Daniel Belvedere

Secretário Ministerial da Divisão Sul-Americana

Se não me falha a memória, li que certa ocasião perguntaram a Jack Dempsey qual foi o conselho mais oportuno que recebera durante sua bem sucedida carreira como boxador profissional. Sua resposta foi:

— O melhor conselho que já recebi foi: “Lute mais um round!”

Não acha que este princípio também poderia aplicar-se a nós, que combatemos “o bom combate da fé”?

Dizem que o Pastor Walter Schubert, no começo de seu ministério, uma noite voltou desanimado para casa. Os cinco estudos bíblicos marcados para esse dia haviam falhado. Com pesar, disse para a esposa que evidentemente o ministério não era para ele. Foi nesse momento que sua companheira o convidou a orar. Ao levantar-se, decidiram “lutar mais um round”. .. e valeu a pena, pois ele tornou-se um gigante da pregação adventista, ocupou a secretaria ministerial da Divisão Sul-Americana, deu um rumo definido e exitoso à evangelização em nossas terras e jubilou-se como secretário ministerial associado da Associação Geral.

Durante os primeiros anos de meu ministério, numericamente falando, não tive nenhuma razão para vangloriar-me. Até podia haver pensado que seria melhor dar o lugar a outro aspirante. Em meu primeiro ano de trabalho só batizei seis almas; catorze no segundo; no terceiro quinze; e dezessete no ano seguinte. No entanto, cada ano e cada dia tenho estado e estou disposto a lutar mais um round, e o Senhor, misericordioso, clemente e poderoso, Se encarregou de modificar a situação.

Teologicamente falando, foi um erro insistir? Quem lê Josué 1:9 descobre que esse servo de Deus, o qual devia realizar uma obra importante, recebeu a ordem expressa de perseverar. Depois do desapontamento da cruz, os discípulos “lutaram mais um round” e encheram o mundo com o evangelho da salvação. Depois do desapontamento de 1844, os sinceros pioneiros que deram origem a nossa Igreja “lutaram mais um round” e cumpriram a profecia da restauração da verdade para o tempo do fim.

Dizem que o Ano Novo é uma oportunidade propícia para tomar decisões de longo alcance. Vocês e eu, ministros do evangelho, concordaremos em que cada dia é uma boa oportunidade para tomar uma decisão sensata. Portanto, por que não tomá-la agora? Se é verdade o pensamento bíblico de que “quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sal. 126:6), então, ao iniciar este novo ano, vocês e eu faríamos bem em decidir “Lutar mais um round . Talvez este seja o round da vitória — a da transformação de nosso ministério pelo poder de Seu Espírito e até, possivelmente, do retomo do Senhor.

Assim seja, amém. Vem, Senhor Jesus.