Timóteo tinha Paulo. Rute tinha Noemi. Sansão tinha Dalila. Samuel tinha Eli. Ester tinha Mardoqueu. Acabe tinha Jezabel. Bate Seba tinha Davi. Pedro podia contar com André. O que essas pessoas possuíam em comum? Bem, cada uma delas, por pior ou melhor que fosse, acabou encontrando alguém que exerceu forte influência em relação ao caminho que deveria seguir.

Quem está influenciando sua vida? A quem você procura quando necessita de um conselho sábio?

Como uma esposa de pastor jovem e inexperiente, eu necessitei da influência positiva de alguém. Jim, meu esposo, foi educado em uma família pastoral que moldou a sua vida. Mas Deus também estava me ajudando nesse sentido, mesmo antes de eu poder compreender tudo a respeito da influência. Bem cedo, em nosso ministério, aprendi o valor das pessoas que Deus Providencialmente coloca em nosso caminho para ajudar-nos. Foi assim que pude receber de quatro esposas de pastores, muito especiais, benefícios que me acompanharão sempre. Certamente você também pode aprender de cada uma delas, ainda hoje.

Vinna Mansell

Quando nos encontramos, Vinna e seu esposo, Leslie, estavam às portas da jubilação. Eu acabara de sair do Seminário, e Vinna possivelmente estremecera quando me viu pela primeira vez. Minhas saias eram tão curtas, meu cabelo ainda conservava aquele visual estudantil, e eu seguramente não me encaixava naquela imagem que a igreja alimentava de uma esposa de pastor. Uma antiga esposa de pastor já tinha me falado para adaptar-me à nova situação. Mas como eu percebera nela mais espírito crítico e de ridicularização, do que amor e preocupação sincera com meu bem-estar, dei-lhe pouca atenção.

Vinna, pelo contrário, era a mais graciosa esposa de pastor que conheci. Sua bondade para com os outros, exalava como um fino perfume. Jamais se mostrava rude ou severa. Fazia a pessoa de quem se aproximava sentir que era o mais importante ser humano sobre a Terra. Parafraseando a Bíblia, Vinna era mais valiosa para o ministério de seu marido que finas jóias. Ela o complementava, estabelecendo um padrão de amorosa preocupação pelos membros da igreja.

Vinna não repreendia. Educava. Ela mostrou tolerância e amor incondicional para comigo, modelando o que eu poderia vir a ser, se estivesse disposta a mudar. Muito obrigada, Vinna Mansell. Você ensinou-me que as pessoas são o bem mais precioso da Igreja; bem como ser uma agradável esposa de pastor.

Corea Cemer

Quando veio o chamado para o evangelismo de tempo integral, eu fiquei estupefata. Eu não estava disposta a viver viajando para todos os lados. Queria estar à noite em minha casa e dormir sempre em minha própria cama. Queria ter uma vida minha, você sabe como é isso. Mas o Senhor tinha outros planos para mim. Por isso Ele pôs Corea em meu caminho. Ela já estava perto dos 70 anos, merecia a jubilação para desfrutar a “boa vida” que este velho mundo pode oferecer. Corea trabalhara ao lado do marido evangelista, no Caribe e nos Estados Unidos, conduzindo milhares de pessoas ao Senhor. Jim e eu agora éramos seus associados.

Corea contou-me muitas histórias do tempo em que cresceu em um campo de migrantes, quando viveu em tendas. O inspetor pagava-lhe um penny para cada 100 moscas que ela conseguisse matar. Ela nunca teve algumas das coisas bonitas com as quais outras mocinhas se alegravam, mas ganhava algum dinheiro a cada semana, com seu negócio de exterminação de moscas, suficiente para que logo conseguisse comprar um par de sapatos. Depois, já no ministério, ela trilhou a dura senda de campanhas evangelísticas através dos anos, sem se queixar. Seu marido, Ken, era um grande evangelista, e eu mesma sei que Deus o usou poderosamente. Mas, também creio que muitas pessoas ganhas para Cristo, através de sua pregação, podem ser contabilizadas no relatório de sua esposa. Muito obrigada, Corea Cemer, por ensinar-me o que é sacrifício próprio e paciência.

Marge Gray

Trocar a calorosa e ensolarada Flórida pelo gélido e sombrio Michigan foi difícil para mim. Experimentei um choque cultural e climático, mas, através dessa mudança, encontrei Marge Gray. Ela mostrou-me que Cristo espera da esposa do pastor muito mais que ser graciosa, ou ter espírito de renúncia própria. Ela quer tornar-nos verdadeiras ganhadoras de almas.

Marge demonstrou que uma esposa de pastor deveria ter um ministério próprio. Ela também dava estudos bíblicos e partilhava as boas novas de Jesus Cristo com centenas de pessoas. Marge, de fato, era autora de lições bíblicas para adultos e também elaborou cursos doutrinários para crianças. Eu mesma tenho preparado muitos jovens e juvenis para o batismo, utilizando suas lições. Muito obrigada, Marge Gray, por inspirar-me a paixão por almas.

Merlo Bock

Merlo era esposa de um administrador quando a encontrei. Apreciei-a tão logo nos encontramos, em virtude de sua personalidade firme, determinada. Depois de educar seus filhos, Merlo retomou à faculdade, a fim de se preparar para sua dedicada e brilhante carreira como enfermeira. Ela jamais colocava-se acima das pessoas, nem pretendia ser alguém especial. Mas Jesus criou-a para isso. Ela ajudou-me a compreender que Deus faz cada pessoa especial, e valoriza nossa individualidade.

Merlo ensinou-me que tal compreensão me faria bem. Não apenas faria bem, mas seria muitíssimo melhor do que esforçar-me para espelhar a imagem de alguma outra pessoa. Ela me fez entender que Cristo não se enganou ao criar personalidades distintas, e faz isso para Sua glória. Raramente eu conversava com Merlo sem ouvir algo a respeito do seu grande anseio pela volta de Jesus. Agradeço a Merlo por ensinar-me que não necessitamos usar máscaras, e que é ótimo para mim, continuar sendo a pessoa que sou.

Em Seu plano para nossa vida, Cristo coloca em nossa companhia pessoas que nos fortalecem espiritualmente. Cada um de nós necessita tirar proveito da sabedoria daqueles que possuem mais larga experiência.

Quem está influenciando a sua vida? Como esposa de pastor, que lições está transmitindo às pessoas que lhe cercam?