Trechos do Relatório apresentado em New Orleans, no domingo, 30 de junho de 1985.

O território da Divisão Sul-Americana, formado pela Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Ilhas Malvinas, Paraguai, Peru e Uruguai, é de 9.440.324 km2. Estende-se do Estreito de Magalhães, ao Sul, até a imensa Bacia Amazônica, ao Norte, onde se encontra a maior floresta tropical da Terra e o imenso rio-mar — o Amazonas. A Leste está o Atlântico e a Oeste, o Pacífico. Cortando o continente de sul a norte temos a majestosa e encantadora cordilheira dos Andes, com seus picos de neve eterna.

A população já ultrapassou a casa dos 200 milhões. Os dois idiomas básicos são o espanhol e o português. Temos na América do Sul algumas das maiores cidades do mundo, que apresentam um crescimento quase descontrolado, tais como: Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro. O rápido aumento populacional, a situação sócio-político-econômica, aliada aos movimentos carismáticos e pentecostais, são algumas das condições que favorecem a pregação do evangelho nos países sul-americanos.

Fundada em 1916, com menos de cinco mil membros, a Divisão compõe-se hoje de 656.529 membros, que se reúnem em mais de 7.900 igrejas e congregações….

No início do qüinqüênio, os líderes de toda a Divisão, reunidos em concilio, prepararam o Plano de Ação para o período, do qual gostaríamos de destacar alguns pontos que mostram com que espírito e objetivo trabalhamos no qüinqüênio findo:

Somente por Seu Espírito. Os recursos humanos, econômicos e institucionais e os instrumentos de planificação só terão valor se forem orientados pelo Espírito de Deus.

Semear, Colher e Conservar. Nenhuma ação realmente eficaz pode desconhecer o ciclo completo da semeadura, colheita e conservação. Por esta razão, as atividades deste Plano Qüinqüenal serão todas orientadas nesse sentido.

Ênfase Sobre a Congregação Local. Este plano reconhece que somente poderá alcançar seus objetivos se a congregação loca, sob a orientação do pastor, receber o apoio completo de toda a Organização….

No evangelismo tentamos o “mar alto”, conforme a ordem de Jesus dada a Simão, e que obedecida, resultou na pesca maravilhosa, conforme a descrição de S. Lucas 5:1-11.

Com a grande campanha dos Mil Dias de Colheita, lançada pela Associação Geral, o programa evangelístico em nossa Divisão recebeu nova dimensão e maior força, através das séries evangelísticas Metropolitanas. As Metropolitanas são o esforço unido de todas as forças vivas da Igreja. Cada igreja, departamento e instituição de uma área, agindo ao mesmo tempo, com o mesmo objetivo: evangelizar uma região específica.

Após amplo planejamento e preparação, nossa primeira experiência em intensivo evangelismo metropolitano foi realizada em 1982, na cidade de Guaiaquil, Equador. O esforço foi dirigido e coordenado pelo evangelista da Divisão, Pastor Daniel Belvedere, e teve a participação de todas as igrejas da região, bem como de 30 estudantes de Teologia da Universidade da União Incaica. A série durou três meses — 90 noites consecutivas. Durante esse tempo houve reuniões em todas as igrejas adventistas da cidade. No final foram batizadas 1.007 pessoas, duplicando o número de membros nessa localidade….

Inspirada por esta inovação na conquista de almas, em 1983 cada União realizou a sua metropolitana. E então, em 1984, o alvo era que cada Associação e Missão fizesse a mesma coisa. Durante a etapa culminante dos Mil Dias de Colheita, cada pastor distrital também foi incentivado a realizar sua própria série metropolitana.

Pelo Espírito de Deus, o evangelismo metropolitano tornou-se uma pedra angular do ciclo de semeadura, colheita e conservação na Divisão Sul-Americana. Embora o milagre da conversão na vida das pessoas transcenda à análise estatística, é bastante animador que durante este qüinqüênio houve 309.841 batismos, o que significou um aumento de 50% sobre o período anterior. O número de Escolas Sabatinas, grupos e igrejas aumentou 41%. Em 1979 havia um adventista para 413 habitantes. Em 1984 essa proporção era de um adventista para 320 habitantes.

Alguns Dados do Progresso no Campo

* Manaus, capital do Estado do Amazonas, com 700.000 habitantes, tinha, há 10 anos, apenas 12 congregações adventistas. Hoje são mais de 50 igrejas e grupos, com aproximadamente 6.000 membros. Na metropolitana de 1984, numa só cerimônia, foram batizadas 676 pessoas.

* No Peru, os adventistas constituem a maior igreja do país, depois da Católica Romana. Somente em Lima, temos mais de 100 igrejas e congregações.

* Em São Paulo, o centro industrial do Brasil, temos aproximadamente 300 igrejas e grupos adventistas. No primeiro semestre de 1985 houve mais de 600 séries de conferências simultâneas, dirigidas por pastores e leigos.

* Em cada congregação (7.941) é mantida uma ou mais classes batismais. Cursos especiais e congressos são realizados exclusivamente para os dirigentes dessas classes.

* Nos últimos cinco anos distribuímos aproximadamente um milhão de Bíblias para uso em evangelismo e classes batismais.

* No final de 1984, os membros da Escola Sabatina passaram a casa dos 700 mil, o que constitui um aumento de quase 50% sobre o qüinqüênio anterior.

* Um dos programas evangelísticos mais fortes e frutíferos é o que conhecemos por Evangelismo da Semana Santa. Neste qüinqüênio a experiência da Semana Santa foi enriquecida e fortalecida com o surgimento do Projeto Pioneiro, que é a saída de um grupo de irmãos (15 a 25) de uma igreja, para a formação de uma nova congregação adventista. O local é escolhido e preparado com antecedência. A saída do grupo pioneiro geralmente acontece num sábado pela manhã. Há uma pequena cerimônia antes do grupo se dirigir para o novo local. Realiza-se então a primeira Escola Sabatina, o culto e os demais programas de uma igreja normal. Assim se dá início às atividades de uma nova congregação adventista.

* Aproximadamente 70% da Igreja, na Divisão, é formada por jovens e juvenis. No final de 1984, eles eram 400.000, significando um crescimento de 50% sobre 1979. Mais da metade deles se identificaram com alguma atividade missionária, o que mostra um aumento de 200%. Muitos se envolveram totalmente nas séries evangelísticas metropolitanas e nos Projetos Pioneiros. Mais de cem mil receberam o certificado do Ano Bíblico e/ou do Clube do Livro.

* Foram realizados quase dez mil cursos “Como Deixar de Fumar” e outros relacionados com a manutenção da saúde, com a participação de 300.000 pessoas, das quais 70% decidiram deixar o vício ou tomaram a decisão de modificar seu modo de viver para alcançar uma vida melhor.

* Um trabalho de valor incalculável é prestado a milhares de pessoas através das 227 Escolas de Recuperação de Alcoólatras e Fumantes, especialmente na Grande São Paulo, onde o trabalho teve seu início.

* Temos 15 diferentes programas de Rádio e TV nos diversos países da América do Sul, além de inúmeros programas locais conduzidos por pastores e leigos. Calculamos que mais de 600 programas de Rádio e TV são apresentados semanalmente, num total de 2.400 horas.

Os cursos das diversas Escolas Radiopostais receberam aproximadamente um milhão de pedidos de inscrição. Os alunos ativos ultrapassaram a 600 mil, o que resulta em 77% a mais que o período anterior. Foram corrigidas quase cinco milhões de lições. Receberam o certificado de conclusão de algum desses cursos, 452.546 pessoas — um aumento de 69% sobre 1979. Destes, 365.515 demonstraram algum interesse em continuar o estudo da Bíblia. Pelos dados colhidos, mais de cem mil foram batizados através dos diversos cursos oferecidos pelos programas.

* O número de ministros da Página Impressa chegou a 7.506, dando 86% de crescimento sobre o final de 1979. As vendas chegaram a um total de 7.430.571 livros, 163% sobre o ano de 1979, e 34.675.524 revistas, 278% de crescimento no mesmo período. O valor das vendas foi de US$99.338.900, o que nos dá um aumento, em dólares, de 211%. Os batismos relatados consistiram de 10.965 pessoas, mostrando um crescimento de 90%.

Durante o qüinqüênio, deu-se início à campanha de venda e distribuição de um milhão de exemplares de O Grande Conflito, por colportores e membros. Muitos colportores têm, por muitos anos, incluído em cada venda um exemplar desse livro. Igrejas e mesmo leigos compram o livro para campanhas missionárias.

* Nossos médicos, enfermeiros e missionários têm escrito páginas heróicas e brilhantes. Regiões e mesmo países identificam a Igreja Adventista e sua missão através da obra médico-missionária.

Os hospitais são 24, com 1.400 leitos. O número de pacientes atendidos nos últimos cinco anos chegou a quase 300.000. 14 lanchas médicas percorrem o Amazonas e outros rios, trazendo ajuda física e espiritual a remotos habitantes da selva. Nossas instituições médicas têm contribuído grandemente com programas de saúde, cursos “Como Deixar de Fumar” e outros, para apoiar e desenvolver os programas evangelísticos.

* Elevadas esperanças e expectativas se centralizam em nossa obra educacional, pois é através dos corredores de nossas escolas que os nossos jovens ingressarão nas funções de liderança da Igreja. A educação constitui também um excelente meio evangelístico, segundo é evidenciado pelos 20.467 alunos batizados durante este qüinqüênio.

As escolas de 1º Grau são em número de 684, com um crescimento de 18%. Os colégios de 2º. Grau somam 62, 138% a mais sobre 1979. Os diversos cursos superiores em 1984 registram uma matrícula de 3.516 alunos, o que vem a ser 63% a mais. A matrícula nos diversos níveis alcançou um total de 113.864 alunos, mostrando um crescimento de 41%. Uma equipe de 4.601 dedicados professores promove o desenvolvimento físico, mental e espiritual desses alunos.

O número de estudantes dos cinco cursos de Teologia, durante o qüinqüênio, alcançou uma média de mil alunos por ano, dando uma média de 250 formandos cada ano. Essa matrícula em alguns anos chegou a ser 20% dos estudantes de Teologia da Igreja Adventista no mundo.

Achamos que as palavras mais apropriadas para concluirmos este informativo são as do Salmo 126:3: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.”