Sob o poder do Espírito Santo, a internet oferece possibilidades infindáveis de levar pessoas a Jesus

Antes de ascender ao Céu, Jesus disse aos discípulos: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão Minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da Terra” (At 1:8). Até então, embora eles soubessem que o evangelho devia ser pregado “até os confins da Terra”, provavelmente não tivessem ideia do que Deus faria para cumprir Sua missão através deles. A congregação em Jerusalém naquela época tinha somente 120 membros (At 1:15). Os discípulos sabiam que era impossível alcançar o mundo com um grupo tão pequeno. Para que isso fosse possível, foi-lhes, então, prometido o derramamento do Espírito Santo e, a partir do momento em que O receberam, o mundo nunca mais foi o mesmo.

Na verdade, as boas-novas de Jesus Cristo têm-se espalhado vastamente. De acordo com relatório da Global Christianity, “um estudo demográfico de mais de 200 países indica a existência de 2.18 bilhões de cristãos de todas as idades no mundo”.1

Isso não significa que o trabalho terminou. A população mundial é superior a sete milhões de pessoas; o número de cristãos equivale apenas a quase 1/3 desse número. Embora tenha crescido quatro vezes mais nos últimos cem anos, “atualmente, o número de cristãos corresponde aproximadamente à mesma proporção (32%) de um século atrás (35%), em relação à população do mundo”.2

Então, como nos será possível cumprir a missão ordenada por Cristo? Tendo como pressuposto a dependência do Espírito Santo, podemos pensar na utilização que Ele pode fazer de instrumentos práticos, um dos quais pode ser a internet.

Planeta em sintonia

O mundo está interligado, e todos os dias mais e mais pessoas aderem às redes virtuais e ficam online. Recente pesquisa da Faith Community Today, sobre congregações e o uso da internet, concluiu que “há uma correlação direta entre adoção da tecnologia e o crescimento das congregações”.3

Um dos desafios do uso da internet para divulgar o evangelho é que muitos líderes não têm suficiente conhecimento sobre o assunto; portanto, não têm ideia sobre como nem onde iniciar. Embora os jovens da igreja sejam atraídos a essa tecnologia, eles gastam muito tempo nas redes sociais, bate-papo virtual, ou assistindo a vídeos. Porém, essa situação normalmente muda, quando as igrejas começam a usar a internet para alcançar pessoas. Os líderes necessitam ensinar esses jovens a usá-la para transmitir o evangelho.

O que fazer

A pergunta é: O que sua igreja pode fazer para envolver os membros no ministério da internet? Primeiramente, eles necessitam compreender que esse trabalho somente pode ser feito através do poder do Espírito Santo. Cristo foi específico em Sua declaração aos discípulos. A condição para que o evangelho fosse pregado “até os confins da Terra” era o recebimento do poder do Espírito Santo. Pacientemente, eles esperaram, até que suas diferenças fossem resolvidas.

Ellen G. White escreveu: “Esses dias de preparo foram de profundo exame de coração. Os discípulos sentiram sua necessidade espiritual, e suplicaram do Senhor a santa unção que os devia capacitar para o trabalho de salvar almas. Não suplicaram essas bênçãos apenas para si. Sentiam a responsabilidade que lhes cabia nessa obra de salvação de almas. Compreendiam que o evangelho devia ser proclamado ao mundo, e reclamavam o poder que Cristo prometera.”4 Quando estavam cheios do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, suas palavras penetraram no coração dos ouvintes e “naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas” (At 2:41).

Em segundo lugar, devemos orar para que o Espírito Santo prepare o coração das pessoas. Ele não apenas capacitou os discípulos e acrescentou pessoas à igreja, mas também trabalhou com todos os ouvintes da pregação de Pedro. Diz a Escritura: “Ouvindo-se o som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua” (v. 6). Como foi possível que todos ouvissem no seu próprio idioma? O Espírito Santo os impressionou e os levou a decidir. Devemos orar diariamente pelo batismo do Espírito Santo, a fim de que sejamos levados a contatar pessoas cujo coração esteja pronto, independentemente de que estejam perto ou a milhares de quilômetros distantes de nós em frente à tela de um computador.

Em terceiro lugar, devemos educar os membros sobre o uso correto da internet. Ela pode facilmente se tornar instrumento com o qual Satanás leve pessoas a praticar todo tipo de pecado. Sendo que os jovens gastam demasiado tempo na internet, sua igreja deve regularmente prover treinamento e capacitar os membros no uso de instrumentos e métodos práticos para evangelizar pela internet.

“O mais humilde obreiro, movido pelo Espírito Santo, poderá tocar cordas invisíveis”

Orientações práticas

Aqui estão algumas sugestões para você:

  • Crie um ministério de internet em sua igreja e nomeie alguém para coordenar.
  • Apoie esse coordenador, enquanto ele desenvolve um criativo website.
  • Incentive para que seu coordenador do Ministério da Internet assista às reuniões de treinamento para o evangelismo virtual.
  • Forme equipes que possam responder a perguntas, solicitações e cartas pela internet.

Em uma das igrejas em que trabalhei, colocamos numa das redes sociais um curto vídeo contendo uma mensagem de esperança, apenas para testar nosso projeto. Para nossa surpresa, em três semanas, aproximadamente 360 mil pessoas acessaram o site. Deus nos despertou para que percebêssemos ser este um imenso campo de colheita. Sem elevados investimentos, construímos um modesto estúdio na igreja, onde os programas para a internet foram produzidos. A participação dos jovens foi muito positiva. No fim do ano, vinte milhões de pessoas tinham visto os vídeos.

Você pode começar disponibilizando sermões, músicas, palestras sobre família e saúde no website da igreja. Também pode implantar um sistema de rádio e solicitar que irmãos com talento para isso apresentem os programas. Procure conhecer o que outras igrejas têm realizado via internet e coloque em prática as lições aprendidas.

Oportunidades infinitas

De acordo com Ellen G. White, “quando Cristo estava no mundo, Sua obra parecia limitada a um estreito campo; no entanto multidões de todas as terras ouviram-Lhe a mensagem. Deus Se serve muitas vezes dos mais simples meios para produzir os maiores resultados. É Seu plano que cada parte de Sua obra dependa de outra parte, como uma roda dentro de outra, funcionando todas em harmonia. O mais humilde obreiro, movido pelo Espírito Santo, poderá tocar cordas invisíveis, cujas vibrações hão de soar até aos confins da Terra e produzir melodias através dos séculos eternos”.5

O Senhor deseja que todo membro do corpo de Cristo participe em Sua missão. A obra de salvar o perdido deve ser a prioridade de todo membro da igreja, e não apenas do pastor. Na igreja primitiva, “o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos” (At 2:47). Esse crescimento foi resultado do envolvimento de todo membro daquela congregação. Com o advento da internet, os membros da igreja, hoje, podem se envolver de várias maneiras no trabalho de alcançar pessoas para Cristo. As possibilidades são infindáveis e o impacto pode ser global. 

Referências

1 www.pewforum.org/Christian/Global-Christianity-exec.aspx, acessado em 06/07/12.

2 Ibid.

3 http://faithcommunitiestoday.org/report-congragations-and-their-use-internet-technologies, acessado em 14/03/12.

4 Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 37.

5 ___________, O Desejado de Todas as Nações, p. 822.