Este oportuno artigo de um líder batista em favor de mais pregação doutrinária apareceu primeiro no The Watchman-Examiner, tendo sido reproduzido em Signs of the Times de 26 de novembro de 1946.

Um Desafio ao Retorno às Verdades do Novo Testamento

Há exagerado preconceito contra doutrinas nos dias que correm, apresentadas do púlpito na forma de sermão. Alguns argumentam que as doutrinas são muito obscuras, muito difíceis de serem explicadas à mente do leigo, e que, sendo que há opiniões divergentes, sermões sobre doutrina resultam muito mais em confusão do que em esclarecimento. Triste é dizê-lo, mas alguns têm ido tão longe nessa opinião a ponto de sustentar que não importa o que a pessoa creia, desde que ele se comporte e freqüente a igreja.

Como pode uma pessoa viver corretamente se não compreende a Bíblia? Por que há de mostrar-se ele interessado na igreja e ser-lhe fiel se não compreende sua posição em matéria de fé? Pregação doutrinária é simplesmen-te ensinar a Bíblia.

A anemia espiritual na vida de nossa igreja deve-se a essas idéias que predominam a este pavor de pregar doutrinas. Os membros da igreja muitas vezes não sabem onde estão em matéria de fé. Não é incomum ouvir-se um membro, ou até mesmo um Pastor, defender uma doutrina contrária à opinião de sua igreja. É triste ter de afirmar que muitos dos membros de nossa igreja são infantis em questão de doutrina.

Jamais teremos uma igreja adulta, amadurecida, ou um cristianismo forte, enquanto não tivermos cristãos amadurecidos. Para sermos amadurecidos precisamos conhecer doutrina. Necessitamos urgentemente de um reavivamento da pregação doutrinária em nossos púlpitos. A teologia será então clara e automaticamente eliminaremos nossos conflitos e nossas divergências de opinião. Isto fará também membros estudiosos da Bíblia, refletidos e fiéis.

Temos de preocupar-nos com esta ignorância profundamente arraigada sobre a posição que mantemos em termos de doutrinas. Como for o pregador, assim será a igreja. Façamos, pois, campanhas sobre a conveniência de conhecer doutrinas, e preguemos doutrinas de nossos púlpitos, a fim de enchermos os bancos vazios. Pregai doutrina e estareis limpando o pó dos assentos. Pregai doutrinas, e evitareis a leitura de revistas na hora do sermão, e vereis a congregação aumentar. Pregai as notícias da manhã, mas aquelas que foram escritas séculos atrás. Deixai que vossos membros saibam que quando pregais, o mundo fica de fora. Animai suas almas com a Palavra de Deus. Cessai de falar sobre um mundo cristão melhor, até que vossos membros saibam o que é ser um melhor cristão.

Acomodai-vos em vossos sermões para serdes agradáveis aos homens, e estareis lesando vossa eficácia para Cristo. Adocicai vossos sermões ao mundo em que os homens gostam, e estareis levando vossa congregação a diabetes espiritual. Pregai idéias populares e o vosso rebanho procurará o caminho do mundo e trará os seus entulhos para as vossas portas. Pregai as grandes doutrinas e deixai que vejam como Deus é rico em Sua Palavra, e conhecerão a Deus e Suas riquezas.

Este mundo está faminto e nada sabe sobre a natureza de seu apetite. Ele está faminto pelo pão da vida, a Palavra de Deus, a autoridade para a vida e a eternidade. Pregai doutrinas, e sacudireis este velho mundo e o despertareis para a compreensão da responsabilidade dada por Deus. Levareis então o povo de volta a Deus e aos caminhos da paz e da felicidade. Nosso povo está aumentando o seu interesse pelas coisas do mundo, e mal desperta sonolento ao soar o alarma. Pregai a Palavra de Deus e as doutrinas regularmente e com cuidado, até que tenhais formado crentes adultos, amadurecidos, prontos para lutar contra o pecado e para levar o evangelho ao mundo.