Paulo I. Wellman, em The Chain, conta-nos uma bela história originária dos negros do sul. Refere-se ela à quarta tentação. Todos conhecemos as três tentações de Jesus no monte, isto é, a da fome, do insultuoso desafio e do ambicioso orgulho. Mas os negros do sul falam de uma quarta tentação, que veio a Jesus quando Êle estava suspenso da cruz. Satanás retornou a Êle e sussurrou-Lhe ao ouvido: “Êles não O merecem, Senhor.” Nesta altura do drama do Calvário, o Mestre levantou a voz, e clamou: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem.” E imediatamente Satanás fugiu, pois êle sabia que os poderes das trevas jamais poderiam prevalecer contra a imaculada alma do Filho de Deus.

— Andrew Christian Braun em The Conquest of Life.

Hall da Fama

A inscrição sob o busto de Booker T. Washington no Hall da Fama, contém estas dez palavras de sabedoria viva: “Vivemos pelo que obtemos, mas fazemos viver pelo que damos.” Ninguém poderia expressar melhor a grande lição da experiência humana de que nenhuma pessoa é honrada pelo que recebe, mas honra é a sua recompensa pelo que dá.

Como se Fôsse para Êle

William Stidger conta a história de como Santo Antônio orava e lia a sua Bíblia durante horas cada dia, vindo a tornar-se um homem muito bom. Mas um dia o Senhor lhe disse que havia um homem melhor do que êle. Êste homem era Conrado, o remendão de Jerusalém. Antônio foi em visita ao remendão e compreendeu o segrêdo de sua bondade. Conrado protestou quanto a ser considerado bom, mas disse: “Se quiser saber o que eu faço, posso lhe dizer. Sou remendão de sapatos, e cada par eu remendo como se fôsse para Jesus.” — Seleto.