Somos atores principais da vida; gerentes de nossos pensamentos e ações

É impressionante como todo o nosso ser parece deixar-se dirigir, escravizar e motivar incansavelmente por determinado pensamento que, dia e noite, se assenta no trono da mente, soberano, principalmente quando alimentamos o desejo de alcançar um objetivo. Observe, por exemplo, mulheres grávidas ou que tentam engravidar. Elas parecem enxergar mais grávidas em seu caminho; só vêem roupas e artigos de bebês nas vitrines. Há, também, aqueles homens que quando decidem adquirir certo modelo de automóvel, aparentemente só enxergam esse carro, na cor preferida, rodando pelas ruas. Jovens prestes a se casar facilmente encontram outros casais de noivos, que nunca viram, e passam a trocar experiências preciosas. Ao ver noticiários, ler livros e revistas, o adolescente em fase de vestibular só vê fatos e eventos que possam ser “tema de redação”.

Também muito impressiona o modo como pensamentos negativos prendem a mente e o corpo, com cadeias tão fortes que ficamos imóveis, estáticos. São pensamentos que alimentam ira, frustração, incapacidade, que fazem crescer a inveja, o egoísmo, o ciúme, a inimizade. Pensamentos negativos, entre outros prejuízos, levam à imoralidade sexual, à impureza e ações censuráveis. Eles provocam desunião, divisões.

Senhores de si mesmos

Em seu livro Seja Líder de Si Mesmo, Augusto Cury diz que somos atores principais na trama de nossa vida. Muitas vezes, nos assentamos na platéia da vida, tranqüilos, assistindo passivamente ao que acontece conosco diariamente, sem termos a iniciativa de tomar as rédeas da situação, para que nos tomemos atores principais da nossa existência.

Entramos em contato com várias pessoas durante o dia, com experiências de vida, temperamentos, personalidades, humores e índoles totalmente diferentes. São homens, mulheres, crianças, adolescentes e jovens que passam a fazer parte do nosso dia-a-dia e de nossa vida, por causa de suas palavras e ações. Depois de cada encontro, nunca mais seremos as mesmas pessoas, porque todos nós influenciamos e somos influenciados nos contatos mantidos. Conseqüentemente, palavras e ações nos farão alimentar pensamentos positivos ou negativos a respeito de nós mesmos, o que determinará o sucesso ou fracasso na concretização de nossos sonhos, alvos e metas.

Na carta de Paulo aos cristãos efésios, lemos o seguinte: “Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. … Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade, provando sempre o que é agradável ao Senhor” (Ef 5:6, 8-10).

Lições oportunas

Podemos enumerar algumas importantes lições desse texto:

  • ♦ Não devemos permitir que conversas tolas (aquelas que suscitam pensamentos negativos) nos envolvam, rebaixando nossa auto-estima, dissolvendo sonhos, destruindo nosso casamento, nem o relacionamento com as pessoas que nos são queridas – filhos, pais, familiares e amigos.
  • ♦ A obediência e o relacionamento com Deus aumentam o fluxo de pensamentos positivos e, Conseqüentemente, o sucesso pessoal em todas as áreas da vida.
  • ♦ Quando nos decidimos por Cristo, também optamos por alimentar pensamentos positivos e realizar ações positivas. É isso que a Bíblia quer dizer com a expressão “estar na luz”.
  • ♦ Viver na luz, isto é, ter pensamentos e atos positivos, resultará em grande colheita de bondade, honestidade, verdade e muitas outras virtudes.

Hoje é o dia de assumirmos o posto central de nossa vida: o de gerenciarmos nossos pensamentos, alimentando os positivos e matando por inanição os negativos. Hoje é o dia de retomarmos a busca de sonhos e alvos, antes negligenciados.