Aparecem claros nas Escrituras dois conceitos que se complementam: A salvação individual do crente (Rom. 10:13) e, ao mesmo tempo, o interesse de Deus pelo núcleo familiar. Aquele que criou o indivíduo, deu também origem à família, e deseja que esta participe da salvação (Atos 16:31), do culto (Deut. 6:6-9) e da felicidade (Josué 24:15).

Verdade é que, em muitos casos, o Evangelho divide, como resultado da não aceitação da mensagem por alguns dos membros do núcleo familiar (S. Mat. 10:35). Ao chegarem, porém, os profetizados dias da chuva serôdia, haverá um lindo processo de conversão que envolverá muitas famílias; pois “(o Senhor) converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais (Mal. 4:6). Satanás sabe disso, e de quão poderosa se torna a influência de uma família nas mãos de Deus. Talvez por isso, tenha redobrado seus esforços para destruir o altar da família em muitos lares, entre os quais os de nossos obreiros. Cada dia, porém, é uma nova oportunidade que os sensatos aproveitam. Vamos reconstruir aquilo que jamais deveria ter sido destruído, e começar de novo com Jesus.

Temos, no Novo Testamento, casos inspiradores de irmãos que fizeram de sua casa uma igreja (Col. 4:15). Para alguns, não será difícil a reconstrução; ajudará, contudo, o estabelecimento de metas santificadas pelas quais lutar. Como exemplo, façamos uma lista de membros da família e de amigos pelos quais desejamos orar e trabalhar para encaminhá-los a Cristo. Podemos estabelecer um plano missionário e levá-lo a cabo como família, a exemplo do Plano Pioneiro, a fim de fundar uma nova congregação. Ou nos unirmos ao objetivo dos irmãos Adventistas da América do Sul, para 1989: realizar um Seminário Revelações do Apocalipse por família. Por certo, com espírito de oração, o Senhor o ajudará a encontrar diversas opções; seja qual for, porém, o plano, será bom iniciá-lo bem no começo do ano, a fim de contar com o tempo necessário para ver a boa semente germinar, crescer e frutificar.

Que a graça de Deus acompanhe o prezado irmão, seu lar e também o meu.

— Daniel Belvedere