriam expô-los perante a igreja de maneira que lhes atraísse o interêsse e a cooperação. Fazei que o povo compreenda os planos e tome parte na obra; e hão de se interessar pessoalmente em sua prosperidade. O êxito que acompanhou os esforços de Neemias mostra o que podem realizar a oração, a fé e uma ação sábia e enérgica.

“A fé viva impele para a ação enérgica. O povo refletirá em alto grau o espírito manifestado pelo dirigente. Se os dirigentes, professando crer nas solenes e importantes verdades que devem provar o mundo hoje, não manifestam zêlo ardente em preparar um povo que subsista no dia de Deus, podemos esperar que a igreja seja descuidada, indolente e amante de prazeres.

“Em todo movimento religioso há alguns que, ao mesmo tempo em que não podem negar ser a causa de Deus, mantêm-se ao longe, recusando-se a fazer qualquer esfôrço para fazê-la progredir. Mas em emprêsas para promover seus interêsses egoístas, êsses homens são muitas vêzes trabalhadores mais ativos e enérgicos.” — Ellen G. White, Southern Watchman, 29-3-1904.

Livros

A vida espiritual não está nos livros. Não existe palavra alguma que deva achar-se em algum parágrafo obscuro, que repentinamente vos porá ante a Presença radiante. Nenhum mistério há que se descubra com o volver de uma página. A vida está em Jesus. Se um livro contribui para dÊle aproximar-nos, magnífico! Se se interpõe entre Ele e nós, rejeitemo-lo. Lembrai que é possível “apreendê-Lo e retê-Lo” por amor, “mas nunca pelo intelecto”. — Francis E. Whiting.