O EVANGELISMO é a tarefa fundamental da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Sempre e por tôda parte devemos proclamar o evangelho eterno, dando ênfase especial à soberania de Deus, ao juízo e ao convite para adorar o Criador.

Essa tarefa exige mobilização total. Abrange cada congregação, Associação, departamento, instituição e membro individual. Fortalecida pela solene convicção de que os que morrem em seus pecados, sem Cristo, estão perdidos, a igreja mobilizada deve apressar-se em proclamar a graça redentora de Deus antes que êles pereçam na Terra.

Usar Todo Método Eficaz

Deve ser usado todo método, antigo ou recente, que transmita eficazmente o evangelho. Quando um método não surte efeito, deve-se experimentar outro. Em especial, os ministérios da página impressa, do rádio, da televisão, da medicina, da instrução em questões de saúde, da beneficência social, da Escola Sabatina, da educação cristã, e das atividades missionárias dos adultos e dos jovens, precisam unir-se uns aos outros para auxiliar eficazmente o ministro na tarefa evangelística. Tôdas as pessoas da igreja — cultas e incultas, ricas e pobres, jovens e idosas, homens e mulheres, ministros e leigos — são convidadas a apoiar a incumbência divina de Apocalipse 14:6-12.

Esta comissão abrange o mundo todo. Não pode ser omitida nenhuma nação, tribo, língua ou povo. O custo e os perigos envolvidos são incalculáveis, mas a comissão divina continua a ser a mesma. O tempo prossegue e se esgota inexoràvelmente. Os campos estão maduros e prontos para a ceifa. Multidões, multidões encontram-se no vale da decisão; vivendo e morrendo sem um conhecimento salvador de Cristo. Diante da sentença apocalíptica que pende sôbre nós e do breve fechamento da porta da graça, não é tempo de os ministros adventistas do sétimo dia estarem observando o céu, acalentando dissensões, defendendo teorias ou nutrindo preferências pessoais. Somos convidados realmente a cerrar fileiras numa vigorosa e contínua arremetida evangelística até que nosso bendito Senhor regresse em glória. Com tôda a certeza, pertence-nos a tarefa e também a vitória.

Não Há Tempo Para Crítica

Para que não sejam mal-interpretadas as palavras de um frágil ser humano, consideremos o que a serva do Senhor disse a êsse respeito:

“O Senhor vive e reina. Logo Êle Se erguerá em majestade, para abalar terrivelmente a Terra. Uma mensagem especial deve agora ser proclamada — mensagem que penetrará as trevas espirituais e convencerá e converterá almas. ‘Escapa-te por tua vida,’ é o apêlo a ser feito aos que se demoram no pecado. Devemos agora tomar muitíssimo a sério o caso. Não temos um momento a passar em críticas e acusações. Que os que isso têm feito no passado, se prostrem de joelhos em oração, e que reparem como estão pondo suas palavras e planos em lugar das palavras e planos de Deus.” — Test. Seletos, Vol. 1, pág. 493.

“Não temos tempo para preocupar-nos com assuntos destituídos de importância. Nosso tempo deve ser empregado na proclamação da última mensagem de misericórdia para um mundo culpado. São necessários homens que avancem sob a inspiração do Espírito de Deus. Os sermões pregados por alguns dos nossos ministros terão que ser muito mais vigorosos do que o são agora, senão muitos relapsos serão porta-vozes duma mensagem insípida, sem substância, que provoca o sono. Cada discurso deve ser feito tendo em vista os terríveis juízos que logo cairão sôbre o mundo. A mensagem da verdade deve ser proclamada por lábios tocados pela brasa viva do altar divino. . . .

Os ministros estão dormentes; estão-no também os membros da igreja; e um mundo perece em pecado. Queira Deus ajudar o Seu povo a despertar, e andar, e trabalhar como homens e mulheres que estão nas fronteiras dum mundo eterno. Logo uma surprêsa terrível sobrevirá aos habitantes do mundo. Imprevistamente, com poder e grande glória, Cristo virá. Não haverá, então, tempo de preparo para encontrá-Lo. Agora é o tempo de proclamarmos a mensagem de advertência.” — Test. Seletos, Vol. 3, pág. 220.