“Se é que Deus vos chamou para serdes realmente como Jesus, Êle vos atrairá para uma vida de crucifixão e humildade, e sôbre vós colocará tais exigências de obediência que não podereis seguir outras pessoas ou medir-vos pelos outros cristãos; e de muitas maneiras parecerá que Êle deixa outras boas pessoas fazerem o que não vos deixa fazer.

“Outros cristãos e ministros que parecem muito religiosos e úteis poderão empurrar-se, preparar o caminho e elaborar esquemas para levar avante os seus planos, mas vós não o podeis fazer; e se o tentardes fazer, enfrentareis tal fracasso e censura da parte do Senhor que vos tornareis profundamente arrependidos.

“Outros poderão ufanar-se de si mesmos, de suas obras, de seu êxito, de seus escritos, mas o Espírito Santo não vos deixará realizar nenhuma dessas coisas, e se o começardes, levar-vos-á a profunda mortificação, que fará com que desprezeis a vós mesmos e a tôdas as vossas boas obras.

“A outros se permitirá fazer dinheiro, ou ser-lhes-á deixado um legado, mas é bem provável que Deus vos conserve pobres, porque deseja que tenhais algo muito melhor que o ouro, a saber, inabalável dependência dÊle, para que Êle possa ter o privilégio de dia a dia vos suprir as necessidades, de um tesouro invisível.

“Pode o Senhor permitir que outros sejam honrados e postos em primeiro lugar, e vos conserve na obscuridade, porque deseja produzir algum fruto escolhido e fragrante para a Sua glória vindoura, que só pode ser produzido na sombra. Pode deixar que outros sejam grandes, mas conservar-vos pequenos.

“Poderá deixar que outros façam um trabalho para Êle e disso recebam crédito, mas vos fará trabalhar e labutar sem saber quanto estais fazendo; e, então, para fazer-vos trabalhar ainda mais, pode Êle deixar que outros recebam o crédito pelo trabalho que fizestes, tornando assim vossa recompensa dez vêzes maior quando Jesus vier.

“O Espírito Santo exercerá estrita vigilância sôbre vós, com cioso amor, e vos repreenderá por pequeninas palavras e sentimentos, ou por desperdiçardes o vosso tempo e dinheiro, com o que outros cristãos nunca parecem incomodar-se.

“Assim, assentai no vosso espírito que Deus é um Soberano infinito, e que tem o direito de fazer o que Lhe apraz com o que Lhe pertence. Pode ser que, em Seu trato convosco, Êle não vos explique mil e uma coisas que vos possam perturbar a razão; mas se absolutamen-te vos renderdes para ser escravos do Seu amor, envolver-vos-á em cioso amor e vos concederá muitas bênçãos — bênçãos que só vêm àqueles que estão no círculo mais íntimo.

“Decidi, então, para sempre, que deveis tratar diretamente com o Espírito Santo, e que Êle deve ter o privilégio de vos atar a língua, ligar as mãos ou fechar os olhos, em maneiras que Êle não parece usar para com outros. Ora, quando estiverdes tão possuídos do Deus vivo que, no secreto de vosso coração, estejais satisfeitos e deleitados com essa peculiar, particular e zelosa tutela e direção do Espírito Santo sôbre vossa vida, tereis encontrado o vestíbulo do Céu.”

— Autor Anônimo Citado no livro O Pastor-Evangelista, págs. 562 e 563.