TODOS os adventistas concordarão com os seguintes pontos: Primeiro, Jesus Cristo é a personificação de tôdas as verdades religiosas essenciais. Êle é o centro de tôdas as doutrinas verdadeiras. Segundo, as diversas doutrinas que compõem a fé adventista devem ser apresentadas como dimanando de Cristo, da mesma maneira como os raios duma roda procedem do cubo. Terceiro, o evangelho eterno da tríplice mensagem de Apocalipse 14:6-14 prende tôdas estas ‘verdades numa unidade harmoniosa, assim como o aro prende os raios duma roda.

Tudo isto é aceito. Mas o que estamos fazendo para seguir êste plano na apresentação da verdade numa série de conferências, nos estudos bíblicos aos interessados e nos cursos por correspondência? Muito mais precisa ser feito neste sentido. Obter-se-ão então resultados maiores. Certamente ninguém usou êste conceito em tôdas as suas possibilidades. Alguém precisa preparar um nôvo curso bíblico por correspondência que aplique esta idéia de modo mais eficiente do que os cursos usados no presente.

Não existe um método fixo para executar isto nos sermões duma campanha evangelística. Alguém poderá fazê-lo com êxito, duma maneira; outro poderá fazê-lo de modo completamente diferente, com idêntico êxito ou até maior.

Apresentamos estas sugestões para uma nova maneira de expor as doutrinas centralizadas e personificadas em Cristo, a Verdade, e vinculadas à tríplice mensagem, à qual devemos nossa existência como povo separado. Estas sugestões são tão aplicáveis e práticas numa série de estudos bíblicos no lar, como nos sermões duma campanha de evangelismo público. Adaptam-se também ao método “A Bíblia Fala.”

O primeiro assunto intitula-se: “A Ponte Para um Mundo sem Perturbação.” A idéia fundamental é que Jesus Cristo estabeleceu uma ponte através do abismo do pecado, por Sua encarnação, vida sem pecado, crucifixão, ressurreição, ascensão e segundo advento. Aceitando-O, passamos da morte para a vida. Seu segundo advento preparará o caminho para o lugar em que poderemos viver num mundo perfeito, livre de aflição, guerra, doença, velhice e morte.

A Roda da Verdade

Dentro da Bíblia cada pessoa recebe um cartão em que é impressa a roda da verdade. No cubo aparece o emblema da cruz, rodeado pelas palavras: “Cristo, a Verdade.” Do cubo procedem então dezessete raios. Nenhum dêles recebe algum nome, pois o plano é que cada ouvin-te coloque o nome de cada raio à medida que forem sendo pregados os sermões sucessivos. Junto ao aro da roda são colocadas as palavras: “O Evangelho Eterno Para Êstes Últimos Dias ou A Tríplice Mensagem de Apocalipse 14:6-14.” No fim do primeiro sermão as pessoas são convidadas a receber o cartão e escrever no raio n.° 1: “Cristo, o Único Salvador,” inserindo depois o cartão outra vez na Bíblia.

Na próxima reunião as pessoas recebem a mesma Bíblia que usaram na primeira reunião. O segundo assunto é: “Biografia Escrita Antes do Nascimento.” Trata do impressionante cumprimento das profecias messiânicas do Antigo Testamento na vida de Jesus de Nazaré. No fim do estudo êles são convidados a pegar o cartão com a roda e escrever estas palavras no raio n.° 2: “Cristo, o Verdadeiro Messias.”

O terceiro assunto é: “Era Cristo ao Mesmo Tempo Deus e Homem?” Neste estudo é demonstrada pela Palavra a preexistência de Cristo, como eterno Filho de Deus, e também que Êle é o Criador dêste mundo e outras provas incontrovertíveis de Sua divindade. As pessoas são convidadas a escrever no raio n.° 3: “A Divindade de Cristo.”

A seguir vêm os assuntos que tratam do Segundo Advento, dos sinais de Sua vinda, da tríplice mensagem como a verdade presente para nosso tempo (sem fazer então qualquer tentativa para interpretar ou identificar Babilônia, a bêsta etc. Declarar ser esta a mensagem final do Evangelho, e que o objetivo dêstes estudos é mostrar pela Bíblia qual é o significado dessas expressões), o lar dos salvos, justificação, santificação, os Dez Mandamentos como o eterno padrão de justiça instituído por Cristo (neste assunto é mostrado como as leis abolidas mencionadas no Nôvo Testamento são as leis cerimoniais de Moisés e certos estatutos civis. É explicada a questão de não estarmos debaixo da lei mas sim debaixo da graça. Assim ninguém precisará usar isto mais tarde como objeção contra o sábado), o sábado como sinal de Jesus Cristo como Deus o Criador e único Salvador, o santuário e o juízo, imortalidade condicional, mordomia cristã, temperança cristã, normas cristãs, batismo etc. Os ouvintes escrevem nos raios os títulos dos assuntos à medida que fôr sendo desdobrada a verdade.

Êste plano pode servir de real auxílio para o pastor em seu programa de refôrço após a saída do evangelista. Êle poderá dizer ao povo: “Continuaremos a estudar juntos a Bíblia para acompanhar esta roda da verdade. Outras verdades procederão assim de Cristo, a Verdade, para nossa animação e auxílio.”

Um Método Centralizado em Cristo

Ao preencherem as pessoas êstes raios um após o outro, à medida que prosseguirem os estudos ou as reuniões, é experimentada a atração de Cristo. Êle é o ímã do universo. Ao ser exaltado, atrai-os em submissão ao pé da cruz. Quando as pessoas vêem cada uma das verdades centralizadas e personificadas em Cristo e vinculadas numa unidade harmoniosa dentro do âmbito da tríplice mensagem, são persuadidas a aceitar cada verdade sucessiva à medida que fôr sendo apresentada. Abraçam então de bom grado a tríplice mensagem como a verdade completa para esta importante hora final.

Perceberão que os adventistas do sétimo dia não são uma seita ou um povo esquisito, com opiniões fanáticas e extremistas. Reconhecerão que somos cristãos evangélicos, cristãos do Nôvo Testamento. Verão que os adventistas não são meramente mais uma denominação entre outras duzentas e cinqüenta. Notarão que êles constituem o divinamente estabelecido movimento profético de Apocalipse 14:6-14 — o povo remanescente de Deus mencionado em Apocalipse 14:2 e 12:17. Compreenderão que não se estão unindo simplesmente com outra igreja, mas apegando-se ao que Deus determinou para-o nosso tempo — a derradeira mensagem evangélica que está preparando um povo para o segundo advento do Senhor.

Deus vos outorgou a roda da verdade. Tomai-a e ide levar a verdade de Deus a muitos lugares.

Considerai quão grandes proezas realizou Paulo, sob a direção divina, com a roda da verdade para seu tempo. Temos tôdas as verdades que Paulo possuía, e também as verdades especiais para enfrentar as necessidades dêste período final. Oxalá sejamos como os que são descritos em Daniel 11:32: “O povo que conhece ao seu Deus se esforçará e fará proezas.” Levemos avante a mensagem que trará o Rei do Céu para introduzir a tão almejada eternidade!