Precisamos avançar juntos. Esse é o ideal que nos move a produzir esta edição especial da revista Ministério. Através dela, queremos ampliar a visão do trabalho pastoral em conexão com os pequenos

grupos, cujo papel é fundamental no preparo de um povo para o encontro com o Senhor. Esse é um plano divino e também um estilo de vida para toda a igreja na América do Sul. Contudo, sua força dependerá do comprometimento de cada pastor e membro.

Há alguns anos, temos trabalhado com esse tema. Já passamos por diferentes estágios dessa jornada e, agora, é o momento de consolidarmos a visão apresentada por “Aquele que não pode errar” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 115).

Este é o momento de darmos um grande passo, conscientizando-nos de que o pequeno grupo é a base do funcionamento de uma igreja saudável. É a melhor estrutura para gerar missionários comprometidos, bem como novos conversos bem integrados e com qualidade.

Este é o momento de consolidar a formação de pequenos grupos de qualidade, através de protótipos e boa liderança, para termos uma igreja segundo a visão bíblica. É o momento de entender que o pequeno grupo tem função profética na preparação de um povo para o encontro com o Senhor.

Este é o momento de confirmarmos uma proposta adventista para os pequenos grupos. Existem muitas fórmulas, com agitação, estilo carismático, ênfase mística e apelo popular. Porém, não buscamos um pequeno grupo carismático ou contemplativo nem apenas um encontro de amigos. Não buscamos igrejas nos lares muito menos igrejas sem estrutura, baseadas em células. Não pretendemos desviar o foco da mensagem para os relacionamentos. Não buscamos classes bíblicas nas casas nem um programa temporário, fruto de promoções especiais. Não buscamos um grupo que viva apenas de acordo com a motivação, a visão e o conteúdo de seu líder.

Buscamos um pequeno grupo no qual se desenvolva o amor mútuo, por Deus e pela Sua Palavra e onde a estrutura da igreja encontre o melhor lugar para desenvolver suas atividades. Pensamos em um pequeno grupo que não feche as portas da igreja para levá-la aos lares, mas que use o convívio dos lares para fortalecer a frequência à igreja; um pequeno grupo que seja relacionai na forma dinâmica de estudar a Bíblia e aplicá-la à vida e às necessidades pessoais.

“É tempo de consolidar a formação de pequenos grupos de qualidade, para termos uma igreja segundo a Bíblia”

Queremos um pequeno grupo no qual os participantes abram o coração, usando como base o estudo dos grandes temas da Bíblia. Um pequeno grupo que seja missionário, motivando seus membros a cumprir a missão, recebendo e integrando novos interessados. Nosso objetivo é ter pequenos grupos que levem os membros às casas dos amigos para ali ministrar estudos bíblicos; que sirvam de apoio ao trabalho do pastor, através dos quais ele possa atender bem a igreja.

Nosso sonho é ter pequenos grupos com liderança capacitada e equipada, para que não se tornem porta de entrada para falsos movimentos. Que cresçam e se multipliquem, tendo sido gerados com solidez a partir de um protótipo ou plano de multiplicação.

À medida que essa visão avançar, escreveremos novo capítulo na história da igreja. Cresceremos com mais qualidade e também veremos mais membros envolvidos com a missão. Nosso exército estará mais organizado e os novos membros nascerão no reino de Deus com a devida motivação missionária e bem integrados ao discipulado.

Com a solidificação dos pequenos grupos, o cuidado pastoral será dividido com os líderes. A Bíblia se tornará ainda mais relevante às necessidades pessoais e atuais de nossos irmãos, que passarão a ser mais interessados uns pelos outros, de forma edificante. Estaremos mais próximos da chuva serôdia, dos grandes milagres do Espírito Santo e do reino do Céu. Este é o momento!