Numa viagem de trem, um pregador empenhou-se numa conversação com outro passageiro, sôbre o assunto da “Fé.”
— Divirjo do senhor, disse o homem, nisso que qualquer pessoa é admitida no Céu por ser possuidora de uma cèdulazinha chamada “fé”. Eu creio que quando Deus recebe alguém no Céu, Êle faz um exame do caráter da pessoa, e não uma inspeção de sua fé.
Nesse preciso momento chegou o conferente e examinou os bilhetes. Depois de êle haver passado, disse o pregador:
— Notou o senhor como os conferentes examinam as passagens, e não se dão ao trabalho de inspecionar o passageiro? Uma passagem de Estrada de Ferro é genuína, certifica que a pessoa que a apresenta cumpriu as condições da companhia e tem direito ao transporte. Assim “a fé” apenas, amigo, habilita a pessoa para aquela graça salvadora que produz o caráter que agrada a Deus. “Sem fé é impossível agradar-Lhe.” — Escolhido.
Delicadeza
Andava um homem apressado por uma rua, à noite, quando outro, também apressado, saiu repentinamente de uma porta, e os dois colidiram com grande fôrça. Enfureceu-se o segundo homem, e usou de linguagem áspera, aos passo que o outro, tirando o chapéu, disse, com muita discreção: “Meu caro senhor, não sei qual de nós é o culpado por êste encontro, mas estou apressado demais para investigar. Se fui eu quem o atropelou, peço-lhe perdão; se foi o senhor, não é preciso desculpar-se.” E pôs-se a correr, com redobrada velocidade. — Seleto
A Salvação
Falando da salvação pela graça, Moody disse, certa vez: “Boa coisa é que o homem não possa salvar-se a si mesmo; pois se, por si só, pudesse abrir-se caminho para o Céu, nunca acabaríamos de ouvir-lhe falar disso. Basta que alguém consiga colocar-se um pouco acima de seus semelhantes e amealhar alguns milhares de cruzeiros para que se lhe ouça afirmar com orgulho que se fêz com esfôrço próprio. Estou cansado de ouvir tais coisas, e alegro-me de que por tôda a eternidade nunca ouviremos ninguém no Céu que se possa vangloriar de haver-se aberto para si mesmo o caminho até ali.” — Mid-Continent.