Almejais ser capazes de partilhar vossa fé, mas estais com medo de que vos façam uma pergunta que não consigais responder? Eu estava.

Reuni todos os materiais para instrutores bíblicos que pude encontrar. Estudei e decorei tanto os versos bíblicos que não me foi possível conciliar o sono quando fui para a cama. Os textos que decorei perpassavam-me a mente como um rolo. Apesar de tudo isto, quando pensei em dar um estudo bíblico, fiquei petrificada. Não consegui lembrar meu próprio nome, quanto menos os textos que sabia de cor!

Eu não tinha medo das pessoas. Amava as pessoas. Cumprimentava estranhos em reuniões evangelísticas. Era algo relacionado com a idéia do próprio estudo que eu receava — a idéia de que eu não saberia encontrar uma resposta na Bíblia para as perguntas que fossem feitas.

Durante anos acompanhei meu esposo ao dar estudos bíblicos, mas eu mesma nunca dei um estudo, e isso me perturbava.

Certa vez, ao viajar com meu marido, permaneci em Kansas City enquanto ele foi a outra cidade, onde se deteve alguns dias. Estando completamente sozinha num motel, adveio-me uma idéia que modificou minha vida. Encontrei uma solução para o meu temor.

Foi durante a noite que tive a idéia de elaborar uma caderneta que contivesse todas as importantes doutrinas bíblicas e os textos que lhes serviam de apoio. Levaria essa caderneta junto com a Bíblia, dentro da bolsa, em todas as ocasiões. Quando alguém me fizesse uma pergunta relacionada com algum assunto bíblico, eu poderia com facilidade encontrar a resposta. Então eu não teria medo de sair e partilhar minha fé. Fiquei tão excitada que quase não pude esperar até que chegasse a manhã para comprar uma caderneta apropriada.

Intensa queda de neve durante a noite não me impediu de sair do motel, atravessar a rodovia e dirigir-me a um estabelecimento comercial. Achei uma bonita caderneta preta de folhas soltas, comprei um conjunto de folhas adicionais e também uma boa caneta esferográfica. Não demorei a voltar ao motel. Reunindo meu material, pus mãos à obra imediatamente. Usei uma obra de J. L. Shuler como meu guia. Escrevi o dia todo e até tarde da noite.

Como fiquei fascinada com o meu novo livro quando ele ficou pronto! Ele me deu confiança, e, segundo havia esperado, todo o medo desapareceu. Podia levar minha caderneta junto com a Bíblia como livro de consulta. Eu a usei por muitos anos, e depois fiz uma outra. Dessa vez datilografei o material em minha máquina de escrever com letras que imitam a escrita manual, e gostei do formato de meu classificador.

Ele tem sido muito útil em numerosas ocasiões diferentes. Certa vez sentei-me ao lado de um jovem, num avião, e ele me contou que embora sua família não fosse religiosa, pouco antes de empreender aquele vôo, seu pai disse à família que gostaria que começassem a ler a Bíblia. Ele sentia uma necessidade espiritual na família.

Depois de inscrevê-lo no curso por correspondência da Voz da Profecia, tirei meu livrinho de capa preta e pedi que o jovem lesse a lição sobre “Como Tornar-se Cristão.” (Esta é uma de minhas lições prediletas.) Depois de lê-la ele disse o seguinte: “Nunca li alguma coisa tão bela! Como posso conseguir uma cópia para minha família?” Abri meu pequeno classificador e tirei a lição, dizendo que ele poderia levá-la. O moço hesitou, declarando que não seria correto tirá-la de lá. Assegurei-lhe que eu possuía outra cópia, a qual substituiría a anterior.

Diversas pessoas, depois de ver meu livro, mencionaram que eu devia mandar imprimir esse material para que outros pudessem usá-lo. Minha resposta tem sido que isso não é possível. Tal livro precisa ser elaborado diligentemente e com espírito de oração por alguém que sente o sincero desejo de testemunhar. Quando dedicardes tempo para fazê-lo, vereis quão valioso ele se torna para vós.

A fim de ajudar-vos a começar, dar-vos-ei a lista dos assuntos que agora tenho em meu classificador, os quais foram colocados em ordem alfabética, com letras separatórias compradas.

A

Anjos

B

Batismo

Bíblia, A 

C

Castigo dos Ímpios, O

Céu, O

Como Compreender a Bíblia

Como Guardar o Sábado

Como Tornar-se Cristão

Conquista de Almas

Conversão

D

Daniel 2

Daniel 8

Dia do Senhor, O

Dízimo, O

E

Espírito de Profecia, O

Espírito de Profecia na Igreja Remanescente, O

Estado dos Mortos, O

G

Grande Dia do Juízo, O

I

Igreja Remanescente, A

J

Jesus, Sumo Sacerdote

L

Lei e Graça

M

Mensagem de Elias, A

Milênio, O

Mudança do Sábado, A

O

Onde Estão os Mortos?

p

Pecados Primeiro Dia da Semana no Novo Testamento, O

Pecado Imperdoável, O

Profecia dos 2.300 Dias, A

Propósito de Deus Para Este Mundo, O

Q

Que Preciso Fazer Para Ser Salvo?

R

Reparando a Brecha na Lei de Deus

s

Sábado, O

Salvação, A

Segunda Vinda de Cristo, A

Selo de Deus, O

Sete Últimas Pragas Sinal da Besta, O

T

Textos do Primeiro Dia

Três Mensagens Angélicas

V

Vestuário Cristão

Viver Saudável, O

Vossa lista de assuntos pode ser diferente da minha, e, à medida que fordes usando vosso classificador, tereis de fazer diversas modificações. Agora desejo partilhar convosco meu esboço sobre a conversão, para dar-vos uma idéia de como organizo cada lista de textos. Como podeis ver, não cito o texto aqui, mas apenas faço comentários pessoais que uso depois de ler ou citar o texto indicado para a pessoa com a qual estou estudando a Bíblia.

Conversão

1

S. Mat. 19:16. A suprema pergunta que todos fazem nalguma ocasião de sua vida, é: Que preciso fazer para ter vida eterna?

2

S. João 3:3. Precisamos nascer de novo. Que significa isso? Nascer de novo é o processo transformador do pecado para a salvação.

3

Atos 3:19. Antes que Deus possa purificar-nos do pecado, precisamos arrepender-nos e converter-nos.

4

Salmo 32:5. Precisamos reconhecer nosso pecado — sentir tristeza por ele.

5

Prov. 28:13. O arrependimento nos levará a confessar nossos pecados, e abandoná-los para alcançar misericórdia.

6

I S. João 1:9. Se confessarmos os nossos pecados, Cristo é fiel para perdoá-los. Ele nos purificará de toda injustiça.

7

II Cor. 5:17. Podemos saber quando nascemos de novo, porque seremos transformados. Tornamo-nos novas criaturas. As coisas antigas passaram. Deixamos de fazer aquilo que Deus proíbe. Tudo se torna novo.

8

I S. João 3:24. Outra maneira pela qual podemos saber se realmente estamos levando uma vida cristã é o conhecimento de que Cristo habita em nós se guardamos os Seus mandamentos.

9

Heb. 5:9. A conversão nos conduz à obediência.

10

Gál. 2:20. Podemos obter poder, coragem e força para levar uma boa vida cristã permitindo que Cristo viva em nós. Podemos viver para Ele e fazer o que Ele quer que façamos. Afastando-nos dos maus caminhos e arrependendo-nos de todos os nossos pecados e confessando-os, Deus pode purificar-nos de toda injustiça. Cristo entrará em nossa vida e viverá Sua vida em nós quando convidamos Sua presença. É então que podemos ter salvação eterna.

Os pregadores fazem esboços e muitas vezes escrevem o sermão inteiro. Eles dependem desse auxílio em suas pregações. Nós também precisamos de anotações e comentários que possam ser usados em nosso trabalho na conquista de almas. Depois de vencer o medo, sereis usados de um modo que não julgáveis possível, e Deus vos abençoará grandemente.