Se o sistema educacional adventista aceitasse o conselho divino em todas as suas conseqüências e se comprometesse, na totalidade de suas possibilidades, a pô-lo em prática, presenciaríamos positiva e salutar renovação em nossos colégios. O conselho divino ao qual nos estamos referindo pode ser sintetizado em sete declarações simples, mas essenciais:
- 1. Objetivo da Educação
“O verdadeiro objetivo da educação é formar homens e mulheres idôneos para servir.”1
- 2. Ensino na Evangelização
“O Senhor ordena aos que estão relacionados com nossas escolas, sanatórios e casas editoras que ensinem os jovens a fazer obra evangélica.”2
- 3. Organizá-los em Grupos
“Deve-se organizá-los e educá-los cabalmente em grupos, para que trabalhem como enfermeiros, visitadores evangélicos, obreiros bíblicos, colportores, ministros e evangelistas médico-missionários. ”3
- 4. Proporcionar-lhes Tempo
“É necessário, para sua educação completa, que os estudantes tenham tempo para fazer trabalho missionário. . . .Não devem estar tão sobrecarregados de estudos que não tenham tempo para usar o conhecimento que adquiriram. ”4
- 5. Estudo e Trabalho Missionário
“Sempre que for possível, os estudantes devem participar, durante o ano escolar, no trabalho missionário realizado nas cidades.”5
- 6. Os Professores e os Alunos
“Professores, ide com vossos alunos. Conduzi-os às casas das pessoas, longe e perto, e ensinai-os a falar de tal maneira que proporcionem benefício. ”6
- 7. O Trabalho Missionário e a Bênção Divina
“Se for estimulado o espírito missionário, mesmo que sejam tiradas algumas horas do programa dos estudos regulares, serão recebidas muitas bênçãos do Céu.”7 ‘
A execução destes princípios aqui no Colégio Antilhano, durante os últimos dez anos, tem sido motivo de grandes bênçãos. Nosso programa incluiu campanhas de evangelização maiores, como as de Rio Pedras, 1972; Santo Domingo, 1972; Cayey, 1976; e campanhas medianas, como as de San Sebastián, 1980; San Francisco de Macoris, 1980; todas elas dirigidas pelo autor.
As campanhas menores, à razão de 6 a 10 cada ano, foram realizadas pelos estudantes ministeriais. A combinação de campanhas maiores e menores permitiu que os estudantes ministeriais observassem de perto e, por sua vez, pusessem em prática os princípios teóricos ensinados na sala de aulas. Para 1981 estão planejadas duas campanhas maiores, dirigidas pelo autor, com a participação de dezenas de estudantes ministeriais. Os resultados imediatos, que consistiram na criação de uma dúzia de novas congregações e no batismo de mais de mil e quinhentas almas, têm sido estimulantes.
Embora demos graças a Deus pelas vitórias obtidas, antecipamos para o futuro outras maiores.
Esta obra, que é divina, avança para sua gloriosa culminação.
As citações de 1 a 7, mencionadas neste artigo, foram extraídas do livro La Educación Cristiana, de Ellen G. White, págs. 465-495.