Algumas pessoas têm dúvida em relação à existência do ministério ou dom do exorcismo na Bíblia. Para compreender melhor o tema, tratarei da questão mais ampla da expulsão de demônios, que faz parte do trabalho ministerial de alguns de nossos pastores em diferentes partes do mundo. Em geral, um dos desafios que os adventistas enfrentam é abordá-lo biblicamente, sem permitir que as práticas de outros cristãos determinem como os demônios devem ser expulsos.

  1. Terminologia

A palavra “exorcismo” vem do substantivo grego exorkistēs e identifica uma pessoa que expulsa espíritos malignos. A forma verbal, exorkizō, significa “colocar alguém sob juramento”, “conjurar” (Mt 26:63). Com o tempo, a expressão passou a indicar a ideia de compelir alguém a fazer algo, invocando um poder sobrenatural (“exorcizar”). No Novo Testamento, o verbo não é usado para se referir a exorcismo, e o substantivo é aplicado somente uma vez a exorcistas judeus (At 19:13). O Novo Testamento usa o verbo “expulsar” (ekballō) demônios em vez de “exorcizar”. Isso pode estar relacionado com o fato de que o exorcismo era associado à magia, à realização de certos rituais e ao uso de fórmulas religiosas específicas. Não é isso que encontramos no Novo Testamento.

2. Possessão demoníaca

Nas Escrituras, a possessão demoníaca é uma realidade levada muito a sério. Pessoas possuídas são descritas com as seguintes características: comportamento agressivo (Mt 8:28); atitudes autodestrutivas (Mt 17:15); e incapacidade de falar (Mt 9:32), ouvir (Mc 9:25) ou ver (Mt 12:22). Em geral, a possessão demoníaca é distinta das doenças (por exemplo, Mt 4:24; Mc 1:32). Um dos aspectos mais controversos da possessão demoníaca é que é difícil distingui-la da epilepsia e de outras doenças físicas ou mentais. Isso implica que a possessão demoníaca tem um impacto na mente e no corpo semelhante a essas condições. Contudo, geralmente é acompanhada por elementos de clarividência, fenômenos sobrenaturais e até levitação de objetos. Visto que em muitos casos seria difícil distingui-la de uma doença natural, sempre que possível devemos consultar médicos e outras pessoas qualificadas.

3. Abordagem bíblica

A expulsão de demônios era comum no ministério de Jesus, mas Ele não ensinou aos discípulos um procedimento específico. Cristo simplesmente expulsou os espíritos malignos pelo poder de Sua palavra, sem a realização de nenhum ritual ou o uso de fórmulas tradicionais (Mt 8:16). Ele ordenava que fossem embora, e eles obedeciam (Lc 9:49, 50; 10:17). Não houve ações longas e demoradas, nenhum grito específico nem envolvimento físico de Jesus com a pessoa possuída. De fato, Cristo nunca tocou um endemoninhado; e somente uma vez dialogou com ele (Mc 5:7-10). Ele simplesmente exercia autoridade sobre os poderes do mal, e eles não podiam resistir-Lhe.

Jesus compartilhou com Seus discípulos essa mesma autoridade (Mt 10:8; Mc 3:15; Lc 9:1). A maneira pela qual eles provavelmente expulsassem demônios é ilustrada no livro de Atos. Os apóstolos invocavam o nome de Jesus para libertar as pessoas dos espíritos malignos. A fórmula é simples: “Em nome de Jesus Cristo, eu ordeno que você saia dela” (At 16:18). Foi Cristo quem libertou a pessoa; o apóstolo O chamou para que interviesse. Não houve luta prolongada com o demônio nem diálogo com ele. O poder de Cristo foi eficaz por meio da palavra dos discípulos.

4. Exorcismo e dons espirituais

No Novo Testamento, o exorcismo não é listado entre os dons espirituais. Ninguém foi chamado por Jesus para estabelecer um ministério de exorcismo. Ele deu aos Seus discípulos poder e autoridade sobre os demônios, mas nenhuma vez sugeriu que esse seria seu papel principal. A responsabilidade deles era a proclamação do reino de Deus, as boas-novas da salvação. Cristo disse: “Pelo caminho, preguem que está próximo o Reino dos Céus. Curem enfermos, ressuscitem mortos, purifiquem leprosos, expulsem demônios” (Mt 10: 7, 8). A proclamação do reino de Deus é a missão de cada cristão. Quando, no
cumprimento dessa missão, confrontamos os endemoninhados, recebemos o poder de Cristo para enfrentá-los. Contudo, nosso chamado principal é proclamar o evangelho da redenção por intermédio de Jesus. 

Ángel Manuel Rodríguez, ex-diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica da Igreja Adventista do Sétimo Dia