Os tempos modernos marcados pela presença de uma sociedade inquieta, composta de membros ocupadíssimos com uma gama de compromissos variados e numerosos, requerem do evangelismo presente uma programação que atinja essas pessoas em conformidade com suas predileções e dentro da multiplicidade de seus afazeres. Apenas um Evangelismo Plurilateral, isto é, evangelismo que se valha de todos os recursos e agências disponíveis dentro de nossa organização, pode vencer a resistência que se apresenta, dadas as grandes distrações da vida atual.
Instalou-se em nosso Auditório Guanabara, no dia 15 de junho, animada campanha evangelística com vistas a um tal Evangelismo. Dirige-a com raro talento e devoção o pastor Enoch de Oliveira. O salão estava lotado. Com lugares para quase 1.000 pessoas, foram nossas expectativas ultrapassadas, quando assistimos à chegada do povo dêste bairro sempre cifrado como frio e indiferente ao esfôrço evangelístico. Com efeito, não ousamos confiar devido a êste fato que êste seja um campo fácil.
Vários meses foram gastos antes desta ocasião, preparando-se o campo. Aproximadamente 5.000 pessoas foram atingidas por enquête a respeito da Educação no Lar e Escola, bem como da delinqüência juvenil e infantil, assunto das primeiras conferências. Os moradores das. adjacências de nosso Auditório foram convidados a ouvir a Voz da Profecia e dezenas de pessoas receberam antes da primeira reunião, lições do Curso da Escola Radiopostal, além de milhares de folhetos.
O notável, entretanto, é que ao lado da ardente pregação de nosso mui estimado Diretor do Departamento Ministerial da Divisão, êste evangelismo conta com a pluralidade das seguintes agências: medicina, evangelismo infantil, mesas redondas, dietética, música, igreja, desenho e brevemente relações humanas e enfermagem. Médicos do Hospital Silvestre têm falado alguns minutos antes das conferências, trazendo sábios conselhos para as famílias. Simultâneamente funciona a seção de evangelismo infantil, no salão dos jovens. Tivemos várias mesas redondas sôbre o problema da delinqüência e do lar, e cada quinta-feira selecionado grupo de aproximadamente 200 senhoras e môças assiste à classe de dietética e nutrição, dirigida por dietistas de nosso Hospital Silvestre. A música apresentada 15 minutos antes das conferências, tem sido motivo de inspiração: solos, quartetos, coros, instrumentos musicais, de várias procedências. A igreja tem um grupo de irmãos que dirige suas preces continuamente durante 24 horas e distribui convites fielmente. É imperioso dizer que contamos com um grupo esforçado de obreiros, que secundam a obra evangelística de casa em casa.
Graças. à operação divina e aos esforços humanos acima citados, temos visto algo que é maravilhoso. No mês e meio de reuniões que tivemos até agora, mais de 10.000 pessoas assistiram às duas reuniões semanais de conferências, isto sem contar as crianças e os participantes das outras atividades.
Uma classe de Investigação Profética, com mais de 250 presentes não adventistas, se reúne às quartas-feiras, o que nos parece grandioso, considerando ainda que agora já existe uma outra classe em processo aos domingos, antes da conferência, com dezenas de inscritos.
Irmãos da igreja têm dito: “Sentimos nova vida espiritual”. Centenas de pessoas não adventistas têm confessado sua fascinação pelos métodos de evangelismo aqui empregados. Um cônsul do Itamarati exclamou: “É entusiasmador ver a atualidade com que vocês trabalham. Quão, útil para a sociedade esta forma de evangelizar!” Ao agradecer a todos que têm orado, ao agradecer a todos que têm cooperado para que pudéssemos chegar até aqui — e é um número grandioso de pessoas — queremos relembrar o auxílio de Deus e os auxílios de tôdas as organizações superiores, desde a Associação até a Conferência Geral. Deus nos auxilie agora a findar êste maravilhoso evangelismo com alegria e a obter os resultados que aguardamos!