Já realizastes um casamento entre a Escola Sabatina e o Culto Divino? Por que, então, dar tão pouco realce ao batismo, que é um acontecimento deveras significativo? Não é importante ter uma bela cerimônia quando um indivíduo se une a Cristo e Sua Igreja?

Muitas cerimônias batismais parecem ser realizadas com pouca reflexão prévia ou planejamento. Desorganizadas, não atraentes e comprimidas entre a Escola Sabatina e o Culto Divino, afigura-se que o desígnio é terminar a cerimônia e desvencilhar-se dela o quanto antes possível. Por outro lado, a maioria dos casamentos parecem ser planejados com todo o desvelo e esmero para que se tornem tão belos e significativos quanto for possível. Já vistes a noiva e o noivo vestidos de maneira andrajosa e desleixada? Quantas vezes, porém, são providas aos candidatos ao batismo vestimentas puídas, desbotadas e que não foram passadas a ferro! Já realizaste um casamento entre a Escola Sabatina e o Culto Divino, ou imediatamente após os anúncios? Por que, então, dar tão pouco realce ao batismo, que é um acontecimento deveras significativo? Por que é tão importante ter uma bela cerimônia muito bem planejada quando dois indivíduos se unem em matrimônio, e não quando uma pessoa se une a Cristo e Sua Igreja?

O batismo, sempre que for realizado, deve ser o principal ponto focal de toda a cerimônia. Por certo um acontecimento tão importante não deve ser inserido às pressas no fim do sermão ou num momento em que seja menos notado. Os cânticos, as orações, o sermão e tudo o mais no culto devem conduzir ao ponto culminante, que é o batismo propriamente dito.

O Ambiente

De todos os locais, o batismo ao ar livre é provavelmente o mais belo. Deve-se ter, no entanto, grande cuidado ao escolher o local quando é planejado semelhante batismo. A segurança, a beleza e a acessibilidade precisam ser levadas em consideração. Antes do batismo, convém examinar todo o degrau da área da água e tirar as pedras e outros objetos que podem causar acidentes. Se o fundo é escorregadio, talvez seja possível pôr uma lona no chão ou espalhar areia sobre a área, para que haja mais firmeza. Estacas pintadas de branco e colocadas na água identificarão a área do batismo, especialmente se forem ligadas por uma corda ou cordão.

Muitas vezes não é possível realizar o batismo ao ar livre, e deve-se usar então um batistério apropriado, dentro do próprio edifício. Quanto à visibilidade, o melhor lugar é bem cima da plataforma, diretamente atrás do púlpito. Uma cena de bom gosto, natural ou religiosa, detrás do batistério, aumenta sua beleza, bem como flores colocadas artisticamente ou ao seu redor.

Toda igreja deve ter sua própria provisão de roupões, sem precisar tomá-los emprestados da Associação ou de outra igreja. Esses roupões devem ser de material opaco e meio impermeável, e conter pequenos pesos na parte inferior. Mantende-os em boa forma, atraentes e bem passados. Deve haver suficiente quantidade de tamanhos diferentes para cada candidato escolher o que se lhe adapte melhor.

A Parte dos Candidatos

Os candidatos precisam compreender devidamente o significado do batismo. Devem saber o que se espera deles durante e após a cerimônia. Antes do batismo, convém demonstrar pormenorizadamente o que ocorrerá durante a solenidade. Deve-se recomendar que as mulheres ponham vestidos laváveis debaixo dos roupões, e os homens, calças largas; e que todos tragam toalhas e roupa de baixo, para trocar a que ficar molhada.

No dia da cerimônia batismal, apresentai cada candidato à igreja ou congregação, mencionando o seu nome. Então, em vez de mandar que os candidatos permaneçam em pé diante dos presentes, enquanto são interrogados sobre sua aceitação de todos os treze pontos contidos no Manual da Igreja, considerai uma alternativa. Na realidade, que é provado pelo exame tradicional? Uma pessoa será rejeitada se erguer a mão no momento errado ou se deixar de levantá-la em resposta a uma pergunta-chave? Deve alguém ser aceito para o batismo simplesmente porque conhece o suficiente para erguer a mão quando todos os outros o fazem? Parece-me que, além de provar pouco, essa prática dá a impressão de ser um julgamento em que os membros da igreja são o júri. Isso faz um espetáculo desnecessário dos candidatos ao batismo.

Como alternativa, organizai os candidatos numa classe batismal, na Escola Sabatina ou em conexão com as reuniões evangelísticas. Numa classe especial, predeterminada, recapitulai com eles todos os princípios de fé da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Mandai imprimir esses princípios em cartões e distribuí-os às pessoas que pretendem batizar-se. Recomendai que os candidatos se dediquem a esses princípios e à Igreja que os ensina, unindo-se a ela pelo batismo. (Eles já se entregaram a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, e, portanto, essa resposta adicional deve ser apenas o resultado natural dessa entrega.) Solicitai então que cada um que quer tomar semelhante compromisso assine o cartão e o devolva para vós. Se for possível, convidai os membros da igreja a estarem presentes, para que possam testemunhar esses compromissos.

Os indivíduos que não podem assistir a uma classe batismal podem tomar seu compromisso em seu próprio lar e assinar o cartão ali. Tal processo constitui uma decisão muito mais forte do que o simples ato de levantar a mão diante da igreja. Além disso, o nome de cada um desses candidatos é apresentado à comissão da igreja, para considerações e aprovação, antes de ser apresentado à igreja. Por que, então, serem “examinados novamente perante a igreja?

Quando a cerimônia batismal estiver prestes a ser realizada, recomendai que os candidatos se assentem na primeira fileira ou fileiras da igreja e apresentai-os um a um. Comunicai então à igreja que esses indivíduos foram cabalmente instruídos e declararam estar completamente de acordo com as doutrinas da Igreja Adventista do Sétimo Dia e que aceitam todas elas. (Se a congregação ainda desejar alguma espécie de compromisso específico da parte dos candidatos individuais, podeis pedir que eles indiquem sua aceitação desses ensinos e princípios e seu desejo de unir-se à Igreja Adventista do Sétimo Dia levantando a mão.)

O método usual para votar a recepção dos candidatos como membros da igreja geralmente consiste do seguinte: Há um momento embaraçoso enquanto um tímido membro da igreja se arma de coragem para dizer: “Proponho que aceitemos esses candidatos como membros de nossa igreja, mediante o batismo. ” Enquanto ele hesita, os candidatos pensam: “Que será se eles não quiserem aceitar-nos?” O apoio à proposta ocorre com facilidade. Nunca há considerações, embora tenha de ser dada oportunidade para elas. Em seguida o pastor declara: “Todos os que estão a favor digam: Sim!” Há uma débil resposta, pois a maioria das pessoas têm certo receio de dizer o que pensam, em nossos cultos. Os candidatos ficam em dúvida quanto a sua aceitação pela igreja. Então o pastor realmente os assusta, dizendo: “Todos os que são contra digam; Não!” Por que submeter essas pobres pessoas a tudo isso? Procuremos torná-las cientes de que são bem-vindas e de que nos alegramos em tê-las como novos irmãos e irmãs em Cristo!

Em vez de submetê-los a um voto frio e formal, perguntai: “Quantos querem dar as boas-vindas a esses novos membros de nossa igreja? Levantem a mão. Com isso estais dizendo: ‘Irmão, irmã, isto é uma manifestação de boas-vindas, mas é também uma demonstração de amor, de auxílio e de encorajamento quanto quer que for necessário.’ Ao serem erguidas as mãos, pedi que os candidatos olhem para trás e vejam o cordial e amoroso acolhimento que lhes é dado na “família” da igreja, por seus novos irmãos e irmãs.

Preparativos

Para evitar atrasos e embaraços de última hora, convém que os candidatos vistam os roupões antes de iniciar-se a pregação. (Esta é outra razão por que os roupões devem ser modestos e atraentes e estar em bom estado de conservação.)

Algo indispensável que amiúde é olvidado, é a necessidade de lugares reservados para os candidatos trocarem de roupa. Com demasiada freqüência, simplesmente conduzimos as mulheres a um grande aposento, e os homens a outro, recomendando que se vistam. Certamente a cerimônia batismal não deve ser lembrada como uma agressão à sua dignidade humana! Ao construir uma igreja, devem ser providas algumas cabinas permanentes com essa finalidade. Se o edifício já existente não contém tais compartimentos, sejam pelo menos estendidos alguns arames no aposento maior, em que se pendurem lençóis para formar cubículos.

A Realização do Batismo

O sermão não deve ser longo no sábado do batismo. (Vinte minutos é o suficiente.) Em vez de um sermão regular, por que não ter de quando em quando testemunhos acerca das experiências de conversão dos candidatos ao batismo? O pastor ou os próprios candidatos podem apresentar tais testemunhos. Deve-se ter, porém, a permissão dos candidatos antes de relatar algo que seja de natureza confidencial. Os testemunhos devem contribuir para o soerguimento espiritual dos presentes. Evite-se contar os pormenores de vidas de crassa pecaminosidade.

À medida que os candidatos vão entrando no batistério e saindo dele, é necessário algo mais do que o espadanar da água para realçar a espiritualidade da cerimônia. Música suave, cantada pelo coral ou tocada ao órgão, ou mesmo alguns hinos cantados pela congregação, podem ser apropriados. Uma inovação interessante é a recitação de adequadas passagens bíblicas, por indivíduos previamente escolhidos, enquanto os candidatos entram na água, e saem dela.

Comumente, entra um candidato de cada vez no batistério, mas quando é batizada toda uma família ou amigos muito chegados, causa boa impressão fazer com que entrem juntos na água. No caso de uma família, convém que o pai entre primeiro e ajude então os outros a entrarem.

Quanto à fórmula batismal, não se deve repetir simplesmente um conjunto de palavras decoradas, mas procurar dizer algo que seja apropriado a cada indivíduo. Cumpre lembrar também que a fórmula batismal, da maneira como é proferida comumente, não constitui uma oração, e sim, um lembrete ao candidato, de sua própria entrega. Portanto, não é necessário erguer a cabeça em direção ao Céu, nem fechar os olhos ao proferi-la. Olhai para a face da pessoa e animai-a a olhar para vós, porque, afinal de contas, estais falando para ela. Visto que não se trata de uma oração, não é necessário terminar com a palavra “Amém”.

Ao imergir o candidato, não há necessidade de mergulhá-lo tão rapidamente como seja possível, fazendo com que perca a respiração e suscitando uma agitação comparável ao Niágara. Convém dar um passo na direção em que a pessoa será baixada e submergi-la então vagarosa e calmamente. Quando a cabeça tocar na água, deter-se por um instante para cobrir-lhe o nariz e a boca com o pano ou lenço e imergi-la então suavemente. Não há razão alguma para que a imersão se assemelhe a uma luta de vida ou morte. Quando a pessoa é erguida da água, começa um hino de entrega.

No fim do batismo deve-se fazer um apelo para que as pessoas não batizadas que se acharem presentes considerem esse passo. Em seguida, pode-se proferir uma oração de consagração dentro do próprio batistério.

Os candidatos retomam à frente da igreja, para receber as boas-vindas como novos membros, primeiro por parte do pastor e dos anciãos, e depois de todos aqueles dentre a congregação que desejarem cumprimentá-los. Os certificados de batismo podem ser preparados com antecedência e entregues aos novos membros nessa mesma ocasião.

Como os casamentos, as cerimônias batismais não precisam ser inteiramente idênticas para se tornarem belas e bem planejadas. Cada pastor tem sua própria maneira peculiar de cumprir certos itens. O alvo é beleza, não uniformidade. Revistamos este acontecimento significativo da dignidade e atração que sua importância merece.