Países Socialistas Recebem a Bíblia

notas breves

Stuttgart (CIC). Segundo a Aliança Bíblica Internacional, com sede em Stuttgart, Alemanha Ocidental, intensificou-se ultimamente a distribuição da Bíblia na Europa Oriental. No ano de 1974, cerca de 950 mil Sagradas Escrituras foram distribuídas nos países europeus orientais, na maioria de regime socialista. A aliança Bíblica Internacional não tem encontrado dificuldades na distribuição de Bíblias por parte dos Governos destes países socialistas. Desta maneira, tem sido possível sua ajuda às várias Igrejas de diferentes confissões naquela parte da Europa.

Uma Definição: O que é o Ecumenismo

O Prof. Daniel Silveira, em artigo escrito para a imprensa evangélica, define o Ecumenismo nestes termos: “Porque somos amigos de uma pessoa e a tratamos com respeito não significa que aceitemos todos os seus pontos de vista sobre religião ou sobre qualquer outro assunto. A experiência é: concordamos, com algumas idéias dos nossos amigos; discordamos mas toleramos algumas outras idéias dos nossos amigos; discordamos fundamentalmente, e não aceitamos algumas idéias dos nossos amigos. Apesar disso, são nossos amigos. Temos satisfação em encontrá-los, alegramo-nos em recebê-los em nossa casa, em oferecer-lhes o agasalho da amizade e em receber deles outro tanto. Quando isso ocorre entre igrejas, temos Ecumenismo.

Num mundo dividido entre os que crêem e os que não crêem, as diversas igrejas cristãs, que já acordaram para a realidade dessa divisão, estão prontas a escolher o seu lado — o lado dos que crêem, Isso é Ecumenismo.

Há os que não são ecumênicos porque nada têm a oferecer — nem passado, nem tradição, nem princípio, nem nome. Tudo é alheio, tudo mal entendido, tudo mal copiado dos outros….” (CEI — Abril de 1974, N.° 89)

Jovem Crê em Deus e Descrê na Igreja

Madri (CIC). A Comissão Episcopal de Pastoral da Espanha publicou recentemente os resultados de uma pesquisa sobre a juventude espanhola. São estudos feitos por diversos organismos e abordam os problemas da juventude na família, no trabalho e, além disso, analisam a religiosidade dos jovens e o seu relacionamento com a fé. O informe afirma que a grande maioria da juventude ainda acredita na existência de Deus, embora a vida de fé não ultrapasse o nível teórico.