Não sei como você planeja seus compromissos diários, mas meu sistema é simples: mantenho uma agenda que atualizo regularmente, do contrário, posso me distrair e deixar de fazer algumas coisas necessárias. A realização de cada item me dá sensação de missão cumprida.
Além dessa agenda diária, considero ajudador fazer outra mais abrangente. Essa contém meus planos de estudo, leitura e relacionamento com pessoas importantes da minha vida. E também está sempre aberta à inclusão ou exclusão de alguns itens. O fim do ano parece uma boa ocasião para revisar nossa agenda. O que você pode incluir nela? Quão grande deve ser? Não sei; mas, partilharei alguns itens que considero essenciais. Ei-los:
Leitura da Bíblia. Costumamos usar a
Bíblia durante o preparo de sermões ou pesquisa. Mas, é necessário gastar tempo em sua leitura tendo em vista o benefício e crescimento pessoal. Sempre escolho as passagens que, acredito, me abençoarão. Sabemos que esse tipo de leitura bíblica compete com as atividades, mas ele é vital para nosso bem-estar espiritual.
Vida devocional. Juntamente com a leitura da Bíblia, também sou encorajado pelo contato com outros escritos espirituais. Há muitos bons livros, mas durante alguns anos tenho desfrutado a leitura de O Maior Discurso de Cristo. Esse livro anima e fortalece a fé. Para mim, seus ensinamentos têm sido valiosíssimos.
Educação contínua. Se já gastamos tantos anos em nosso preparo ministerial, por que ainda é necessário investir tempo em educação contínua? Porque o estudo adicional é feito em uma condição disciplinada. Ao desenvolvê-lo, interagimos com seu conteúdo, participando, perguntando e respondendo. Desse modo, nossa mente é aguçada.
“Ausência de planejamento é garantia de pouca realização independentemente da correria”
Planejamento. O que você gostaria de realizar no próximo mês, nos próximos seis meses, ou no próximo ano? Que plano você tem para suas congregações? Caso seja professor, gostaria de especializar-se em alguma área no próximo ano? A ausência de planejamento quase é garantia de que, embora estejamos ocupados, provavelmente realizaremos pouco. Planejamento é caminho seguro para o êxito pastoral.
Família. Que dizer sobre a família? Você trabalhará empenhado em fazer alguma coisa para que sua família sinta que é importante em seu ministério e vida? Ou se dedicará de corpo e alma ao trabalho, indiferente às necessidades dela, pressupondo que ela já sabe que você a considera importante? Nossa família precisa saber, através de atos específicos de nossa parte, que ela é muito importante para nós.
Colegas. Muitos colegas têm sido uma bênção para mim, tanto pessoal como profissionalmente. Alguns deles necessitam de meu encorajamento; outros me encorajam. Para manter o relacionamento saudável, não posso esquecê-los. Interagir com eles faz parte do meu trabalho e vida.
Você pode acrescentar a essa agenda o que mais desejar. Certamente, a sua será diferente da minha, mas espero que a tenha, a menos que não se importe em ficar frustrado.
Neste fim de ano, aproveite para revisar e refazer sua agenda de atividades e pessoas. Focalize-a. Ela funciona como uma bússola. Tendo um líder que sabe de onde sai, por onde e para onde vai, os membros da igreja se sentem seguros.