Relatório da Divisão Interamericana apresentado no domingo, 20 de abril de 1980.
A fascinante e romântica América Central ocupa mais de cinco milhões de quilômetros quadrados do Planeta Terra, abrangendo 74 países e ilhas e estendendo-se como pérolas cintilantes do México, no sul dos Estados Unidos, à Guiana Francesa, no continente sul-americano. A população dessa região pitoresca excede a 150 milhões de pessoas. Esse cadinho racial e cultural da explosão demográfica constitui um tremendo desafio à Igreja Adventista em sua arremetida evangelizadora.
Durante o último qüinqüênio modificações alteraram as tradições políticas, culturais, econômicas e institucionais dos países da América Central. Os impetuosos ventos da modificação têm suscitado graves problemas para a Igreja. No entanto, na providência de Deus, esses problemas desafiadores têm servido de degraus para o inaudito crescimento da Igreja.
Este relatório é uma rememoração sucinta de algumas das emocionantes realizações da Causa de Deus durante um qüinqüênio de vertiginoso crescimento de igreja e explosão evangelística. J. H. Figueroa, secretário da Divisão, revela que no começo do qüinqüênio o total de membros da Divisão era 440.526. Em 31 de dezembro de 1979 ele se elevara a 608.513, tendo havido, portanto, o significativo aumento de 167.987 membros, ou 38,13% sobre o qüinqüênio anterior. No começo de 1979 a Divisão Interamericana estabeleceu outro recorde denominacional no número de membros, tornando-se a maior Divisão da Igreja mundial. Em menos de oito anos, o número de membros da Divisão Interamericana mais que dobrou. Durante o qüinqüênio 269.693 pessoas foram acrescentadas à Igreja pelo batismo. Esta extraordinária façanha representa, em média, 53.938 novos conversos cada ano, 4.495 cada mês, 1.037 cada semana e 148 cada dia do qüinqüênio. Durante 1979 estabeleceu-se outro recorde batismal, com o batismo de 61.473 pessoas nesse ano, o que equivale a uma nova igreja de 168 membros a cada dia de 1979. Isto realmente “procede do Senhor, e é maravilhoso aos nossos olhos”.
Envolvimento Total e Coordenado
O segredo dessas empolgantes façanhas para Deus é uma extensão evangelística bem orquestrada, envolvendo a liderança administrativa e departamental, o ministério pastoral e os membros leigos, impelidos e habilitados pelo Espírito Santo. A liderança da Igreja, em todos os níveis da organização, com a participação ativa dos leigos, delineou arrojadas e ousadas estratégias para uma explosão evangelística sem precedente, em toda a Divisão. Dirigindo as forças pastorais e evangelísticas da Divisão, Carlos E. Aeschlimann, secretário da Associação Ministerial da Divisão, auxiliado por M. G. Nembhard, secretário de Campo da Divisão, conduziu-as numa dinâmica arremetida evangelística. Além de centenas de pequenas e médias campanhas evangelísticas, houve dezenas de campanhas maiores nas cidades, seis das quais produziram um total de mais de 6.000 pessoas batizadas. Uma dessas grandes campanhas realizadas na América Central abrangeu 125 obreiros e leigos que pregaram simultaneamente, todas as noites, em diversas partes do país. Mais de 17.000 pessoas assistiram a essas reuniões. Uma grande cerimônia de formatura da Voz da Profecia foi celebrada em conexão com a cruzada, com uma assistência de 12.000 pessoas. Essa campanha produziu mais de 2.000 almas batizadas! 128 pastores centuriões batizaram um total de 81.278 novos conversos em cinco anos. ,
O Empenho dos Leigos Consagrados
Sérgio Moctezuma, diretor de Escolas Sabatinas e Ação Missionária da Divisão, mobilizou um verdadeiro exército de homens e mulheres leigos para dinâmica ação evangelística. Os leigos da América Central são vitais para o evangelismo produtivo. Por meio de tais programas como as Unidades Evangelizadoras da Escola Sabatina, o Evangelismo da Semana Santa, Cruzadas de Pregadores Voluntários, Escolas Sabatinas Filiais e Carteiros Missionários, os homens e as mulheres da América Central desenvolveram um novo senso de conquista de almas que pôs em movimento um irreversível impulso evangelístico. Em seu ministério, esses dedicados homens e mulheres distribuíram 28,5 milhões de exemplares de literatura cristã, deram mais de 15 milhões de estudos bíblicos e dirigiram mais de 100.000 cruzadas de pregadores voluntários. O resultado direto dessa poderosa extensão evangelística foi que quase 200.000 conversos se uniram à Igreja remanescente pelo batismo. Em El Salvador, América Central, 1.200 carteiros missionários matricularam mais de 10.000 pessoas num curso bíblico por correspondência, formaram 5.000 alunos e tiveram a alegria de ver 2.400 pessoas batizadas.
Um plano inovador, denominado Festival dos Leigos, foi introduzido pela ação conjunta do Departamento de Atividades Leigas e da Associação Ministerial, durante o qüinqüênio. O objetivo desse projeto era consolidar os esforços dos membros leigos e do ministério numa força coesa que estimulasse e incentivasse a mobilização completa da Igreja para evangelização total. Os festivais foram realizados em quatro locais estratégicos da Divisão, com uma assistência de mais de 20.000 membros leigos e 7.000 delegados.
Durante o qüinqüênio, a idéia de produzir um só periódico evangelístico nas quatro línguas principais da América Central tomou-se uma emocionante realidade. Os Departamentos de Atividades Leigas e de Publicações, em ação conjunta com a Pacific Press, transformaram esse sonho ambicioso numa realidade produtiva. A tiragem de El Centinela ascendeu, em média, a quase um milhão de exemplares por mês. Ele tem agora a maior tiragem dos periódicos adventistas no mundo todo.
No decorrer do qüinqüênio, o número de membros da Escola Sabatina elevou-se a mais de 706.000 — um aumento de quase 50% sobre o período anterior de cinco anos. Esses membros da Escola Sabatina pertencem a 6.247 Escolas Sabatinas organizadas. As Escolas Sabatinas Filiais continuam sendo um dos métodos mais eficazes de conquista de almas na América Central. Ao todo, 81.785 membros se reúnem semanalmente em 18.000 Escolas Sabatinas Filiais.
Departamento de Publicações — Vanguarda do Evangelismo
Milhares de dedicados colportores-evangelistas entregaram o total de 13 milhões de dólares de literatura repleta de verdade. Isto constitui um aumento de 31 % sobre as vendas do qüinqüênio anterior. Além disso, L. A. Ramirez, diretor de Publicações da Divisão, relata o fato surpreendente de que as entregas efetuadas pelos colportores durante este qüinqüênio superaram o total de entrega em conjunto dos 52 anos anteriores, desde a organização da Divisão, em mais de três milhões de dólares! Seis das sete uniões da Divisão Interamericana tomaram-se milionárias em vendas avaliadas em dólares. Na América Central a ênfase continua a ser dada a almas, bem como a vendas. Os colportores-evangelistas, em média, ganharam 6.000 almas para Cristo em cada um dos anos do qüinqüênio, segundo as estatísticas da Associação Geral. Isto constitui um terço do número total de almas ganhas pelos colportores em todo o campo mundial.
No México, uma singular escola de preparo de colportores-evangelistas tomou-se histórica nos círculos adventistas. Em menos de um ano de funcionamento essa escola graduou quase mil colportores-evangelistas que agora invadem os lares dos 63 milhões de habitantes do México, com a página impressa. Para acompanhar o passo da acelerada demanda de adequado suprimento de literatura adventista, a Pacific Press estabeleceu recentemente uma filial na Universidade de Montemorelos. Somos gratos a Deus por este notável crescimento, a despeito de uma série de restrições governamentais em diversos países da Divisão.
Dinâmico Avanço Educacional
A educação cristã na América Central continua sendo um item prioritário da Igreja. Ela é vital para o preparo de dirigentes que enfrentem os reclamos do número de membros em rápida expansão. Seis colégios, uma universidade e 560 escolas primárias e secundárias têm-se tomado mais do que centros de aprendizado; pois também passaram a ser locais de instrução para o evangelismo. Davi Rhys, diretor de Educação da Divisão, relata extraordinário crescimento em todos os níveis desse departamento. Durante o qüinqüênio, o total de matrículas no nível primário, secundário e colegial se elevou de 48.000 para mais de 71.000 — um aumento de 48%. Durante o mesmo período, diversos colégios foram reconhecidos por comissões estaduais. A Faculdade de Medicina de Montemorelos fez história ao graduar sua primeira turma de 25 médicos em junho de 1979. Num esforço em conjunto para elevar o grau das qualificações acadêmicas e profissionais de nossos ministros, a Universidade Andrews está presentemente dirigindo escolas de extensão na Divisão Interamericana. Mais de 130 obreiros ministeriais estão atualmente procurando obter o mestrado em Religião.
O envolvimento de nossas escolas no evangelismo tem sido notável. Num colégio, o dinâmico programa evangelístico do Departamento de Teologia resultou no estabelecimento de nove igrejas novas. Noutro colégio, mais de mil novos crentes foram acrescentados às igrejas da região circunvizinha por uma série de cruzadas evangelísticas anuais dirigidas por alunos e professores. Durante as férias de 1979, alunos e professores de um colégio coordenaram 42 cruzadas simultâneas e batizaram 248 conversos. Na América Central, o evangelismo é um elemento essencial da educação adventista.
Jovens Adventistas Efetuam Proezas
Um valoroso exército de 180.000 jovens adventistas da América Central foi mobilizado para a ação evangelística. Com a voz da Mocidade, Operação Lareira, Equipes de Amizade, Maranata, etc., nossos jovens estabeleceram um novo e fascinante recorde nas façanhas evangelísticas! Os jovens de 4.395 sociedades e 700 clubes de Desbravadores bateram todos os recordes anteriores na conquista de almas. Durante este período, foram batizados mais de 117.000 jovens com menos de trinta anos de idade; e destes, 60.000 foram ganhos para Cristo mediante os esforços dos jovens adventistas.
C. V. Henriquez, diretor dos jovens, relata que todos os setores desse departamento experimentaram significativo crescimento. Mais de 60% do total de membros da Divisão Interamericana consiste de jovens com menos de 30 anos. A história dos jovens da América Central fala de entrega, dedicação e proezas evangelísticas.
A Mordomia Cristã Produz Solidariedade Espiritual
“O plano de mordomia cristã”, diz Gabriel Castro, diretor do Departamento de Mordomia e Desenvolvimento, “conferiu novas dimensões espirituais e financeiras à obra da Igreja na América Central”. A evidente fidelidade de nossos crentes produziu uma série de milagres modernos. A despeito de ampla depressão econômica, inflação espiralada, elevado índice de desemprego e entravantes calamidades naturais, a Igreja na América Central experimentou extraordinários aumentos em todos os aspectos da mordomia. R. R. Drachenberg, tesoureiro de nossa Divisão, declara o seguinte: “No começo do qüinqüênio, a Divisão estabeleceu um alvo de 72 milhões de dólares em dízimos. Até o presente, 94,5 milhões de dólares, ou 131 % do alvo projetado, fluíram para a tesouraria do Senhor mediante a fiel mordomia dos membros. Crescente número de nossos membros devolve fielmente os seus dízimos, e também contribuem liberalmente para as missões estrangeiras e para o desenvolvimento e progresso da igreja local. Em vista das modificações econômicas da atualidade, o Departamento de Mordomia procura desenvolver cada vez maior auto-suficiência econômica, para a estabilidade financeira da Igreja nesta região. Este espírito de liberalidade tem enriquecido a vida espiritual da Igreja e acrescentado novas dimensões ao avivamento, à reforma e ao evangelismo.
Novas Companhias de Alimentos Saudáveis Fortalecem a Igreja
A companhia de Alimentos da Divisão Interamericana foi organizada em 1977, sob a competente administração de Alejo Pizarro. Ela abrange agora três fábricas em rápida expansão, que oferecem uma variedade de produtos saudáveis. A organização de um complexo industrial na Universidade de Montemorelos está em andamento e tem em vista a construção de uma padaria, de uma fábrica de proteínas, de uma fábrica de flocos de cereais e de uma fábrica de preparo de alimentos cítricos. Essa companhia tem grandes possibilidades de produzir recursos adicionais para ajudar a financiar outros aspectos do programa da Igreja, com ênfase especial na educação e no evangelismo. A Fábrica de Produtos Alimentícios é portanto, um novo meio de evangelização para a Igreja na América Central.
A Mensagem de Saúde é Explicitamente Evangelística
A liderança inovadora de Sievert Gustavsson, diretor do Departamento de Saúde da Divisão, está conferindo novas perspectivas à mensagem pró-saúde da Igreja Adventista na América Central. A Divisão dirige dez hospitais e aproximadamente vinte clínicas médicas e dentárias, com mais de 1.200 médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e outros profissionais. Os acréscimos mais recentes às instituições de saúde da Divisão são o Hospital do Vale dos Anjos, em Honduras, inaugurado em 1979, e o Hospital Adventista em Porto-Príncipe, Haiti, o qual logo será inaugurado. Está em andamento a construção de um novo e moderno centro médico de 120 leitos, na Universidade de Montemorelos.
Para dar novas dimensões às atividades do Departamento de Saúde, foi empreendida uma audaz aventura no âmbito da saúde pública e da medicina preventiva. Em 1979, a Universidade de Loma Linda, em cooperação com o Departamento de Saúde da Divisão Interamericana, inaugurou um programa que confere o mestrado em Saúde Pública. Mais de 150 alunos estão matriculados nesse curso. Ele prepara ministros, obreiros de outras categorias, profissionais e membros leigos para se empenharem denodada e judiciosamente na apresentação da mensagem de saúde como parte integrante da mensagem adventista. O efeito desse programa sobre a Igreja e a comunidade é incalculável.
Temperança é Evangelismo Genuíno
Marcei Abel, diretor de Temperança da Divisão, relata que foram efetuados 463 planos para deixar de fumar em cinco dias, com uma freqüência de 65.000 pessoas. Mais de 21.000 afirmaram haver alcançado a vitória sobre o hábito de fumar. Como resultado direto de contatos de temperança, 3.276 indivíduos foram conduzidos a Cristo e batizados na Igreja. Temperança é evangelismo. Muitos oficiais do governo, dirigentes cívicos e pessoas que exercem profissões liberais têm apoiado os esforços de temperança por parte da Igreja devido ao seu poderoso impacto sobre a comunidade. Em determinado país da América Central, o diretor de Temperança foi convidado a realizar um programa para 300 cadetes da Academia Militar. Cada um deles recebeu um exemplar da revista missionária El Centinela. O coronel no comando solicitou que a revista fosse enviada aos cadetes mensalmente. Classes bíblicas são agora realizadas na academia militar todos os domingos à noite. A temperança ganha almas para Cristo.
O Departamento de Comunicação Difunde o Evangelho
A América Central aproveita vigorosamente os meios eletrônicos para transmitir o evangelho eterno a uma população faminta de mais de 150 milhões de habitantes, através de 313 estações de rádio e oito canais de televisão, em quatro línguas principais. Uma nova estação de rádio, de 10.000 Watts, ondas curtas, e de tempo integral, chamada Rádio União, foi inaugurada na Cidade da Guatemala em 1979. Esta estação já acrescentou vigor e vitalidade ao evangelismo pelo rádio na América Central. A nova difusora cobre agora todos os recantos da América Central com a mensagem da Igreja. A recém-inaugurada estação de rádio na Associação Oeste de Porto Rico (WTPM-FM) já se tomou uma poderosa voz evangelística.
Túlio Haylock, diretor de Comunicação da Divisão durante o qüinqüênio, relata um crescimento sem precedente em todos os aspectos desse departamento. O programa dos Carteiros Missionários, conjuntamente com 21 escolas bíblicas por correspondência, produziu mais de 505.650 inscrições neste qüinqüênio e um novo recorde de 204.360 formandos. O resultado direto e visível desse ministério pelo rádio e pela TV consiste em 32.746 novos crentes batizados na Igreja — um aumento de 98% sobre o qüinqüênio anterior. Imediatamente após o seu batismo, um aluno da Voz da Profecia persuadiu a congregação protestante local, composta de 60 membros e da qual ele fizera parte, a aceitar a mensagem do advento. Hoje essa pequena igreja é uma dinâmica igreja adventista do sétimo dia com 400 membros.
Liberdade Religiosa na América Central
Somos profundamente gratos a Deus pela atmosfera geral de liberdade religiosa em que a Igreja pode agir na América Central. I. B. Benson, diretor do Departamento de Liberdade Religiosa da Divisão, afirma que as modificações revolucionárias em diversos países não conseguiram silenciar o testemunho da Igreja ou diminuir seu fervor na proclamação do evangelho. Um caso digno de nota é o recente reconhecimento oficial de nossa Igreja em determinado país da Divisão.
Num decreto que apareceu no órgão oficial do governo desse país, em 4 de Janeiro de 1979, o presidente e o secretário de Estado para o Interior e de Defesa Nacional declararam que a Igreja Adventista do Sétimo Dia era reconhecida legalmente pelo governo. O artigo também mencionava a contribuição da Igreja nos setores da educação, da saúde e da agricultura, e seu enriquecimento dos valores culturais, religiosos e econômicos da nação.
O extraordinário e acelerado crescimento da Igreja na Divisão Interamericana durante o qüinqüênio não é obra do gênio humano. Constitui o resultado do poder do Espírito Santo operando por meio de líderes e membros leigos totalmente empenhados em cumprir a Grande Comissão.
Sincera Manifestação de Apreço
Externamos aqui nossa sincera manifestação de apreço aos companheiros nos trabalhos administrativos da Divisão: J. H. Figueroa, R. R. Drachenberg e G. W. Brown; ao pessoal da Divisão; às administrações, aos obreiros das instituições, aos diretores departamentais, aos pastores, evangelistas, obreiros bíblicos, colportores-evangelistas e aos membros leigos cheios do Espírito Santo, nas Uniões e nos Campos locais, que têm sido instrumentos de Deus nessa inaudita explosão evangelística.
No centro de Santo Domingo, a capital da República Dominicana, encontra-se a estátua de Cristóvão Colombo apontando ao longe. Na base da estátua acham-se gravadas estas palavras: “Mais terra a ser descoberta.” E assim, com eloqüência persuasiva, uma voz exclama: “Mais terra a ser descoberta, mais terra a ser conquistada para Cristo, mais almas a atenderem ao chamado do Salvador!” Milhões na América Central aguardam a mensagem de salvação. Esta é, talvez, a melhor hora para a Igreja empenhar-se numa abrangente arremetida evangelística de âmbito total.
Após meio século no ministério empolgante e compensador da Igreja remanescente, minha esposa e eu nos retiramos do palco do serviço ativo. Outros devem agora erguer a tocha e efetuar a corrida para completar o percurso. Ao passarmos a tocha, lançamos o repto de que todo adventista, em todos os países, cidades e vilas, adote um novo estilo de vida caracterizado por avivamento, reforma e evangelismo.
O toque de clarim é o seguinte: “Levantai-vos, e evangelizai!” Ateai um novo fogo evangelístico. Fazei da Grande Comissão o supremo objetivo da existência. Como cooperadores de Deus no plano de proclamar as boas-novas da salvação, avancemos neste ocaso da história humana, terminemos a obra e estejamos a caminho do reino de Deus. Maranata!