Privilégio sem conta é ter a direta guia de Deus na terminação da obra do Evangelho! Esta certeza, tão peculiar e tão cara aos “que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus”, foi grandemente revigorada no espírito daqueles que participaram da classe de “Orientação Profética no Movimento do Advento”, oferecida no ensejo do Curso de Extensão do Seminário da Universidade Andrews, ministrado nos meses de janeiro e fevereiro, no Instituto Adventista de Ensino (São Paulo).

Espírito erudito na disciplina, mas de uma simplicidade cativante, ministrou as aulas o pastor Arthur L. White, que se houve com sabedoria e clareza, revelando-se conhecedor profundo das coisas pertinentes à experiência da mensageira da igreja remanescente, como neto que é da Sra. Ellen G. White.

Suplantadas as melhores expectativas, nos-sa impressão do curso de “Orientação Profética” é grande demais para ser expressa. Conquanto os resultados imediatos tenham sido alcançados, e os mediatos estejam a manifestar-se através do poderoso influxo de bênçãos e inspiração que uma centena e meia de obreiros estão trazendo às suas igrejas, só mesmo a eternidade dirá, em sua plenitude, da torrente de benefícios proporcionados à família adventista.

Como ministros atuantes na Causa divina, estamos agora muito mais bem relacionados com a vida de fervoroso labor cristão e a história profundamente humana de Ellen G. White. Apreciando sua conduta e conselhos, e a fecunda obra que produziu, damo-nos conta de que a serva do Senhor estabeleceu poderoso argumento em favor do dom profético manifestado em sua pessoa, pois, longe de permanecer nas alturas do apostolado intelectual, desceu ao terreno das realizações práticas, fazendo medrar, pelo exemplo pessoal, os basilares preceitos do cristianismo.

Conhecemos, hoje, com mais abundância de detalhes, as críticas (quase tôdas fundadas no preconceito e má fé) que a oposição de dentro ou de fora tem levantado, pretendendo solapar nossa fé no Espírito de Profecia. Quando todos os fatos são vencidos para uma acurada e sincera investigação, a crítica e as acusações se desfazem como por encanto, enquanto nos erguemos da tarefa com uma convicção grandemente fortalecida de que a irmã White foi a mensageira do Senhor.

Muitos dos que observam o progresso que essa denominação tem experimentado em pouco mais de um século de existência, surpreendem-se com o formidável avanço da obra adventista e são incapazes de explicar porque asssim ocorre. No passado, quando nossos pioneiros eram vivos, êles o supunham dirigentes de grande ambição e largueza de espírito, atribuindo-lhes uma capacidade superior, mas prenunciando desintegração e colapso para a corporação adventista do sétimo dia, tão cedo desaparecessem aquelas instrumentalidades. Não se apercebiam que a honra pertence a Deus, cuja mão firme, desde o princípio, tem guiado esta obra em todo o passo importante.

Os que fizemos o curso de “Orientação Profética” temos elementos de sobra para deixar patente que o segrêdo do êxito que tem acompanhado êste movimento está em que o Senhor nos tem aconselhado diretamente pelo dom profético. Através da Inspiração, Êle tem conduzido os passos de Sua igreja, exortado os Seus filhos e amparado o Seu povo. O Senhor não sòmente enviou informações concernentes a eventos futuros. Temos sido levados através de um caminho marcado pela mensagem profética e repetidas vêzes fomos salvos, maravilhosamente, de crises que se esboçavam ameaçadoras, porque o Senhor nos fêz chegar Suas instruções.

Numa só palavra poderiamos resumir nossa impressão do curso de “Orientação Profética”, e esta seria: gratidão. Gratidão ao bom Deus que, com tanto desvêlo, tem cuidado de Sua igreja e promete fazê-lo até o fim. Gratidão aos nossos dirigentes que têm compreendido o alcance de tão preciosas revelações, permitindo que delas tomássemos conhecimento.