Achamos conveniente fazer e publicar breve recopilação de citações e opiniões acêrca da música e, principalmente, de sua relação com a religião. Era nosso propósito incluir também importantes citações do Espírito de Profecia; seu grande número, porém, nos obriga a dedicar-lhes um espaço especial. Desejamos que estas citações sejam de real benefício para os ministros. A ordem seguida é simplesmente alfabética, não indica a importância do autor.
“Quando te faltam as palavras, canta irmão, canta.” (Santo Agostinho)
“(A música) . . . produz em mim profundo estado de devoção e profunda contemplação do Compositor por excelência. Nela há mais divindade do que descobre o ouvido.” (Beethoven)
“O significado do canto é profundo. Quem pode expressar em palavras lógicas o efeito que a música produz sôbre nós? Uma espécie de linguagem inarticulada, insondável, que nos conduz à beira do infinito, e por momentos nos permite contemplá-lo.” (Carlyle)
“A arte da música, tal qual a conhecemos, passou uma infância serena e próspera sob o cuidado da Igreja. Foi educada de maneira virtuosa e cristã, e podemos adivinhar ao acaso que uma quarta ou têrça parte da melhor música de que dispomos hoje é em certo sentido música religiosa.” (Sir. W. Davie)
“Entre pessoas que cantam, senta-te com tôda a confiança; os perversos não têm canção.” (Goethe)
“Algumas pessoas cultas podem ser afugentadas duma igreja que recusa elevar o nível de sua música religiosa. Seria muito desafortunado para a igreja apresentar um nível musical inferior ao que o público educado, não crente, espera encontrar nela. A igreja de nossos dias não deve ficar atrasada no tocante a sua música.” (H. Hannum *)
“O objeto da música é o estado da alma. Comove a alma como nenhuma outra arte, porque penetra nela muito mais profundamente.” (Hegel)
“A música tem admirável facilidade para apresentar à mente, com mais penetração do que qualquer outro meio sensível, os modos e variedades de tôdas as paixões mentais; de maneira que sem levar em conta as considerações materiais, a própria harmonia dos sons é capaz de apaziguar a alma atormentada, e despertar vigorosamente a devoção.” (Hooker)
“Para que a música eclesiástica possa progredir, devem os ministros compreender a natureza de seu acervo. Em especial aquêles que são diretamente responsáveis pelos serviços da igreja, no órgão, no côro ou no púlpito, devem conhecer a história e a explicação racional dêsse meio que pode favorecer ou prejudicar a função que desempenham.” (Langford)
“Quem não gosta da música, nunca poderá ser meu. amigo.” (Lutero)
“A música é a expressão de idéias mais importantes e profundas que quaisquer outras do mundo visível; idéias que se concentram nAquele que é a sede de tôda a beleza, tôda a ordem e tôda a perfeição.” (Cardeal Newman)
“Já no comêço da era cristã se descobriu que a religião popular é modelada em grande parte pelas idéias incorporadas em seus hinos. Os sermões amiúde passam por cima da cabeça dos crentes; as orações oferecidas em nome dêles freqüentemente não conseguem captar-lhes o coração e a inteligência; mas seus cânticos se apegam à memória, dão colorido a seus pensamentos e modelam sua teologia, muito mais que qualquer ensino deliberado.” (W. S. Ninde)
“Desde o próprio início, o espírito da religião foi mais perfeita e cabalmente reproduzido em sua música, e até as várias etapas que atravessou em muitos séculos sucessivos são exatamente figuras da arte que com mais clareza representa o aspecto espiritual do homem.” (Sir H. Parrv)
“A música, êsse perfeito modêlo de elegância e precisão, não foi dada aos homens pelos deuses imortais com o único objetivo de deleitá-los e agradar a seus sentidos, mas antes para aplacar as aflições de seus espíritos e as sensações de desassossêgo que forçosamente devem padecer os corpos imperfeitos.” (Platão)
“Ó música, tu que trazes as ondas da eternidade ao cansado coração do homem, quando êste se encontra na praia e anseia cruzar o mar! És a brisa vespertina desta vida ou o ar matutino da futura?” (João Paulo Richter)
“A música desperta, inflama e entusiasma a alma, enchendo-a de ânimo para as grandes ações, de entusiasmo para as boas obras, de piedade pelas grandes misérias, de alegria pelos triunfos alcançados, de recolhimento pelo próprio pecado.” (Alfredo Rodríguez G.)
“(À música) . . . é mais convincente que todos os meus livros de filosofia.” (Jorge Sand)
“A arte da música tem sua natureza própria e sua função especial. O canto começa onde terminam as palavras; o inexprimível constitui o domínio da música.” (Rabindranath Tagore) “Foi na atividade da religião que a música se encontrou a si mesma. Dela surgiu princípalmente sua ciência, se desenvolveu sua técnica, se realizou sua habilidade, se ampliou seu campo de expressão, se tornou visível sua fôrça transcendental, e seu conteúdo de beleza se impregnou de significado eterno.
“Porque se a religião é a atividade principal e mais necessária do espírito humano, e a música é a expressão mais completa do espírito humano, então quanto maior fôr a música, mais religiosa deverá ser.
“A música ajuda os homens a encontrar a Deus e os põe também em contato com a simpatia de seu próximo.” (Bryan Wibberley)
* H. B. Hannum é um excelente organista adventista. Dotado de grande talento e possuidor de extraordinária cultura, exerce a função de professor de órgão e teoria no “La Sierra College.”