Estímulo na Adversidade

Um médico jovem recentemente diplomado, com uma carreira de grande utilidade perante si, foi repentinamente ferido de cegueira total. Foi um golpe tremendo para o vigor jovem e a ambição prenhe de tôdas as promessas de crescente varonilidade e esperança de velhice abastada. Poder-se-ia imaginar que isso lhe teria abatido o ânimo e levado a pessimismo total. Nada disso. Manteve-se êle superior à sua terrível calamidade. Não se pôs a questionar da justiça de sua sorte cruel ou a invectivar a Providência.

“Ó, Deus,” orou êle, “a Ti consagro o talento da minha cegueira.” Se bem que se tratasse de outro Jacó, em luta pela bênção, e recebendo-a, pois, mais tarde, o médico se tornou o inventor do alfabeto para os cegos, e o “talento da cegueira” que consagrara a Deus, tornou-se o portão pelo qual incontáveis milhares ingressaram numa vida mais ampla. — More Illustrations and Quotable Poems, por A. Bernard Webber.

Herdeiros de Deus

A Espôsa de um rico morreu. Passado não muito tempo, seu filho único, rapazinho a quem ambos muito amavam, acompanhou a mãe na sepultura. O homem nunca mais se reabilitou do choque dessa dupla aflição. Após a sua morte, foi dada busca de um possível testamento, mas sem resultado. Por ocasião da venda da casa e móveis, estava presente velha criada, que queria comprar o retrato do rapazinho a quem muito amara. Adquiriu-o e, ao ser retirado da parede, foi encontrado, pegado atrás dêle, o testamento. Ao ser lido, descobriu-se que, na venda dos objetos, a pessoa que comprasse o retrato daquele filho bem-amado, seria herdeira de tôda a propriedade. Também Deus disse a todos quantos amam o Seu unigênito Filho e se dispõem a por Êle sofrer, que os fará herdeiros de Seu reino eterno. Tudo depende de nossa relação para com o Seu amado Filho. Conhecê-Lo e amá-Lo equivale a compartilhar de Sua riqueza incorrutível e eterna — Illustrations for Preachers and Speakers, por Keith L. Brooks.