Torne sua igreja mais receptiva aos convidados

Quando entrei no templo que estava visitando, um homem, carregando um maço de papel, cumprimentou-me. Enquanto reclamava com outra pessoa sobre alguns problemas da igreja que não deveriam ser mencionados em minha presença, apertou minha mão. Tentando me fazer sentir bem-vindo, disse-me: “Prazer em conhecê-lo. Você vai gostar de nossa igreja. É um lugar muito agradável.”

Assim que me assentei, uma mulher se levantou para dar os anúncios e disse: “Hoje não teremos nosso junta-panelas, conforme foi anunciado no boletim. Desculpe-nos, nós tivemos que cancelá-lo.” Então, um homem a interrompeu, dizendo: “Não, nós o transferimos para o parque.” De repente, outra pessoa gritou: “Isso não foi uma boa ideia. Vejam o tempo, vai chover!” Finalmente, o pastor foi à frente e deixou claro que o almoço comunitário havia sido transferido para a semana seguinte. Essa discussão durou alguns minutos, mas parecia uma eternidade.

Eu fiquei tão envergonhado que desejei me esconder debaixo do banco. Orei para que não houvesse visitantes. Como experiente membro de igreja, disse comigo mesmo: “Nunca mais voltarei aqui!” Imagine como um convidado teria se sentido?

Quando uma pessoa fala com um membro de sua congregação, recebe um folheto evangelístico pelo correio ou deixa o carro no estacionamento da igreja, ela pode encarar essas ocasiões como momentos de decisão. Um momento de decisão é qualquer oportunidade em que alguém entra em contato com sua comunidade e forma uma impressão dela. Essa opinião acaba sendo generalizada a toda sua igreja. O resultado final do contato é um sentimento positivo ou negativo a respeito de sua denominação.

Pense como um convidado

Para entender a experiência de um convidado, você precisa deixar de lado sua compreensão sobre sua congregação e pensar como ele. Dos muitos momentos de decisão, vamos olhar para oito que geralmente são enfrentados pelos visitantes. Para cada um deles, pense sobre o que ocorre atualmente e o que deveria ocorrer quando alguém vai à sua igreja.

1. Dirigindo-se ao edifício da igreja. O paisagismo em torno de sua igreja é bem conservado? O estacionamento é pavimentado e livre de entulhos? As paredes e janelas exteriores do prédio são atraentes? Existem vagas de estacionamento especificamente reservadas para visitantes?

2. Chegando à entrada. Existem pessoas amigáveis saudando aos convidados antes de entrarem no edifício? A entrada é claramente identificada? A entrada possui um aspecto convidativo que diz: “Por favor, entre”?

3. Entrando no prédio. Os sons que os convidados ouvem ao entrar no prédio da igreja são edificantes? O odor é agradável? A decoração é atraente e acolhedora? As placas de direcionamento são facilmente visíveis? Há pessoas disponíveis para responder perguntas e dar assistência?

4. Encontrando pessoas amigáveis. Os membros da igreja são extrovertidos e acessíveis? Eles expressam atitude de aceitação aos convidados? Eles demonstram simpatia autêntica?

5. Experimentando ministérios e serviçosOs fraldários estão limpos e abertos? Os banheiros estão limpos e livres de odores desagradáveis? As classes de escola bíblica são decoradas com bom gosto?

6. Conhecendo os recepcionistas. Os recepcionistas são sorridentes e expressam atitude amigável? A atmosfera da nave da igreja é vibrante e feliz? Há espaço para se sentar de modo confortável? Os convidados são recebidos gentilmente e tratados com respeito?

7. Participando do culto de adoração. A liturgia do culto é simples de seguir? Os hinos são fáceis para os convidados cantarem? As palavras dos hinos são compreensíveis? Os visitantes se sentem à vontade? Os convidados encontram uma atmosfera amigável ao sair da nave da igreja? Eles são recebidos de maneira positiva pelas pessoas ao seu redor? Eles são chamados para um lanche a fim de conversar e conhecer outras pessoas?

8. Recebendo um contato. Os convidados recebem um contato pessoal dentro de 48 horas após a primeira visita à sua igreja? Eles são convidados a voltar? Eles são surpreendidos, de alguma forma, com algum livro ou uma cesta de alimentos saudáveis? O endereço dos convidados é inserido em uma lista de interessados para contato futuro? Os visitantes recebem um boletim descrevendo os ministérios que podem despertar o interesse deles? Os membros da igreja os convidam pessoalmente para eventos especiais?

O que os convidados veem, experimentam e sentem a partir desses momentos de decisão em sua igreja? O que sua congregação pode começar a fazer para tornar essas experiências positivas para eles? Conforme você avança nessas áreas, proponha-se a fazer tudo com excelência e a passar muitas horas em oração, a fim de que as pessoas que vierem à sua igreja experimentem a presença de Deus.