A Divisão Interamericana é um fascinante calidoscópio de países, línguas, raças e culturas que administrativamente formam quatro Uniões de língua castelhana, duas Uniões de língua inglesa e uma União de língua francesa. São falados os idiomas espanhol, inglês, francês, holandês e centenas de dialetos indígenas. Dentro dos limites da Divisão há 31 países, com cidades tão imponentes como México, que com seus 16 milhões de habitantes, é uma das maiores metrópoles do mundo. Além de lugares exóticos, como as Bahamas e as Ilhas Virgens, que pertencem aos Estados Unidos; Martinica e Guadalupe, que são divisões administrativas da França; Curaçau e Surinam, de origem holandesa. A maioria da população é católica, mas também há muçulmanos, hindus, e religiões tão misteriosas e pagãs como o vodu de Haiti.

Há três anos a Divisão Interamericana é a Divisão mundial com maior número de membros, graças a um enérgico programa de evangelismo que frutificou, produzindo em média 56.000 batismos por ano. Há vários anos a União Mexicana ocupa o primeiro ou o segundo lugar em batismos entre as Uniões do mundo, e a Associação Sul-Mexicana é o Campo local que batiza mais almas no mundo todo.

Este resultado se deve à ênfase dada ao evangelismo e à conquista de almas em todos os níveis da Organização e, sobretudo, à ação combinada de obreiros e leigos em todos os aspectos da evangelização.

Diversos Tipos de Evangelismo

Campanha Nacional. — A Missão de El Salvador é a pioneira neste tipo de evangelismo que consiste numa campanha unida e simultânea, abrangendo todas as igrejas e congregações de um país, com todos os obreiros e centenas de membros pregando. A primeira campanha nacional em El Salvador produziu dois mil batismos, e nos dois anos seguintes eles repetiram o plano, com o resultado de que essa pequena Missão está batizando cerca de quatro mil almas por ano. Em 1982 será realizada uma campanha nacional na Colômbia, e depois em outros países.

Campanhas Múltiplas. — São campanhas que mobilizam toda uma grande cidade ou província, com séries de conferências simultâneas. Em Caracas, no ano 1980, a série abrangeu 17 lugares e foram batizadas 500 pessoas. Em Monterrey, México, a série abrangeu 25 lugares e foram batizadas cerca de 700 almas. Geralmente a série de conferências é acompanhada de uma escola de evangelismo para os obreiros que formam a equipe evangelística.

Campanhas Metropolitanas. — São campanhas nas quais todas as igrejas de uma cidade se unem para causar um grande impacto na comunidade. O Pastor Kenneth Cox realizou sete dessas campanhas, tendo assistências de até oito mil pessoas. Em El Salvador, uma conferência desse tipo, dirigida pelo Pastor Carlos Aeschlimann e combinada com “La Voz dela Esperanza”, atraiu dezoito mil pessoas. Em geral essas campanhas resultam na for-
mação de uma nova igreja. São realizadas em grandes salões, teatros ou tendas.

Evangelismo Pastoral. — Na Divisão Interamericana, quase 100% dos pastores dirigem entre uma e três breves campanhas de evangelização por ano, e, como resultado, muitos deles batizam anualmente centenas de almas. O aspirante Robinson Méndez, em Oaxaca, México, havia batizado 350 pessoas até o mês de abril.

Evangelismo dos Membros. — Centenas de membros dirigem séries de conferências com surpreendentes resultados. Há campos locais que provêem abundantes somas de dinheiro para as campanhas evangelísticas dos leigos. Está em andamento um plano para transformar todos os anciãos de igreja em pregadores evangelísticos ganhadores de almas.

Métodos Mais Eficientes na Conquista de Almas

Dentre a multiplicidade de métodos usados se destacam os seguintes como mais produtivos:

  • 1. Séries de Conferências, tanto de pastores como de leigos, ou por pastores e leigos em conjunto.
  • 2. Evangelismo de Semana Santa. Em milhares de lugares são realizadas campanhas de Semana Santa que na América Central duram três semanas, ou seja, uma breve série completa.
  • 3. Classes batismais. Alguns dos Campos locais que mais ganham almas, como a Associação Sul-Mexicana, relatam que seu método mais produtivo são as classes batismais. Há pastores que organizam até 70 classes em seu distrito, e depois efetuam uma colheita de centenas de almas.
  • 4. Participação dos membros. Sem dúvida, a contribuição dos membros é a fonte mais abundante de batismos em nossa Divisão. Os membros dirigem séries de conferências, preparam candidatos para o batismo, dirigem classes batismais, atuam como carteiros missionários e nas unidades evangelizadoras, além de distribuir copiosamente a revista El Centinela.
  • 5. Mês de Batismos de Juvenis. Todos os anos, o mês de junho é dedicado a batismos de juvenis e, em geral, é o mês no qual são batizadas mais almas durante o ano.

Batismos

O método oficial é celebrar uma cerimônia batismal por mês em todas as igrejas. Algumas igrejas grandes estão realizando batismos cada semana.

Também tem dado bom resultado realizar grandes batismos com a participação de distritos inteiros e até de um país todo. Em 1978 foi celebrado em El Salvador um batismo conjunto de 1.325 pessoas, ao qual assistiram sete mil pessoas. Em Tapachula, México, no mês de maio de 1981, realizou-se um batismo gigante de mil almas provenientes de seis distritos.

Via de regra, os candidatos se acham bem preparados, e as comissões de igreja são um tanto severas para aprová-los. O índice de apostasias é de uns 20%. Contudo, a Divisão está executando um vasto e enérgico programa de consolidação, para reter e confirmar os novos conversos.

O Futuro

A Divisão faz planos ainda mais audazes para o futuro, com o objetivo de terminar a tarefa da pregação do evangelho o quanto antes possível. Nalguns lugares se avista o fim do caminho, como em Jamaica, onde há um adventista para cada 21 habitantes, ou em Porto Rico, onde há uma igreja ou congregação em cada cidade e povoado da ilha. Os grandes países, como México, Colômbia e Venezuela, representam, porém, um tremendo desafio. No entanto, com a ajuda de Deus e o esforço conjunto de obreiros e membros, a vitória é certa.