Além de favorecer a pesquisa e a leitura, o portal também é um incentivo para que mais pastores escrevam textos e enviem para a revista.

Em comemoração ao centenário da Associação Ministerial, a revista Ministério lançará em breve seu portal eletrônico a fim de auxiliar o desenvolvimento intelectual e espiritual de pastores e líderes de igreja que vivem no Brasil, nos demais países de fala portuguesa e nos países hispanos. O site contará com diversos recursos e ferramentas e, assim como o portal da Revista Adventista, permitirá a consulta de todos os periódicos lançados.

Nesta entrevista, James Martins fala a respeito das vantagens do portal e de sua utilidade para o ministério. James Mendes Miranda Martins é mestre em Ciências da Computação pelo Centro Universitário Campo Limpo Paulista. Tem 20 anos de experiência na área de sistemas. Atualmente trabalha como coordenador de desenvolvimento web/mobile do CPB Digital, na Casa Publicadora Brasileira. Casado com Tirza Martins, o casal tem dois filhos: Daniel e Tiago.

Qual é a importância do portal da revista Ministério para pastores e líderes?

Como a função do pastor exige o aprendizado contínuo, creio que o portal será extremamente útil, pois permitirá uma pesquisa vasta e abrangente de temas relacionados ao cotidiano pastoral (teologia, aconselhamento, línguas bíblicas, missão, visitação, exegese, etc.), e será uma poderosa ferramenta nas mãos do ministro para a composição de novos sermões, artigos e trabalhos acadêmicos. Os pastores e demais líderes terão acesso fácil e rápido a uma variedade de temas pertinentes à igreja e ao ministério. Além de favorecer a pesquisa e a leitura, o portal também é um incentivo para que mais pastores escrevam textos e enviem para a revista.

Quais vantagens poderão ser encontradas na ferramenta de busca?

O recurso de busca contemplará a pesquisa rápida por palavras ou termos no conteúdo do texto e no título do artigo. Também possui a opção de busca pelo nome do autor. Isso facilitará muito a pesquisa. Além disso, o site contará com uma página que proporcionará a busca por artigos classificados por ano e bimestre de publicação. Tanto as revistas mais antigas quanto as mais recentes estarão disponibilizadas. Caso o pastor já conheça a capa da revista ou o título, poderá visualizá-lo na tela. Outro ponto importante é a possibilidade de trocar de linguagem, possibilitando ao internauta a pesquisa de artigos existentes na edição em espanhol publicada pela ACES.

Haverá também recursos de mídia?

Sim. O site possui um menu específico destinado a podcasts, vídeos, seminários e outros tipos de recursos. À princípio, o portal contemplará essencialmente a divulgação das revistas já publicadas, promovendo a pesquisa dos textos. Posteriormente, quando houver a necessidade e a disponibilidade desses materiais, tais recursos serão divulgados nessa seção do portal.

Quais outras facilidades poderão ser encontradas no site?

Todas as edições da revista terão livre acesso e poderão ser baixadas em PDF. Creio que alguns pastores já divulgam em seus grupos de WhatsApp a revista em formato eletrônico. Todos poderão fazer o download e compartilhar, não importa a edição. O site também contemplará uma área de recursos para download de materiais adicionais para o estudo do pastor, anciãos e outros departamentos da igreja. A intenção é que o portal seja uma ferramenta de pesquisa e de aprofundamento do ministério pastoral. Com um artigo em formato PDF, por exemplo, o pastor terá mais facilidade em buscar determinados termos e assuntos, além de extrair citações para usá-las em sermões ou em algum trabalho acadêmico.

Como o pastor pode aprofundar seu ministério por meio desse portal?

Os diversos conteúdos, artigos e temas compõem um acervo maravilhoso de lições bíblicas que favorecem o enriquecimento espiritual e acadêmico do pastor. Lembro-me de uma citação de Ellen White que diz: “A educação deve continuar durante toda a vida do ministro. Um pastor nunca deve julgar que já aprendeu bastante, podendo agora afrouxar os esforços. Sua educação deve continuar por toda a vida, cada dia ele deve estar aprendendo e pondo em prática os conhecimentos adquiridos” (Ministério Pastoral, p. 45). A tecnologia está à disposição para facilitar o acesso à informação. Além disso, hoje em dia é muito mais fácil reunir um grupo de citações que tratam sobre o mesmo tema. Portanto, ninguém terá desculpas de dizer que não teve condições ou materiais à sua disposição. Da mesma forma, todos poderão aprofundar seu relacionamento com Deus, que é o objetivo principal do portal da revista Ministério. Espero que essa meta seja alcançada e que a mensagem do evangelho seja propagada com mais poder.

Termino com estas palavras: “Alguns ministros poderiam ter feito dez vezes mais, se tivessem se esforçado para ser gigantes intelectuais. Os homens que hoje se acham perante o povo como representantes de Cristo têm, em geral, mais habilidade do que preparo, mas não põem em uso suas capacidades, aproveitando o melhor possível seu tempo e suas oportunidades. Quase todo pastor do campo, caso tivesse empregado as energias que Deus lhe deu, não somente poderia ser eficiente na leitura, na escrita e na gramática, mas até mesmo em línguas. É essencial colocar alto o seu alvo” (Ministério Pastoral, p. 46). 

Hoje em dia é muito mais fácil reunir um grupo de citações que tratam sobre o mesmo tema. Portanto, ninguém terá desculpas de dizer que não teve condições ou materiais à sua disposição.