“Não fique desencorajada; freqüentemente é a última chave que abre a porta.” — Jonathan Wood

Muitas vezes é preciso ler, ouvir e meditar sobre vida e sobre o que está acontecendo ao nosso redor. Algumas vezes nossa auto-estima não está em “alta” e, quando atentamos para certos conselhos e advertências, sempre encontramos alguma coisa que pode nos ajudar a reverter o quadro para melhor.

Há ocasiões em que, quando sou tentada a me sentir desencorajada, encontro forças e ânimo na leitura da Bíblia e nos escritos da Sra. Ellen G. White. Eles me falam direto ao coração fazendo-me despertar e reagir de maneira positiva.

Dias atrás, durante o culto matinal, deparei-me com a história de Josué e os acontecimentos que tiveram lugar logo após a travessia do Jordão, e o povo ter presenciado a grande demonstração do poder e cuidado divinos. Foi interessante notar que, ao ver a cidade de Jericó, Josué teve medo; sentiu desânimo e incerteza quanto ao futuro. Apesar de tudo, fez a coisa certa: “elevou seu coração a Deus em oração, pois as aparências eram contra ele”.

“Eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada nua” (Jos. 5:13). Continuando a leitura, lá estava mais uma evidência do amor e cuidado de Deus: “Isso não foi uma visão, mas o próprio Cristo em pessoa. … Tivessem sido abertos os olhos de Josué, teria ele visto a hoste celestial presente para derribar os muros de Jericó.” – Ellen G. White, Meditação Matinal, 09/05/02.

Muitas vezes, encontramos muros de Jericó diante de nós. São problemas que nos parecem insolúveis e nos “afogamos em um copo de água”. O desânimo toma conta do nosso ser porque nos esquecemos de elevar nosso coração a Deus e confiar em Seu poder e Seu amor por nós. Alguém já disse que “para o desânimo existe um remédio seguro: fé, oração e trabalho”.

No livro Cristo Triunfante, à página 35, lemos: “Não é seguro, para nenhum de nós, achar que nos encontramos onde nossos pés não possam deslizar, mas devemos sentir que o lugar onde nos encontramos é santo…. Quanto mais intimamente estivermos ligados a Ele, tanto mais claramente veremos nossas imperfeições.”

Todas nós temos imperfeições, faltas que precisam ser corrigidas, mas Deus está sempre disposto a nos ajudar. Encon-trei segurança na certeza de que, apesar de Deus ter sob o Seu comando os negó-cios de todo o Universo, está interessado e empenhado em satisfazer as nossas necessidades: “O nosso Deus tem o Céu e a Terra sob o Seu comando, e sabe justamente o de que necessitamos. Só vemos um pequeno trecho do caminho que está à nossa frente; mas ‘todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos dAquele com quem temos de tratar’ (Heb. 4:13).” –Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 267.

Jonathan Wood aconselha: “Não fique desencorajada; freqüentemente é a última chave que abre a porta.”

Encontramos mais segurança e certeza, na seguinte declaração: “Ele ouve não só com paciência mas com aprovação as orações importunas daqueles que realmente anseiam por Sua ajuda.” -Cristo Triunfante, pág. 117.

Diz Jeff Crown: “Nesta vida, ou você está dentro de um problema, ou resolveu um problema, ou está indo em direção a um problema.” Josué enfrentou e venceu os problemas, quando “elevou seu coração a Deus em oração”. Contemos as nossas bênçãos dando sempre graças a Deus por tudo o que tem feito por nós. “Conte-mos as bênçãos e não os problemas.”

“Exponde continuamente ao Senhor vossas necessidades, alegrias, pesares, cuidados e temores. Não O podeis sobrecarregar; não O podeis fatigar. Aquele que conta os cabelos de vossa cabeça, não é indiferente às necessidades de Seus filhos. … Levai-Lhe tudo quanto vos causa perplexidade. Coisa alguma é demasiado grande para Ele, pois sustém os mundos e rege o Universo.” – Caminho a Cristo, pág. 100.

Certa vez li uma história intitulada O meu Deus é assim; a qual partilho com você. Durante um terremoto, o povo de uma pequena aldeia ficou muito alarmado. Certa senhora idosa, porém, permaneceu calma e feliz. Alguém lhe perguntou:

“Vovó, a senhora não está com medo?” “Não, estou contente por saber que tenho um Deus que pode sacudir o mundo!”

O meu Deus também é assim.

E o seu?