“Antes de qualquer coisa, Deus. Devemos despertar cada manhã respirando Deus e o poder de Sua Palavra”

por Zinaldo A. Santos

De acordo com Waldo Werning, mordomia cristã é “a resposta do crente ao amor de Deus, que o criou, preservou, redimiu e santificou. Pode ser denominada a administração por parte do cristão de sua vida redimida e suas posses, pelo poder do Espírito, dirigido pela Palavra, para a glória de Deus e para benefício do homem. É o fruto da fé salvífica. É fé em atividade, a expressão da fé cristã, a evidência de quão sinceramente um filho de Deus crê nas verdades que aceita. O mordomo cristão é uma pessoa a quem foi confiada uma vida redimida por Cristo. Ser mordomo é seguir aonde Deus o dirige pelas habilidades e forças que Ele dá”.

Para promover e incentivar a prática desses ideais sagrados no território da Divisão Sul-Americana, foi nomeado em julho do ano passado o Pastor Miguel Pinheiro Costa. Ele nasceu em Capim Grosso, BA, onde também fez o curso fundamental. Concluiu o Ensino Médio no Educandário Espírito-Santense Adventista, Edessa; e, em 1988, o curso teológico, no antigo Instituto Adventista de Ensino, IAE, hoje Centro Universitário Adventista, Unasp. Também é mestre em Teologia Pastoral e graduado em Administração.

Suas atividades ministeriais tiveram início na Associação Rio de Janeiro, onde foi pastor distrital, evangelista e diretor de Ministério Pessoal e Escola Sabatina, função que desempenhou posteriormente na União Nordeste-Brasileira, Uneb. Serviu ainda como presidente das Missões Sergipe-Alagoas e Nordeste. Antes de chegar à DSA, era diretor de Mordomia Cristã na Uneb.

O Pastor Miguel é casado com a Professora Perpétua, de cuja união nasceram duas filhas: Michele e Emily. Nesta entrevista, ele fala da nova roupagem com que apresenta os antigos e eficientes princípios da Mordomia Cristã.

Ministério: Como o senhor define Mordomia Cristã?

Pastor Miguel: Para mim, Mordomia Cristã pode ser definida em seis palavras: gratidão e intimidade diária com Deus. Imagine que você tenha um amigo que seja dono de uma fortuna incalculável. Movido por amor, esse proprietário constrói uma linda mansão e lhe diz: “Isso tudo é meu; mas, percebendo que você é meu amigo e se sente bem em minha companhia, quero que venha morar nesta propriedade, cuide dela como se fosse sua, desfrute-a plenamente. Vou me ausentar, não sei quando voltarei, mas estou pronto para ajudá-lo em qualquer necessidade. Basta me chamar.” Qual é o sentimento que você deve alimentar em relação a esse senhor, senão o de honrá-lo com sua fidelidade, lealdade? É nesse contexto que devemos pensar em Mordomia Cristã. Tudo o que sou, tenho e serei é dádiva do meu Senhor e devo usar para Sua glória.

Ministério: Aliás, qual é o nome oficial do Departamento: Mordomia Cristã, Ministério da Fidelidade ou Administração da Vida?

Pastor Miguel: O nome que está no Manual da Igreja, no livro Regulamentos Eclesiástico-Administrativos, nas atas e nos documentos da Igreja é Mordomia Cristã. Pelo menos da parte da Associação Geral, não há informação nova sobre isso. Infelizmente, ao longo dos anos usamos a palavra mordomia sem o complemento que caracteriza sua verdadeira natureza em nosso contexto. Isso causou grande confusão na mente de alguns irmãos, especialmente os recém-conversos. O uso da palavra mordomia, isoladamente, está relacionado ao sentido pejorativo que as pessoas lhe dão, associando-a com atos ilícitos, corrupção, viver às custas de outros. O correto é usar sempre a expressão “Mordomia Cristã”, para que não fique dúvida sobre o conceito bíblico e espiritual envolvido no assunto. Os melhores dicionários conceituam o mordomo como um intendente, alguém que dá intensidade aos propósitos do seu se-nhor e que provê sustento para a manutenção e o crescimento da propriedade do seu superior. Esse é o foco da Mordomia Cristã, envolvendo o homem (mordomo) e Deus (o Senhor).

Ministério: Quais são os objetivos práticos deste departamento?

Pastor Miguel: (1) Reeducação dos hábitos espirituais, para que cada crente experimente a salvação em Cristo diariamente; (2) conscientizar cada crente de que ele é salvo diariamente, a graça lhe é destinada diariamente, a misericórdia é renovada a cada dia e que ele deve ser renovado diariamente; (3) levar a pessoa a entender que antes da santidade vem a salvação. Deus nos salva, no sentido de renovar Sua graça e misericórdia, “a cada manhã”, como diz o profeta Jeremias, para que possamos ser santos durante aquele dia. (4) Ensinar que a prática de dizimar e ofertar não significa simplesmente trazer dinheiro para a igreja, mas um ato de adoração através do qual entregamos nossa vida a Deus, como sacrifício vivo, santo e agradável a Ele. O centro da questão não é o dinheiro; mas, a quem vou adorar com o que tenho. (5) Ensinar que a guarda do sábado e o cuidado com o corpo devem ser colocados no contexto da adoração; (6) cumprir a missão e (7) levar o crente a entender que todos são responsáveis pela manutenção do corpo de Cristo em todos os aspectos.

Ministério: Em sua avaliação, por que existe certa resistência à Mordomia Cristã?

Pastor Miguel: O materialismo e o secularismo têm sufocado o poder da Palavra de Deus em muitos corações, e falar de dinheiro não é uma missão fácil. Por isso, creio que, antes de falar sobre dízimos e ofertas, temos que levar o povo a entregar o coração a Deus. Talvez, essa tenha sido uma das nossas dificuldades. O modo como a pessoa lida com o dinheiro reflete seu grau de intimidade diária com Deus. E possível que ainda exista uma boa parcela de resistência; mas, quando as pessoas compreenderem que Mordomia Cristã cuida da espiritualidade do crente, passarão a vivê-la em to-dos os aspectos da vida, e serão mais felizes e atuantes.

Ministério: Depois de tantas alterações e mudanças no modo de abordar o assunto, o senhor acha que o departa-mento está plenamente consolidado?

Pastor Miguel: Estamos a caminho. Sentimos que o Espírito Santo tem provocado grande despertamento entre o povo de Deus. Nossos líderes estão motivados e comprometidos com este ministério sagrado e imprescindível para o crescimento espiritual da igreja. É verdade que ainda temos grande diferença entre as entradas de dízimos e ofertas, porém, logo o quadro será revertido. Uma das medidas aprovadas no concilio da Divisão Sul-Americana foi que, a partir de agora, cada série de estudos bíblicos deverá conter um estudo específico sobre doação de ofertas, sob o ponto de vista da adoração.

Ministério: Há um novo modelo de abordagem da Mordomia Cristã implantado pelo senhor. Fale sobre isso.

Pastor Miguel: Trata-se de um trabalho voltado para a espiritualidade de cada crente. Para sermos fiéis mordomos, precisamos ir à presença de Deus nas primeiras horas de cada dia. Servimos a Deus dentro de uma unidade de tempo chamada dia. Nessa unidade de tempo, Deus concentra todos os Seus recursos salvíficos para que operemos com temor e tremor a nossa salvação através de Cristo. Nessa moldura, o objetivo é levar cada crente da América do Sul a desenvolver e incorporar à sua personalidade o hábito de buscar a Deus nas primeiras horas de cada dia. Um viver diário em sociedade com Deus vai modelar as prioridades e o enfoque de cada crente. A medida que eles crescem nessa sociedade, o Espírito Santo os guia para prover apoio financeiro para a missão da Igreja.

Ministério: Qual é a dinâmica do programa?

Pastor Miguel: Bem, nós o temos chamado de Seminário de Enriquecimento Espiritual. Está dividido em quatro partes: 1) Um seminário de 21 horas, no qual cada participante recebe o material para acompanhamento das aulas. Aqui, o aluno aprende a buscar a Deus. Concluído o seminário, os participantes recebem tarefas específicas, para colocar em prática, em casa, o que aprendeu. São tarefas que o ajudam a desenvolver o hábito da comunhão. 2) Jornada espiritual de 40 dias. Cada participante recebe orientações escritas sobre atividades devocionais pessoais, que devem ser desenvolvidas durante 40 madrugadas. 3) Intercessão nas madrugadas. No início da jornada de 40 dias, a pessoa ora pedindo que Deus indique cinco pessoas que ainda não são membros da igreja e morem na mesma cidade. Identificadas essas pessoas, o intercessor entra em contato com elas, informando que estará orando em favor delas durante os 40 dias seguintes. O intercessor deve testemunhar para essas pessoas. 4) Reencontro. Passados os 40 dias, há um reencontro dos participantes do programa, que devem estar acompanhados das pessoas pelas quais oraram. É uma reunião de testemunhos sobre as experiências e as conquistas dos dias anteriores.

Ministério: Mas onde se encaixa a im-plementação da mordomia dos tesouros neste projeto?

Pastor Miguel: Falamos dos tesouros dentro do seminário de 21 horas. A maior parte do conteúdo é sobre esse tema. Trabalhamos com as quatro áreas da Mordomia Cristã no contexto de comunhão e adoração. Ensinamos que, em primeiro lugar, devem entregar a vida a Deus nas primeiras horas de cada dia, a fim de que possam experimentar o grande privilégio de adorá-Lo mediante a devolução dos dízimos e ofertas. Para Deus, é mais fácil usar os recursos dos mundanos irreligiosos que os das pessoas que apenas têm o nome na igreja, mas não levam a sério a comunhão com Ele. Falamos tão abertamente sobre os elementos da Mordomia Cristã como se falava no passado; mas, agora, focalizados na comunhão e adoração. Anteriormente, depois de uma campanha de mordomia cristã, as pessoas costumavam dizer: “Pastor, passei a devolver o dízimo depois deste programa.” Agora, ouvimos: “Minha vida mudou em todos os aspectos, depois que aprendi a buscar a Deus em primeiro lugar.”

Ministério: Como tem sido recebida a nova idéia?

Pastor Miguel: Inicialmente, algumas pessoas ficaram esperando para ver aonde chegaríamos. Outros pensavam ser “mais um programa passageiro”. Iniciamos o projeto com um público específico: os líderes formadores de opinião. Eles experimentaram uma renovação espiritual e passaram a testemunhar o que estavam sentindo. As pessoas começaram a procurar a mesma bênção. Assim, aprendemos que não se chega ao todo de uma só vez, mas devemos avançar por partes. Ainda há muito o que fazer e aprender, pois o crescimento da igreja, também no âmbito da espiritualidade, não é uma ciência feita. O aprendizado e aprimoramento vão acontecendo à medida que avançamos.

Ministério: Que fatos o senhor pode-ria apresentar como indicadores do êxito do plano, onde ele já foi implantado?

Pastor Miguel: É cada vez maior em todos os lugares o número de pessoas que são atraídas a cada seminário. Levando em conta que a única forma de propaganda é o testemunho de quem já fez o seminário e relata o que aconteceu na própria vida, esse é um fator positivo. Outra coisa: o seminário não é gratuito, mas isso nunca foi obstáculo para o interesse das pessoas, inclusive para não adventistas. O reencontro é outro ponto marcante. Tenho dito que no reencontro o pastor vê a igreja dos seus sonhos: irmãos acompanhados de pessoas pelas quais oraram e que agora manifestam desejo de ter a mesma experiência dos seus intercessores. Em Ilhéus, BA, o primeiro seminário foi para somente 13 líderes. No segundo, tivemos 240 participantes. Esses testemunharam e inscreveram 1.500 pessoas no terceiro seminário. No Recife, PE, em maio de 2004, o primeiro seminário reuniu 420 líderes de cada distrito. No dia do reencontro, 2.400  pessoas lotaram o maior teatro da cidade. O primeiro se-minário em Porto Alegre, RS, teve a participação de 600 representantes distritais. O  reencontro reuniu mais de duas mil pessoas. Tanto em Pernambuco como no Rio Grande do Sul, os seminários agora são realizados em cada distrito pastoral.

Ministério: Há uma data-limite na qual o se-nhor deseja ter alcançado toda a Divisão Sul-Americana com esse programa?

Pastor Miguel: Queremos consolidar um sonho, uma marca. Quando um sonho é abrangente, sua concretização requer tempo, uma visão clara do futuro desejado. O ministério de Mordomia Cristã cuida da espiritualidade do crente, e isso envolve questões cruciais para nossa existência. Na verdade, lidamos com questões transcendentais. A base do Seminário de Enriquecimento Espiritual é a espiritualidade, como já vimos exaustivamente. Porém, vamos trabalhar com diferentes ênfases durante o qüinqüênio, sendo que no biênio 2006/2007 será realçada a intimidade diária com Deus, com base no pressuposto: “Sou salvo a cada manhã, para ser santo durante o dia”. Em 2008/2009, saúde e adoração. O lema é este: “Adorar a Deus e cumprir a missão na alegria da saúde e não na tristeza e apatia da enfermidade”. Finalmente, em 2010, o batismo diário no Espírito Santo e o desenvolvimento dos dons e habilidades.

Ministério: que o senhor espera dos pastores, no contexto desse projeto?

Pastor Miguel: Em primeiro lugar, que todos experimentem o plano em sua própria vida. Tenho visitado muitos pastores, e vejo que a maior necessidade que temos é a de andar com Deus todos os dias, para que possamos ter Sua mente e Seu coração. A missão que temos a cumprir exige que nos entreguemos a Deus, antes e acima de qualquer compromisso. Temos muitas atividades para realizar, mas Deus deve ser o primeiro e estar no primeiro lugar. Se Ele não for o primeiro, outro certamente tomará Seu lugar no trono do nosso coração. Antes de qualquer coisa, Deus. Devemos despertar cada manhã, respirando Deus e o poder de Sua Palavra. Em segundo lugar, espero que levem seus líderes a experimentar a vida que vem da Palavra, a cada manhã. Quando o pastor vai à frente, tudo fica mais fácil. Desejo alertar também no sentido de que tenham paciência, e não se precipitem tentando realizar o projeto com toda a igreja de uma só vez. Primeiro, os líderes; através deles, poderão chegar mais facilmente aos demais membros. Há dois anos para cada ênfase. Portanto, há tempo de sobra para organizar o trabalho. Muitos excelentes projetos tiveram seu período de vida útil encurtado, por causa da pressa, falta de organização e busca por resultados imediatos. Avançando por partes, fica mais fácil atingir o todo com eficiência.

O foco da mordomia cristã é este: a quem vou adorar com o que tenho

“Se Deus não for o primeiro, outro tomará Seu lugar no trono do nosso coração