Pregar a Verdade com Zêlo

EM visita a uma penitenciária num sábado, um ministro foi convidado pelo diretor cristão pa-ra, no dia seguinte, dirigir a palavra aos detentos. Aquela tarde, sentiu o ministro o desejo de voltar à penitenciária e inteirar-se dos pormenores referentes ao salão de cultos. Ao notar ali duas cadeiras revestidas de prêto, indagou do motivo disso. “Essas cadeiras estão amortalhadas. O sermão que o senhor pregar será o último que elas ouvirão.”

Bem podeis imaginar quão pouca retórica figurou no sermão proferido nessa ocasião. Existem cadeiras amortalhadas na maioria das congregações.

O Vício de Cair

Foi uma resposta perspicaz dada, na Síria, por um pagão convertido, ao patrão que dêle exigia que trabalhasse no sábado, mas recebeu firme recusa. O patrão buscou argumentar, dizendo:

— Não diz o vosso Mestre que se um homem possui um boi ou um jumento que cair num poço no dia de sábado, êle pode ir tirá-lo?

— Sim, respondeu o empregado cristão, mas se o jumento se vicia em cair no mesmo poço cada sábado, então o proprietário, ou entulhará o poço ou venderá o jumento.

Sente a Falta da Voz da Mais Pequena Criança

O maestro de uma grande orquestra sinfônica estava uma noite dirigindo um concêrto. Ouviam-se o trovão do órgão, o ufar dos tambores, o suave lamento dos violinos, o estridor das trompas.

A um canto, um dos executantes, que tocava o flautim, de repente decidiu: “Em meio a tôda esta barulheira, que importa o que eu toco? E parou de tocar.

Repentinamente o grande maestro parou e levantou as mãos. Seguiu-se um silêncio mortal.

— Onde está êsse flautim? gritou êle.

Deus pode ter por louvor a música estrondosa das esferas, mas sente a falta da voz da mais pequena das crianças. Escuta todos os que são Seus.

A Sala do Sossêgo

“Esta é a sala do sossêgo,” explicou um guia, ao introduzir um grupo de visitantes numa sala da usina trepidante de ruído.

— Nada há para fazer aqui, disse alguém.

Com um sorriso, respondeu-lhe o guia:

— Mas aqui está o coração de todo o serviço; tôda a engrenagem gira em tôrno do que aqui é feito. Êste é o local mais importante do edifício.

É às salas de sossêgo que chega a voz de Deus. “Aquietai-vos e sabei.” “Me virarei para lá, e verei.” — More Illustrations and Quotable Poems, por A. Bernard Webber.