Por ocasião da sessão da Associação Geral de 1985, em Nova Orleans, a Divisão Interamericana respondeu ao desafio de COLHEITA 90, proclamando sua entrega incondicional com avanço evangelístico, em nível de Divisão, de uma magnitude sem precedentes. A fim de estabelecer alvos específicos que contribuam para pôr em execução um programa agressivo de COLHEITA 90 durante o quinquênio, a Interamericana concentrou seus esforços, recursos e potencial humano em três objetivos básicos:
1. Duplicar os resultados, em ganho de almas, dos Mil Dias de Colheita em cada união, campo e igreja local, a fim de acrescentar 400.000 novos membros, por meio do batismo, ao rol de membros da igreja.
2. Duplicar o número de novas igrejas organizadas durante os Mil Dias de Colheita. Como resultado, isto daria a organização de 1.060 novas igrejas durante COLHEITA 90.
3. Alcançar um número de 1.225.000 membros batizados, e um acréscimo de 1,5 milhão de membros da Escola Sabatina.
Num esforço conjunto para alcançar estes três objetivos, a Divisão Interamericana colocou em operação uma série de programas e atividades que se tornaram o resultado da oração coletiva, do pensamento conjunto, da planificação estratégica, e a inversão de uma quantidade substancial de fundos em nosso programa evangelístico. A planificação geral, e a execução dessas atividades, tornaram-se o resultado do esforço unido de administradores, leigos e ministros, trabalhando juntos. Nenhum programa evangelístico da igreja pode ser planejado ou posto em prática sem a participação unânime e entusiasta dos leigos e pastores. Esse avanço evangelista conjunto, guiado pelo Espírito Santo, pôs em andamento uma nova paixão por encontrar os perdidos, “esticando as cordas evangelísticas e firmando as estacas” mediante a participação e consolidação dos membros.
A realização destes três objetivos básicos de COLHEITA 90, compreende três fases de atividades relacionadas entre si:
1. Motivar e treinar dirigentes em todos os níveis da igreja;
2. Conquistar novos conversos para a mensagem;
3. Cuidar dos membros e confirmá-los.
Durante todo o período que abrange COLHEITA 90, a motivação e treinamento dos leigos tem ajudado a manter a igreja, em sua totalidade, envolvida com grande entusiasmo num evangelismo produtivo. O Departamento dos Ministérios da Igreja da Divisão dirigiu e manteve um programa de preparo de pregadores leigos que resultou em mais de 100 mil pregadores leigos. Para motivar e mobilizar ainda mais a igreja, no que diz respeito ao evangelismo, organizou-se o festival de leigos. Esse expediente, singular como incentivo, serve para unir pastores e membros na conquista de almas, o que continua produzindo milhares de novos conversos para a igreja.
Entre os principais métodos que continuam dando resultados extraordinários na conversão de almas, encontra-se o plano de campanhas evangelísticas em nível nacional e internacional. O impacto produzido por este enfoque tão especial para com o evangelismo, tem sido extraordinário.
Nestas campanhas nacionais e multinacionais, o território de uma determinada associação ou união é estabelecido como alvo para uma evangelização maciça. Escolhem-se centenas de centros de evangelismo, bem como leigos, tanto homens como mulheres, os quais se ocupam em preparar o território como um todo. Além disso, escolhem-se centenas de pastores, leigos, administradores e outros obreiros denominacionais para servir de oradores. Numa data convencionada, são iniciadas simultaneamente centenas de campanhas evangelísticas, que continuam por várias semanas, ou meses, de acordo com a programação.
Com a finalidade de dar mais impulso e novas dimensões a um programa evangelístico mais agressivo, a Divisão Interamericana escolheu três novos secretários ministeriais que ocupam a maior parte do seu tempo e energia coordenando e dirigindo grandes programas de evangelismo público. Este novo plano já está resultando em milhares de novos conversos para a igreja.
Auspiciadas e coordenadas pela Associação Ministerial da Divisão, estas campanhas nacionais e multinacionais já foram levadas a efeito em várias uniões com sucesso espetacular. Muitas delas estão atualmente em andamento, e até 1990 continuarão aumentando em número em toda a Interamericana.
Sem dúvida alguma, a maior e mais saliente das campanhas será a Campanha Mega México, programada para 1989. Nessa campanha evangelística maciça, trezentos centros evangelísticos estarão simultaneamente em andamento por toda a Cidade do México. A dupla finalidade desse empreendimento evangelístico sem precedentes é causar um impacto na Cidade do México com a Mensagem Adventista. Espera-se que essa campanha nacional resulte em 3.000 novos conversos que se unirão à igreja por meio do batismo. Tenciona-se organizar umas 30 novas igrejas durante esta campanha.
Mais de 30 pastores e pregadores leigos tomarão parte como pregadores, ao passo que vários milhares de leigos, homens e mulheres, participarão de diversos projetos e atividades que serão realizados em toda a cidade, em prol da conquista de almas.
Nos últimos dois anos e meio que restam de COLHEITA 90, cada departamento da igreja estará ocupado numa grande promoção evangelística. Sob a direção do Espírito Santo, essa promoção evangelística aumentará em intensidade. Procurará motivar e envolver cada obreiro denominacional, cada leigo, cada instituição denominacional, cada organização e cada departamento da igreja num evangelismo ativo.
Um fator importante para alcançar o objetivo COLHEITA 90 é o papel dinâmico que desempenha o ministério de publicações, que procura atingir o alvo de 6.000 colportores e, dessa maneira, intensificar o programa pró-ganho de almas da igreja, mediante o ministério de publicações. Em resumo, nenhum setor da igreja ficará isento da participação direta em COLHEITA 90.
Estes três objetivos específicos de COLHEITA 90 fazem parte integrante de um plano-mestre mais amplo e mais abrangente para a evangelização de toda a Interamericana. Servem como um poderoso trampolim para o treinamento, motivação e mobilização de toda a igreja, ao cumprir a ordem de terminar a obra e apressar o estabelecimento do reino de Deus. Enquanto não atingimos esse supremo objetivo, a Interamericana intensificará seus esforços de bombardear e saturar todos os seus habitantes com a mensagem adventista. Além disso, o dinâmico lema da igreja continuará sendo:
De país em país até o último país;
De cidade em cidade até a última;
De casa em casa até a última casa;
De pessoa em pessoa até a última pessoa.
GEORGE W. BROWN — Presidente da Divisão Interamericana