Nenhum crente pode amadurecer à margem do envolvimento missionário

Com frequência, negligenciamos o trabalho de discipular em favor do muito mais excitante processo de ganhar novos conversos. O deslumbramento da pregação pública, unido à alegria de testemunhar milhares de batismos, faz o discipulado parecer insignificante.

Entretanto, tal negligência coloca em risco nossa experiência e compromete o avanço do reino. A grande comissão de Jesus tenciona que os novos crentes sejam preservados, nutridos e cresçam na igreja como discípulos. Isso é evangelismo. Como Peter Wagner afirma, “qualquer esquema que separa evangelismo e conservação já está construindo o seu próprio fracasso”.

Diante disso, qual é a grande necessidade dos novos conversos? Em uma palavra: tudo. Assim como a sobrevivência de um recém-nascido depende dos pais, os recém-conversos dependem do papel paternal da igreja em todas as coisas necessárias à sua sobrevivência. Para descrever o processo pelo qual as pessoas são levadas a crer e crescer no discipulado, Jesus escolheu as imagens familiares de amor, concepção, gestação, nascimento, desenvolvimento e maturidade. As mesmas necessidades de um recém-nascido podem ser aplicadas à experiência de um recém-converso, conforme enumeramos a seguir.

Cuidado. Nutrição amorosa, terno cuidado, aceitação, afirmação, companheirismo, diálogo, apreciação, abraço, dieta leve, tudo isso é vital para a sobrevivência de bebês ou novos crentes.

Disciplina. Antes de poder raciocinar por si mesmo, um bebê necessita de uma firme palavra de comando -“não” -, para protegê-lo de situações perigosas. Tal proteção é essencial para o aprendizado da autoridade da Palavra de Deus e da responsabilidade paterna. Disciplina não significa punição cruel, mas proteção. Deixar um bebê à sua própria decisão é um abuso destrutivo.

Instrução. O leite da Palavra é a repetitiva afirmação do amor, aceitação e perdão divinos; transmitida não apenas por teoria, mas pela prática. Ensine pelo exemplo, não pelo raciocínio lógico. Bebês não aprendem a caminhar ouvindo discursos sobre a lógica da locomoção, mas com alguém caminhando com eles, até que possam fazer isso por si mesmos.

Educação. O crente deve ser ensinado a pensar por si mesmo. Educação não é apenas assimilar informação; é aprender a raciocinar, não simplesmente refletir o pensamento alheio. Questionamento é essencial no processo educacional.

Discernimento. Quando meu irmão, John, era criança, ele bebeu um copo de gasolina pensando que era refrigerante. As conseqüências fatais só foram revertidas por imediata intervenção médica. Devemos ensinar os crentes a examinarem os “ventos de doutrina” que estão sendo soprados de todas as maneiras.

Desenvolvimento. Todo crente deve receber um ministério. De outra forma, não pode amadurecer e ficará sempre dependente. O dever do pastor é “trabalhar” os membros.

Parceria. Quem está em processo de desenvolvimento precisa trabalhar junto com líderes experientes, que ensinem pelo exemplo. Desde o início, Jesus estabeleceu o método de parceria na busca de qualquer empreendimento digno. É perigoso trabalhar só.

Supervisão. O desenvolvimento deve ser supervisionado, para assegurar o êxito e evitar que enganos cometidos se tornem hábitos. Quando Jesus enviou os discípulos, dois em dois, também os orientou para que voltassem depois de algum tempo, para avaliar o desempenho, celebrar o sucesso e instruí-los em direção a maiores conquistas.

Consideração. Discípulos amadurecidos levam em consideração sua liderança e seus companheiros. Espírito de independência na crença ou nas ações indica imaturidade. Má vontade para aceitar conselhos desqualifica qualquer pessoa.

Responsabilidade. Discípulos amadurecidos valorizam as coisas que seu Salvador valoriza. Suas prioridades são as de Cristo, cuja missão aceitam. Oram fervorosamente e trabalham diligentemente para ampliar Sua igreja e apressar Sua vinda.

Reprodução. Somente quando o discípulo produz outros discípulos é que demonstra ter alcançado a maturidade. O processo evangelístico só é completo quando os discípulos são engajados na geração de novos crentes.

James A. Cress, Secretário Ministerial da Associação Geral da IASD